Andando de trem na Itália


  Itália  3466 visualizações

Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 1

Viajar de trem pela Itália é uma experiência maravilhosa! Além de ser confortável, fácil e barato, ainda te dá a oportunidade de curtir belas paisagens pelo caminho.

O trem é um dos meios de transportes mais comuns na Itália e a linha ferroviária é gigantesca! Você consegue chegar até nas cidadezinhas mais pitorescas do país com ele.

Muitas pessoas perguntam se compensa alugar um carro ou pegar um trem para ir andando por toda Itália. Eu sempre recomendo o trem! Andar de carro pela Itália não é uma coisa muito fácil e não digo só pelo trânsito caótico. Acontece que muitas cidades limitam o acesso de automóveis a determinadas áreas centrais. Siena, por exemplo, só permite que locais transitem com veículos de passeio. Se você insistir, como não haverá registro de seu carro no município você tomará uma multa bem gorda! No fim das contas é preciso encontrar um estacionamento ou deixar o carro nas estradas de acesso como vários turistas fazem. Com isso, você ganha mais uma preocupação e e uns gastos a mais do que precisava.

Ainda existe quem prefira alugar um carro e sair sem rumo por aí mas com a amplitude das linhas ferroviárias da Itália certamente isso não é necessário. Você sempre poderá pegar um trem no centro de uma cidade e chegar até o centro de outra quando quiser, sem se preocupar com estacionamento, combustível, GPS, multas, entrega do carro intacto, etc.

Agora se eu te convenci a viajar de trem pela Itália segue abaixo algumas dicas:

1. Saiba o nome da cidade que deseja ir em italiano e qual estação vai descer. Muitas cidades possuem mais de uma estação e na hora de comprar o bilhete sempre surgem dúvidas. Abaixo vai uma listinhas das estações centrais de algumas principais cidades, mas a dica pesquisar com antecedência e a melhor para o seu passeio.

  • Veneza > Venezia Santa Lucia
  • Milão > Milano Centrale
  • Bolonha > Bologna Centrale
  • Turim > Torino Porta Nuova
  • Nápoles > Napoli Centrale
  • Florença > Firenze Santa Maria Novella
  • Roma > Roma Termini

2. Observe o nome do destino final (arrivo) do trem, porque será ele que vai estar escrivo na plataforma de embarque. Na dúvida confira o horário de partida (partenza) e número do trem (treno).

3. O certo é olhar os painéis informativos das estações e anotar o nome da estação que o trem irá parar antes da sua para que assim você fique atento. Em cidade pequenas ou estações menores o trem só faz uma breve parada e se você não for rápido pode até perder a estação.

4. E sempre verifique se haverá troca de trens (cambio) em alguma parada.

5. Não esqueça de validar seu ticket! Nos trens Freccia e Italo não é necessário validar mas todos os outros sim. Se passar um fiscal conferindo os bilhetes e o seu não estiver validado você pode receber uma multa de até 100 euros. Então, antes de entrar no trem procure nos pilares da plataforma por pequenas máquinas onde você irá inserir o bilhete da direita para esquerda e ouvir um apito que significa que já está validado.

 
Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 2

6. Bilhetes comprados online não precisam ser validados na máquina. Apenas suba no trem com o e-mail impresso e espere o fiscal passar, ele vai procurar o código PNR ou “codice biglietto”, vai digitar e imprimir a passagem definitiva para você.

7. Muitas vezes no bilhete não vem marcado a data e nem o horário de partida, isso porque aquele bilhete serve para qualquer dia e começará ter validade partir do momento que você insere na máquina.

 
Melissa Stella adicionou foto de Itália Foto 3


Tipos de trens

Trens Internacionais: ligam a Itália com a Suíça, Áustria, Alemanha e França. Trens que fazem esses trajetos são a Thello, TGV ou direto no site da Rail Europe.

Italo: empresa privada que possui trens de alta velocidade chegando até 360 km/h e conecta as principais cidades da Itália. Com vagões luxuosos, serviços diferenciados, wifi em todo o trem, tomadas, bancos confortáveis, máquinas de bebidas e comidas a disposição.

Trenitalia: empresa estatal que liga praticamente os quatro cantos do país.

FrecciaRossa: viajam até 300 km/h, são mais caros e por isso mais luxuosos. E só param em cidades chaves, por exemplo, faz Milão a Roma direto em 2h55m.

