Checklist de viagem: 21 dicas essenciais para todo viajante


  América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, África, Antartida  5243 visualizações

Dicas essenciais para preparar a sua viagem: como fazer a mala perfeita, os itens obrigatórios para checar antes de embarcar e tudo o que se deve pensar antes de chegar ao seu destino final...
Momondo  adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,África,Antartida Foto 1

Nada de surpresas desagradáveis antes da viagem! (Divulgação: Pixabay

Não importa se você é um viajante experiente ou um mochileiro de primeira viagem – sempre vale a pena fazer um checklist de viagem. Dicas para arrumar a mala, o que levar, o que não levar – tudo que é necessário de verdade checar antes da viagem está aqui, de vacinas à validade do passaporte até os vistos… aquelas coisas cruciais, mas tão chatas que você pode acabar esquecendo.

Então se você vai fazer uma viagem em breve, faça um favor a si mesmo e confira esse checklist de viagem essencial para todo viajante. Você não vai se arrepender.

1. Reserve com antecedência


Não reserve os hotéis na última hora – grandes são as probabilidades de dar errado. As chances de você economizar dinheiro com reservas de última hora são mínimas; e ninguém merece sair andando pela rua à cata de um hotel decente quando chegar no seu destino. A melhor coisa é reservar hotel com antecedência (o mesmo vale para as passagens aéreas – reserve sua passagem 53 dias antes para conseguir a melhor tarifa!)

2. Seja flexível


Pense bastante se vale reservar uma passagem área ou quarto de hotel “flexível” (com política de cancelamento). Eles podem custar um pouco mais, mas poderão significar grande economia lá na frente.

3. Vão deixar você entrar?


Você precisa de um visto? É bom sempre checar se você precisa ou não de um – inclusive para os países pelos quais você estará apenas passando – e quanto tempo leva para conseguir cada um. Se você já tem um, certifique-se que estará válido para toda a sua estadia.


4. Tudo certinho com o passaporte

Momondo  adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,África,Antartida Foto 2

Seu passaporte está válido? (Divugação: Pixabay)

Certifique-se que seu passaporte é válido para mais do que a sua viagem completa; alguns países não deixarão você entrar se não for! Lembre-se de checar antes as regras de passaporte para cada país que você vai viajar. Diversos países exigem que o passaporte esteja válido por um certo número de meses a partir da data de entrada e outro tanto depois que você deixar o país.

5. Prepare os bracinhos
Vacinas! Ninguém gosta delas, mas melhor com elas do que sem elas. Não deixe de tomar todas as medicações e vacinas recomendadas e/ou obrigatórias, e cheque se as suas já existentes estão atualizadas. O ideal é fazer com pelo menos oito semanas de antecedência. Algumas vacinas precisam ser tomadas bem antes, para que o seu corpo desenvolva a imunidade necessária.

6. Prove que você vai mesmo embora
Muitos países não deixam você entrar se não tiver um voo de volta já reservado – então vale checar as regras para o seu destino antes de viajar, e traga sempre uma cópia do sua passagem na bagagem de mão.

7. Descontos em dia?
Se você está viajando com qualquer tipo de cartão de desconto, como carteira de estudante ou aposentado, cheque sempre se eles estão válidos. Ou prepare-se para pagar o preço normal.

8. Espalhe a grana

Momondo  adicionou foto de América do Sul,América Central,América do Norte,Europa,Ásia,Oceania,África,Antartida Foto 3

Seu pior pesadelo (Divulgação: pixabay)

Se for viajar carregando dinheiro, não guarde todo em uma mesma bolsa. Assim, se você perder uma bolsa, sempre terá um pouco na outra.

9. Faça cópia dos documentos
Tire cópias ou escaneie os documentos mais importantes – passaporte, bilhetes, confirmações de hotel etc. Dê uma cópia para alguém responsável (como a sua mãe) e leve a outra consigo.

10. E-mail pra você mesmo
Mande um e-mail para você mesmo com todos os detalhes possíveis – como passaporte, dados dos voos, telefones úteis e tudo mais. Vá que sua carteira ou telefone se percam… sempre haverá salvação!

11. Contate o banco
Ligue para o seu banco e avise exatamente onde você vai estar e em que datas, para evitar que seu cartão de débito/crédito seja bloqueado. Muitos bancos têm limite mensal de saque, então vale checar isso antes também. E não esqueça de anotar a melhor maneira de contatar o seu banco do exterior em caso de necessidade.


.

.

.

Quer saber as outras 10 dicas da momondo para sua viagem? Acesse o post completo aqui

Outras inspirações incríveis para sua viagem? O blog da momondo tem várias dicas bacanas!

Antes de comprar suas passagens e reservar sua hospedagem, dá uma olhada no site da momondo: o mecanismo de busca garante os melhores preços e condições para sua viagem ser perfeita!

Abraços viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para América do Sul, América Central, América do Norte, Europa, Ásia, Oceania, África, Antartida,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.