9 Formas de Garantir sua Segurança na Europa


  Europa  2245 visualizações

Daniel Ribeiro adicionou foto de Europa Foto 1 

Quando se trata de crimes violentos a Europa é um dos lugares mais seguros do mundo. Porém, quando se trata de pequenos furtos, é o paraíso dos batedores de carteiras e golpistas. E sim, eles miram você!

Os turistas têm dinheiro, celular, tablet, computadores e câmeras fotográficas, não sabem falar o idioma, não conhecem o lugar e estão completamente distraídos… quer vítima melhor?

Eu, até hoje, nunca passei por problemas ligado a segurança, apesar de algumas tentativas frustradas.

Lembre-se que praticamente todos os crimes que acontecem contra o turista são crime não-violentos. E mais importante que qualquer dica encontrada aqui, é sempre usar do bom senso durante a viagem. Então tenha atenção, use o bom senso e aproveite. Você deve limitar suas vulnerabilidades e não suas viagens!


“Você deve limitar suas vulnerabilidades e não suas viagens!”

1. Para começar: Estabeleça a disciplina de não esquecer as coisas

Na Europa o viajante tem uma chance muito maior de perder seus pertences a ser roubado por alguém. Já ouvi pessoas que esqueceram o passaporte embaixo do travesseiro, bolsa dentro de táxi e câmera na mesa do restaurante. No hotel, faça um checklist mental dos pertences e das bagagens, e evite colocar as coisas em lugares muito diferentes ou escondidos.

Acostume-se a olhar para trás sempre que sair de algum lugar ou algum transporte. Antes de sair verifique embaixo da cama, do travesseiro, atrás das portas e as tomadas. No restaurante evite deixar seu celular em cima da mesa. Mantenha esses pequenos hábitos e você não vai ter problemas. 

2. Não deixe nunca seus pertences sem supervisão

Isso pode parecer óbvio e constrangedor. Você não quer sair do Brasil para ser furtado em um país de primeiro mundo, não é? Mas isso acontece o tempo todo. Os viajantes ainda deixam as bolsas no chão, na cadeira ou simplesmente desviam o olhar um segundo para o lado errado, e lá se foi. O viajante normalmente está distraído com as coisas novas para ver e os oportunistas sabem disso.


“Não subestime os batedores de carteira, muitos encaram isso como uma verdadeira arte.”

Então, sempre fique atento. Coloque uma alça presa em você ou em algum lugar. Deixe sempre as bolsas debaixo dos seus olhos, tenha atenção com suas coisas e garanta que seus companheiros de viagem façam o mesmo, e tudo ficará bem.

3. Atenção em dobro nas aglomerações

Sempre fique muito alerta quando você estiver dentro de aglomerações, seja no transporte público, no aeroporto ou nos museus. A multidão serve como uma bomba de fumaça para os gatunos.

Em metrô e ônibus que percorrem pontos turísticos?—?como o #64 de Roma e o #28 de Lisboa?—?tenha atenção redobrada. Não subestime os batedores de carteira! Muitos encaram isso como uma verdadeira arte. 

4. Não use o bolso de trás

Simples, é o bolso mais fácil para um batedor de carteira retirar algum pertence. Os homens normalmente colocam a carteira e muitas mulheres, o celular. Mas enquanto estiver viajando use esse bolso apenas para coisas sem valor.

Guarde seus pertences em bolsos internos de casacos ou no bolso da frente, quando não houver opção. Uma ótima saída é utilizar o cinto interno (também chamado de Money Belt), aquele parecido com uma pochete, mais fina, que você coloca embaixo da roupa.

5. Não dê esmolas

Sem exceções. Mesmo que seja um monge ou um padre. Na verdade, não dê dinheiro para ninguém na rua, seja alguém explicando ser de uma instituição de caridade ou adolescentes pedindo dinheiro para um evento no colégio. Sem falar no fato de que eles podem simplesmente pegar sua carteira ou bolsa e correr. Encorajar pedintes não é a melhor forma de usar seu dinheiro (e boa vontade).

Se você realmente quiser ajudar uma comunidade, inscreva-se em algum trabalho voluntário ou doe para uma instituição local de caridade. Você ainda pode fazer um empréstimo para empresários promissores via Kiva.


“Encorajar pedintes não é a melhor forma de usar seu dinheiro (e boa vontade).”

6. Separe a fonte do dinheiro

É muito normal que no Brasil a gente use todos os cartões de crédito na mesma carteira, mas viajando, não faça isso! Caso perca a carteira, ou o cartão fique preso no caixa automático ou se for bloqueado, você terá um problema sério. Mantenha sempre um cartão reserva separado.

Outra coisa: é muito frequente quando um casal viaja, que apenas um deles leve o cartão com o dinheiro da viagem, deixando os outros cartões em casa. Não faça isso! Solicite o desbloqueio dos cartões de todos que irão viajar, mesmo que a intenção inicial seja usar apenas um deles. Caso ocorra algum problema, é muito mais fácil acessar o Banco via internet e movimentar o dinheiro para outro cartão ou outra conta.

9. Faça um seguro viagem

Muita gente ignora o seguro. Ninguém espera usar um seguro durante uma viagem, não é mesmo? Mas se você ficar doente vai desejar ter feito um. Atendimentos médicos em outros países podem chegar facilmente aos mil ou dois mil Euros, mesmo os menos graves. E para entrar em muitos países o seguro viagem é obrigatório.

Os melhores seguros cobrem todos os gastos de saúde, saúde dental e ainda problemas com perda de bagagem e atrasos de voos. E normalmente tem um custo baixo pela tranquilidade que trazem quando ocorre um problema. Não abra mão disso.

Espero que você tenha gostado dessa dica e queira ainda mais dicas, se inscreva aqui onde você pode se cadastrar para entrar na minha lista VIP e receber tantas outras dicas sobre viagens para Europa. Além disso, você também receberá um ebook gratuito cheio de dicas para sua próxima viagem à Europa.

Compartilhe esseas dicas para que outras pessoas possam viajar mais e melhor.

Abraços,

 
Daniel Ribeiro
GoEuropa.com.br
 
>> Se você gostou dessa dica, eu tenho uma ainda melhor! Eu preparei um ebook, completamente gratuito, com ainda mais dicas para sua viagem para Europa. Para receber esse ebook gratuitamente é só clicar aqui.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.