Passeios e Pontos Turísticos, Hospedagem, Curiosidade e Inspiração   Brasil, Rio Grande do Sul

Salto Yucumã

Olá galera,

Alguém aqui tem dicas para conhecer o Salto Yucumã?

Qual melhor cidade?
Pousadas?

Todas as dicas por favor, só acho dicas em site de agência, e não me agradou nem um pouco.

Quantos dias são necessários para conhecer bem o local?

Qual melhor época do ano para se visitar?



Obrigada!! :)

Meu perfil de viagem: Mochileiro

Responda a dúvida de Nasthadja

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

1 Resposta

Karen Angélica Seitenfus

Karen Angélica Seitenfus Concórdia, SC

respondeu 2 anos atrás

Oi Nasthadja,

O Salto Yucumã é uma queda d’água espetacular: são quase dois quilômetros de salto, no sentido do comprimento do rio. Acredite: nenhuma fotografia que você viu faz jus à beleza do lugar! A vista mais bonita é do lado brasileiro, em que você vê a extensão do salto de frente.

Não existe época do ano melhor ou pior, o adequado é você ir em período de poucas chuvas, pois aí o volume de águas é menor e você pode ver melhor o salto. Segundo informações de conhecidos que estiveram lá há poucos dias, como já há algum tempo não chove, o salto está bem à mostra. Tive sorte de apreciar o salto todo exposto no final do ano passado, e é magnífico. Segundo moradores, normalmente na parte da manhã é mais comum que esteja coberto pelas águas, e no decorrer do dia vai ficando descoberto (o que se deve a uma hidrelétrica construída mais acima, no rio). Sendo assim, o melhor é reservar a tarde para uma visita.

O acesso é feito através do Parque do Turvo, que é o parque de preservação de entorno do salto do Yucumã. Na entrada tem um centro de visitantes com algumas informações e animais da região empalhados. No parque tem outras trilhas, mas a principal é o trajeto que leva ao salto, cerca de 15 km de estrada de terra, em que é possível ir de carro, levando em torno de meia hora. Não sei se é possível fazer isso a pé, teria que verificar se pode acampar no local para passar a noite, mas creio que não. O ideal é ir de carro para ida e volta. Ao final dessa estrada/trilha, tem um espaço de lazer com churrasqueiras e banheiros, e uma pequena trilha de alguns metros até o salto. O local é muito bonito, por sinal.

Não sei te informar se tem transporte do centro da cidade até o parque.

O parque funciona de quarta-feira a domingo, das 8:30 às 17:00 horas. Na época que visitei, o valor era R$14,30 por automóvel, os valores são cobrados por veículo, na entrada do parque. O valor para pedestre, acredito que seja menos do que R$ 10,00.

Um dia é suficiente para conhecer o local.

O salto fica em uma cidadezinha chamada Derrubadas. Você pode ficar hospedada na própria cidade. Não conta com infraestrutura hoteleira, mas oferece dois balneários com área para camping e algumas cabanas para locação.

Eu fiquei hospedada no Balneário Martens, que oferece uma pousada junto a um parque com grande área verde. O local é muito bonito, com pedalinhos, pesca, piscinas, e espaço para barracas; ótimo para passar um tempo junto à natureza. As cabanas são bem simples e rústicas, mas tem camas para várias pessoas, além de fogão, pia e geladeira. Além disso, o valor é bem convidativo para quem viaja com orçamento limitado. Oferecem um atendimento familiar bem simpático.

Caso não queira ficar na cidadezinha de Derrubadas, há outras cidades gaúchas próximas. Uma opção interessante é a pequena cidade de Ametista do Sul, a aproximadamente 100 km de Derrubadas, mas que também tem atrações interessantes, como as minas de pedra ametista, e que tem boa estrutura de hotéis.

Contato do centro de informações turísticas do município: (55)3616-3071 ou [email protected] 

Mais informações, veja os sites:

http://www.turismoyucuma.com.br/o_salto.php; https://parquedoturvo.wordpress.com/; http://www.sema.rs.gov.br/parque-estadual-do-turvo; http://www.derrubadas-rs.com.br/index.php/parque-do-turvo-sp-1679777372; http://www.turismoderrubadas.com.br/

Boa viagem, espero que goste!

Abraços.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil, Rio Grande do Sul,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.