Céu de Islândia
ISLANDIA
Um dos meus maiores sonhos em termos de viagem, é um dia poder vivenciar uma Aurora Boreal, que é um fenômeno natural que ocorre em temperaturas muito baixas, devido ao choque entre íons do vento solar com os átomos da atmosfera terrestre. O céu deve estar limpo e o mais escuro possível ( por isso as caças são normalmente após a meia noite) . Estes dias, pesquisando sobre os locais que possuem maior facilidade de visualização, me deparei com a Islândia. Fiquei impressionada com este país, que apesar de ser muito longe me trouxe uma sensação muito boa e uma vontade imensa de conheça-la pela diversidade de paisagens.
A Islândia, é um país nórdico insular Europeu situado no Oceano Atlântico Norte, bem perto da Noruega (outro local se pode ver o fenômeno) Este pequeno país é repleto de surpresas agradáveis, apesar de ser conhecido como a Terra do Gelo – Iceland - ela é repleta de muito verde, com fiordes, vales, vulcões (alguns ativos), gêiseres, cachoeiras e claro, no inverso, muita neve. E a possibilidade de ver a aurora boreal (de setembro a abril)
A Terra dos Vikings guarda tradições e crenças milenares, desde onde houve o primeiro parlamento (Alþingi) do país em 930 D.C. até único local do mundo onde é possível ver duas placas tectônicas lado a lado , a norte americana e a euro-asiatica no Parque Nacional Thingvellir
Lembro também que no verão as noites são muito curtas, de 3 a 4 horas somente, o que pode causar um certo desconforto no inicio, mas que faz com que tenha mais tempo para conhecer esta Ilha Fascinante. É o famoso “ Sol da meia noite”
Um pouco da Islândia. Perto de Reykjavik (a Capital) está o chamado “ Circulo Dourado” , que são os 3 maiores destinos turísticos da Islândia: a Cascata de Gullfoss, Geyser e Thingvellir. As Cataratas de Gullfoss , que tem a mata ao redor coberta de cristais de gelo durante o inverno; os gêiseres – um deles de nome Strokkur, jorra jatos de água fervente a quase 30 metros de altura; e o Parque Nacional Thingvellir, Cascata Dettiifoss, uma das maiores da Europa com 100 metros de largura e 32mts de altura; A Blue Lagoon, é um SPA com águas aquecidas pela central geotérmica, rodeado de lavas negra, há também cavernas no gelo, que são caminhadas e possível entrar em cavernas de gelo.
Reynisdrangar (Reinis-draungar): Colunas de basalto trazidas pelo mar do Oceano Atlântico Norte. Diz a lenda que essas colunas se formaram quando dois trolls estavam arrastando um navio de três mastros e quando a luz do dia surgiu as tornaram-se em agulhas de pedra.
Além de paisagens magníficas e experiências únicas, a Islândia proporciona também momentos de magia pois os Islandeses acreditam que existam os “huldufólk”, povo escondido, que seriam os elfos, duendes, gnomos e trolls que habitam a Islandia. A Crença é tão forte que que eles são mencionados constantemente nas lendas folclóricas a ponto que em 2013, uma ação judicial suspendeu a construção de uma rodovia num local que destruiria o habitat dos elfos. Os Islandeses constroem até pequenas casas para que os Elfos possam habitar.
A Islândia, com certeza é um pais que lhe proporcionará muitas sensações diferentes, além disso é um país extremamente seguro, muita natureza, paisagens maravilhosas e surpreendentes, povo acolhedor e pequenas cidades com ritmo de cidade do interior.
Lugar único e com certeza surpreendente. Inspire-se na Islândia - https://vimeo.com/88632174
Boa viagem!!!!
Nanda Souza
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Leandro Spini comentou 8 anos atrás
Que texto lindo, que lugar lindo! Parabéns!
Nanda Souza comentou 8 anos atrás
Ola Leandro, Obrigada, quero muito conhecer... beijao e bom dia para vc
Mariana Rios comentou 8 anos atrás
Parabéns pelo texto. Muito legal!!
Nanda Souza comentou 8 anos atrás
Obrigada Mariana, beijao