FrecciaArgento: viajam até 250 km/h.

FrecciaBianca: é o menos veloz mas vai até pequenas cidades da Itália.

Regionale: circulam dentro de uma região ou conectam regiões vizinhas. São devagar porque param em todas as cidades.

Intercity: são trens mais lentos e mais velhos que ligam mais 200 cidades do país. Intercity Notte: são trens noturnos que possuem vagões leito, com camas ou beliches.


Como comprar bilhetes

Pelo site da Trenitalia ou Italo você consegue comprar com cartão de crédito ou PayPal. E nas máquinas ou bilheterias das estações você pode comprar com cartão ou dinheiro.

Compra de bilhete antecipado. Para trens Freccia, Italo e InterCity são colocados no sistema para venda com 120 a 90 dias de antecedência. Quanto antes você comprar, maior a chance de conseguir promoções e descontos. Mas para trens regionais são vendidos a partir de 7 dias de antecedência e essa diferença de tarifa não existe, podendo até comprar o bilhete na hora da viagem na própria estação que o preço será o mesmo.


O que são os sites Tremitalia e RailEurope?

O Tremitalia é o representante brasileiro credenciado da companhia ferroviária italiana Trenitalia. E o RailEurope é uma associação entre as ferrovias francesas e suíças que distribui passagens de companhias da Europa inteira no exterior. A vantagem de comprar em uma delas é que os sites são totalmente em português e desvantagem é que são cobradas sobretaxas para a emitir as passagens.


Viajando com crianças

Crianças menores de 4 anos viajam grátis, nos trens regionais crianças até 12 anos viajam com tarifa menor e nos trens nacionais, tais como Freccia, InterCity e trens noturnos InterCityNotte crianças menores de 15 anos também tem tarifas menores.

Promo Bimbi Grátis: menores de 14 anos viajam grátis se os pais (pai e mãe viajarem juntos) comprarem o bilhete inteiro (sem descontos).

Sconto Ragazzi: crianças de 4 a 14 anos tem descontos de 30 a 50% no preço base.


Bagagem

Viajando em qualquer um desses trens na Itália, bem como na 2ª ou 1ª classe, não é necessário registrar a bagagem, nem há limites por pessoas e não há uma vagão especialmente para tal. Bagagens pequenas coloque em estantes acima da sua cabeça no assento ou no espaços entre os bancos. Para grandes malas procure no final do vagão por estantes que são destinadas a isso.


Palavras em italiano a saber em uma viagem de trem:

  • Binário: o número do lado do trilho onde o trem irá parar. Verifique nos painéis “treni in partenza” o número do binário correspondente ao seu número de trem. O binário aparece minutos antes do seu trem chegar.
  • Treno: trem
  • Carrozza: vagão que deve entrar e procurar sua poltrona
  • Posti: poltrona
  • Finestrino: janela
  • Corridoio: corredor
  • Arrivo: chegada
  • Partenza: partida
  • Biglietto: passagem
  • Andata: ida
  • Ritorno: retorno/volta

E aí, curtiram as dicas? Se quiserem mais dicas como essa acessem o site https://medium.com/viagem-a-milanesa

E buon viaggio!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Melissa adorei seu texto! Concordo plenamente com você. É muito gostoso andar de trem na Itália (principalmente no italo e no freccia). Além da paisagem incrível! Parabéns pelo texto q ficou show!

Melissa Stella

Melissa Stella comentou 7 anos atrás

Obrigada Caio!!! Fiquei muito feliz com seu comentário :)

Marcia Lessa

Marcia Lessa comentou 7 anos atrás

Melissa, conhecer a Itália é um sonho pra mim. Já montei meu roteiro e farei tudo por trens, seu post foi extremamente útil. Muito agradecida e grande abraço.

Melissa Stella

Melissa Stella comentou 7 anos atrás

Obrigada Marcia! Fico tão feliz de saber que ajudei :)

Ju Pires

Ju Pires comentou 6 anos atrás

Melissa! Ótimas dicas!! Vou até salvar aqui porque vou andar muito de trem em Outubro \o/ Obrigada por compartilhar estas informações conosco :) Um abraço

Melissa Stella

Melissa Stella comentou 6 anos atrás

Fico muito feliz de saber que ajudei. Obrigada Ju Pires!

Caio Martins

Caio Martins comentou 6 anos atrás

Wow, esse texto tá um sucesso!! :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Itália,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.