10 motivos para conhecer o Espírito Santo
O Estado do Espírito Santo é tido até mesmo por seus moradores como um lugar sem atrativos ou desfavorecido em relação aos seus vizinhos (RJ, MG e BA). Entretanto, basta se aventurar um pouco mais pelas cidades que você encontrará motivos para se apaixonar. Por isso, hoje resolvi aguçar um pouco a sua curiosidade. Veja por essas fotos e planeje conhecer um ou mais desses lugares. Então: veja os 10 motivos que te dou para conhecer o Estado do Espírito Santo!
1. Norte – Seguindo 266 km, a partir de Vitória, na BR-101 para o norte do Estado a sugestão é conhecer em Conceição da Barra a vila de Itaúnas, famosa por suas dunas de areias quentes e finas. Mas especialmente por seu forró pé-de-serra. Vale sempre comer um bom prato de frutos do mar no restaurante do Cizinho e abusar do chinelo de dedo para caminhar pela vila.
2. Sul – Agora na região sul do ES a sugestão é pegar a BR-101 e depois seguir sentido Cachoeiro de Itapemirim até a histórica cidade de Muqui. Lá, a festa fica por conta do Encontro Nacional de Folias de Reis que acontece todo ano e lota os casarios antigos e fazendas repletas de lendas que encantam os visitantes. As ruas ficam repletas de coloridos e pessoas felizes, é imperdível!
3. Leste – E se vamos aos quatro cantos, não podemos deixar de dar um mergulho no mar. Por isso, vale conferir o mergulho das Baleias Jubartes durante a temporada que elas passam no litoral capixaba. Sugiro que procure uma agência de turismo que seja responsável e sempre indico o grupo AVES – Voando Alto (27 99980 0413). Foto: Rose Coffler
4. Oeste – Completando os pontos cardeais principais da Rosa dos Ventos chegamos a Domingos Martins. Seguindo 51,5 km, saindo da capital do estado, pela BR-262 é que encontramos a charmosa e iluminada cidade. Sim! Iluminada! Afinal, o evento “Luzes de Natal” é um dos carros chefe do turismo da região. Que ainda assim, tem festival o ano todo: da uva, do vinho, de música,... O que não falta é motivo para ser feliz! Foto: Everton dos Santos
5. Frio – E se continuarmos procurando por festivais, boa comida e boa bebida... A indicação é buscar o frio das 3 Santas: Santa Teresa, Santa Maria e Santa Leopoldina. Cidades nas montanhas que permitem ao capixaba sentir um pouquinho do frio, abrir uma boa garrafa de vinho e aproveitar de muitos festivais. A cidade de Santa Teresa, por exemplo, já lançou seu calendário anual de eventos. Foto: Josi Megapixel
6. Calor – Agora se você gosta de aventuras e quer subir as temperaturas, você precisa conhecer Cachoeiro de Itapemirim. Mas principalmente fazer uma Escalada e Rappel na Pedra o Frade e a Freira. A visão é de tirar o fôlego e a subida é bastante prazerosa. Aos pés da Pedra fica um ótimo local para hospedagem o “Chalé do Frade” com restaurante e piscina, perfeito para refrescar após um dia de escalada ao sol!
7. Montanha – Se o que procura é subir e chegar aos céus... Vale conhecer o Caparaó Capixaba. Então, vá para a cidade de Divino de São Lourenço a 243 km da capital Vitória e conheça a vila de Patrimônio da Penha. Aos pés do Pico da Bandeira é possível tomar banho em cachoeiras cristalinas e geladas. Compensa, também, dar uma esticada até Ibitirama e almoçar no TecnoTruta.
8. Praia – Entretanto, a vibe pode ser ficar ao nível do mar. Então nada melhor do que a famosa Guarapari. Que mantém a característica das nossas montanhas, com águas cristalinas e geladas! Mesmo fora de temporada a cidade tem um charme encantador. Sugiro um banho na Praia das Virtudes (minha favorita), pequena, mas com a possibilidade de avistar lindos seres marinhos.
9. Tranquilidade – A cidade de Castelo pode ser um roteiro muito agitado no período do Corpus Christi, mas dar um passeio pelo Parque Estadual de Forno Grande sempre te trará paz e tranquilidade. As trilhas são autoguiadas e fáceis de serem feitas por pessoas de qualquer idade. Mas antes de fazer o passeio, vale ligar para o parque e conferir os dias e horários de funcionamento! (28) 3542-3257
10. Animação – Se o que você procura nesse roteiro é festa e animação, deixo isso por conta do Carnaval de Vitória. Em dezembro e janeiro os ensaios nas quadras das escolas de samba ficam lotados oferecendo ao turista muito samba no pé. Mas programe-se para assistir os desfiles que acontecem uma semana antes do carnaval oficial. A oportunidade perfeita de virar a noite sambando, cantando e porque não, desfilando!
Não vou iludir ninguém. A receptividade ao turista em algumas regiões é bem precária. Não existe boa estrutura de atendimento ou grande diversidade de opções, mas vale a pena descobrir as belezas escondidas e preservadas no Espírito Santo. Aproveite cada instante de calor e frio, nos quatro cantos do estado, deitado na areia da praia ou escalando as montanhas, em busca da animação ou da tranquilidade.
Ache o melhor ângulo para fazer a sua foto! Assim, como fiz as minhas. Paisagens bonitas não faltarão! Até o próximo post!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Juh Oliveira comentou 7 anos atrás
Amei as dicas! Tenho muita vontade de conhecer o ES e tem mtos desses lugares aí na minha lista. Quero muito fazer uma road trip saindo aqui do RJ.
Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás
Gente!! só pra avisar que a temporada de ensaios para o Carnaval já começou!!! Lançamentos de enredo, escolhas de samba, e outras surpresas já estão sendo preparadas pelas escolas de samba, então podem incluir o salto alto dentro da mochila na hora de conhecer o ES
Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás
o espirito santo está lindo!!! cheio de turistas e com ótimas opções para quem quer curtir as férias ou o carnaval! fiquem atentos