Tudo o que você precisa saber para viajar de trem pela Europa – parte 1


 Europa      11365 visualizações

Quando o assunto é viajar de trem pelo continente europeu, surgem muitas dúvidas. A principal delas é sobre as passagens: comprar ticket ou passe? Antes de tomar uma decisão, entenda como funciona cada um. Isso pode fazer uma diferença enorme no orçamento.

O que é ticket de trem?

O ticket é uma única passagem de trem que dá o direito a viajar num trajeto específico entre duas cidades. Ao contrário do que muita gente pensa, não é permitido desembarcar no caminho.

O que é passe de trem?

O passe de trem é como um ticket único e especial, que permite viagens ilimitadas em um ou mais países por um período de tempo específico. Ainda existe o passe global, que permite ir a quase todos os países da Europa continental, mais a Irlanda.

Daniel Ribeiro adicionou foto de  Foto 1

Credito: Daniel Ribeiro



Em geral, são dois tipos de passes:

Flexi

Escolhe-se um número de dias dentro de um prazo. Um passe para Alemanha e França de 8 dias em um mês, significa que pode usar o trem em oito dias quaisquer. Dentro de cada dia, é possível fazer quantas viagens quiser.

Consecutive

Pode usar quantas vezes quiser por 15 ou 21 dias seguidos.

Fique esperto!

Em alguns países, como França, Itália, Espanha, Portugal e Suécia, é necessário reservar o trajeto com antecedência. Normalmente gira em torno de 10 euros. Com isso perde-se uma das principais vantagens do passe: a flexibilidade.

Na França existem cotas para portadores do passe. Caso já tenham acabado, você só conseguirá lugar se pagar uma passagem normal. Os trens regionais não necessitam dessa taxa, ou de reserva.

Os passes não são aceitos para o Eurostar, trem que faz a ligação entre Londres, Bruxelas e Paris.

Não cobre algumas operadoras pequenas, como a Circumvesuviana (que liga Nápoles, Pompeia e Sorrento), FEVE ou Euskotren (que operam no norte da Espanha).

Como saber qual é o ideal para minha próxima viagem?

Quantos dias pretende viajar de trem?

Se você for usar o trem por até 3 ou 4 dias, normalmente vale comprar o ticket. Se for 4 dias ou mais, comece a fazer as contas.

Quantas viagens de trem em um único dia?

Fazer bate-volta por vários dias seguidos pode fazer com que o passe seja uma opção interessante. Mas isso depende do percurso. Os trens regionais normalmente são bem baratos, sendo vantajoso os tickets.

Quantos países pretende visitar?

Quanto mais países, maior a chance de o passe ser a melhor opção. Mas sempre faça as contas de qual é melhor para o bolso.

Qual é o cálculo diário do passe?

Acesse o site da RailEurope (http://www.raileurope.com.br/) e localize o melhor passe para seu roteiro. Para a conta ficar mais fácil, divida o valor do passe pelo total de dias que usará. Vamos supor que deu 90 EUR/dia.

Feito isso, compare com os preços dos tickets. Se ficar abaixo dos 80 EUR, já não vale comprar o passe. Ultimamente, viajar com os tickets tem sido mais vantajoso.

Resumindo...

A flexibilidade e a facilidade que o passe proporcionava anos atrás já não acontece mais. Então, a menos que você vá andar MUITO de trem, de preferência aos tickets. E “muito”, quer dizer mais de 5 viagens longas com mais de 2 horas, ou que envolvam trens de alta velocidade.

No próximo post, você vai saber dicas na hora de comprar a sua passagem.

Daniel Ribeiro
http://www.goeuropa.com.br/
[email protected]

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Patrícia  Venturini

Patrícia Venturini  comentou 8 anos atrás

Ótimas dicas Daniel... Sou louca pela Europa... Então pra vai ser muito útil essas dicas... Obrigado por compartilhar essas informações... Bjoss

Nicolas Nyholm

Nicolas Nyholm comentou 8 anos atrás

Muito bom!!

Marlizia Daun

Marlizia Daun comentou 7 anos atrás

As dicas do Daniel ajudam mto o viajante ...e tiram mtas dúvidas..

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.