Carnaval em Ouro Preto


  Ouro Preto  4416 visualizações

O carnaval de Ouro Preto é um dos mais famosos de Minas Gerais e do Brasil, principalmente entre jovens e estudantes, devido ao grande número de repúblicas estudantis (são mais de 300), que abrigam os foliões que vão para lá durante essa época, e também dos blocos estudantis, que contam com uma programação divertida com muita música, incluindo as baterias das faculdades. Já para quem preferir um carnaval mais tradicional, há também as opções de assistir aos desfiles dos blocos ou então curtir o circuito fechado com festas pagas que incluem open bar e alguns artistas famosos. Além disso, passar o carnaval em Ouro Preto também significa apreciar toda a cultura e história que a cidade oferece, pois abriga diversas obras de arte e patrimônios da humanidade de muita importância.

Juliana Gomes adicionou foto de Ouro Preto Foto 1

Foto: Olá Turista!

Blocos & festas

Os blocos estudantis geralmente começam em uma arena ou espaço fechado apenas para aqueles que já adquiriram o abadá (camisa que dá acesso a essas festas) antecipadamente; nesse lugar, grupos de samba, pagode, funk e outros estilos de música se apresentam para os foliões por horas antes de saírem para as ruas, onde outras pessoas podem se unir livremente à diversão, que passa a ser ao som das baterias das repúblicas. Alguns dos blocos estudantis mais populares são os Bloco do Caixão, Bloco Cabrobró, Bloco da Praia e Bloco Chapado, e, para adquirir abadás e fazer parte da festa, basta comprar o pacote juntamente com a hospedagem nos próprios sites das repúblicas. Já para quem preferir o carnaval tradicional, há mais de trinta blocos de rua organizados pelos cidadãos de Ouro Preto, como o Zé Pereira dos Lacaios, que tem uma história de mais de 140 anos, e Bandalheira, com 40 anos. Durante às noites, a maioria dos visitantes seguem em direção à Praça Tiradentes para ver os shows ou então retornam às repúblicas para curtir mais festas.

Cuidados na cidade

Além dos cuidados básicos que todo folião deve tomar em todo carnaval, como ficar atento com carteiras, celulares e outros pertences pessoais, sempre se proteger do sol e evitar bebidas alcoólicas caso vá dirigir, é também importante lembrar que Ouro Preto é uma cidade cheia de ladeiras e ruas de pedra, portanto, a escolha do sapato será crucial para poder se divertir por horas sem preocupações e com conforto. Opte pelos tênis, sapatênis e sandálias.

Juliana Gomes adicionou foto de Ouro Preto Foto 2

Como chegar

É bastante simples chegar a Ouro Preto. Para quem mora longe, há voos diários das principais cidades do país para Belo Horizonte, que fica a cerca de cem quilômetros e pode ser acessível através de ônibus com as viações Pássaro Verde ou então de carro pelas rodovias BR-040 e BR-356. Já quem sai de São Paulo de carro deve pegar as rodovias BR-381 antes de entrar na BR-040 e de ônibus com a Viação Útil.

Hospedagem

Há diversas opções de pousadas e hotéis em Ouro Preto que também oferecem pacotes de carnaval, mas deve-se sempre lembrar de fazer as reservas e compras com antecedência para garantir a sua diversão e não precisar se preocupar com isso de última hora. No entanto, como já mencionado acima, as repúblicas estudantis da cidade são opções muito procuradas pelos jovens que querem aproveitar a folia ao máximo, mas é importante saber antecipadamente que o espaço nesses lugares são limitados e divido com muitas outras pessoas, por isso, não há extremo conforto e deve-se levar apenas o necessário de bagagens.

Juliana Gomes adicionou foto de Ouro Preto Foto 3

Foto: Guia Cuca

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ouro Preto,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.