Passeios e Pontos Turísticos, Curiosidade e Inspiração, Restaurantes, Guias e Agências de viagem   Salvador

O que fazer na capital baiana?

Boa tarde, estou indo no próximo dia 12 de Setembro para a capital do estado da Bahia e gostaria de saber de vocês, se tem algum lugar escondido e fantástico, na cidade ou próximo a ela, que eu não posso deixar de conhecer. Ficarei 4 dias por lá. Desde já agradeço.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Festeiro, Fotógrafo

Responda a dúvida de João Alberto

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

A Fragata Surprise

MELHOR RESPOSTA

A Fragata Surprise  Brasília DF

respondeu 3 anos atrás

João, eu nasci e cresci em Salvador e adoro minha cidade.

Acredito que em quatro dias você pode aproveitar muito, mas leve em conta que Salvador é uma cidade grande, com um trânsito infernal e com problemas de segurança. 

Quando montar seu roteiro, leve em conta que os deslocamentos podem tomar muito tempo. Um programa que eu adoro é passear na Ribeira, um bairro tradicional, com uma orla lindíssima e uma sorveteria maravilhosa (a Sorveteria da Ribeira). Esse é um passeio que combina bem com uma visita à Igreja do Bonfim e à Ponta do Humaitá, onde o pôr do sol é um escândalo.

Todas essas atrações ficam na Cidade Baixa e distantes dos bairros onde os turistas geralmente se hospedam, mas valem muito a pena.

Outro lugar muito legal é o Bairro do Santo Antônio Além do Carmo, próximo ao Pelourinho, mas com uma vibe mais residencial, onde ficam várias pousadas charmosas, restaurantes interessantes, lojinhas e antiquários. 

Não deixe de visitar o Solar do Unhão, um conjunto arquitetônico do Século 17, lindo, debruçado sobre a Baía de Todos os Santos. O lugar hoje é sede do Museu de Arte Moderna (não perca a tela "O Boi na Floresta", de Tarsila do Amaral). Só alerto que não é seguro chegar lá a pé (fica perto do Elevador Lacerda e do Mercado Modelo, mas a subida da Ladeira do Contorno é uma "rota de assalto").

No Centro Histórico (na Cidade Alta, perto do Elevador Lacerda), recomendo que vc visite, além do Pelourinho, claro, O Palácio Rio Branco, na Praça Municipal, e o Museu de Arte Sacra, no antigo Convento de Santa Tereza.

A Igreja de São Francisco é deslumbrante. Não perca.

Aproveite para bebericar no final da tarde no café da Aliança Francesa, no topo da Ladeira da Barra, que tem uma vista linda. Na Barra, visite o interior do famoso Farol (dá para subir a torre), que é muito legal.

Sempre se informe com os locais sobre a segurança das regiões por onde pretende andar a pé. À noite, é sempre melhor usar o táxi.

No meu blog tem algumas dicas sobre a cidade. Se você quiser dar uma olhada, seguem alguns links:

Uma tarde no Solar do Unhãohttp://www.fragatasurprise.com/2012/12/salvador-uma-tarde-no-solar-do-unhao.html

Salvador: um café e um museu para ver o mar (e o pôr do sol) >> http://www.fragatasurprise.com/2014/04/salvador-um-cafe-e-um-museu-para-ver-o.html

Bonfim, Ribeira e Santo Antônio, três clássicos que não saem de moda >> http://www.fragatasurprise.com/2015/01/salvador-passeios.html

Além do Pelourinho: dois passeios bacanas no Centro Histórico de Salvador >> http://www.fragatasurprise.com/2015/04/centro-historico-salvador.html

Além dessas postagens, tem dicas sobre onde comer e um "mini-guia" de comida baiana, porque as nossas delícias da mesa vão muito além da moqueca :)

Aproveite a minha terra.

Abs,

Cyntia

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 3 anos atrás

oi João:

Vá ao MAM, pois tem um lindo por do sol, é um lugar histórico da cidade, tem uma cafeteria bacana e quase sempre exposições temporárias. Aos sábados acontece o Jam no Mam, sessões de Jazz.

Recomendaria comer uma moqueca, para se embrenhar na gastronomia local. Tenho dois locais favoritos: Ki-muqueca com vários endereços, mas prefiro o do Jd. Armação e o Boca de Galinha, que é mais popular e que fica do outro lado do bairro Ribeira. Aproveite para tomar um sorvete na Ribeira.

Para uma Carne do Sol, gosto do Paraiso da Carne do Sol em Amaralina. Para um malassado com feijão temperado sugiro o Caxixi que fica no Largo Dois de Julho. Aqui dá bem para sentir o clima da cidade, o sotaque, o caos, a parte antiga... 

Para uma cerveja, um escondidinho e um belo por do sol vá ao Cruz do Pascoal, que fica em cima do Pelourinho (eles só aceitam dinheiro). 

Se gostar de exposição e de um prédio bonito, visite a Caixa Cultural na Av. Carlos Gomes. Ali perto fica a Praça Castro Alves e uma vista para a Baía de Todos os Santos. 

Não deixe de visitar a Casa de Jorge Amado no Rio Vermelho: ela é sensacional (escrevi sobre ela aqui no dubbi e no epm). Conhecer Jorge Amado é conhecer um pouco da Bahia e a casa é bárbara. E visite também a Ceasinha, que é o Mercado do Rio Vermelho para conhecer coisas típicas da cidade.

Também do Rio Vermelho acabou de ser inaugurado o novo Mercado Do Peixe Rio Vermelho, mas eu ainda não fui, só passei em frente, e bonito parece que está.

Além disso, temos os clássicos: Pelourinho, Farol da Barra, Farol de Itapoan.

Aproveite Salvador, esta cidade com muito axé, mas todo cuidado é pouco. A cidade, como muitas capitais brasileiras, está violenta e não cabe vacilar. 

Ana

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 3 anos atrás

João,

Salvador é fantastica e encantadora.

Igreja voce não terá problemas, tem muitas espalhadas pela cidade, com riquezas nos altares belissimos. Praias : Barra, Pituba, Flamengo, Itapuã, Amaralina, Jardim de Alá, Pituaçu, são boas praias pra visitação.

Fazer o Passeio de Escuna pela baia.

Museu da Afro-Brasileiro, Arte Sacra, visitar os fortes como: barra, são diogo, monte serrat.

Apreciar os acarajés seja no pelourinho ou no rio vermelho.

Abçs

Fernando

Roberto Alencar

Roberto Alencar Fortaleza

respondeu 3 anos atrás

João, eu aconselho alguns locais em Salvador  : Mercado Modelo  depois pega o Elevador Lacerda  e fazum passeio pelo Pelourinho com a parte histórica (igrejas,museus e compras ). Se você tiver um tempo a tarde e ir até o Igreja Nosso Senhor do Bonfim   ir andando até o Forte de Monte Serrat e esperar o por do sol. Bom estas são algumas dicas para fazer em Salvador. Outro local que gosto de ir quando estou lá é o Solar do Unhao 

Lugares mencionados

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Salvador,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de João Alberto

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.