Mime Cruz

O que fazer em 2 dias em São Paulo sozinho?

Vou passar um sábado e domingo em São Paulo, capital. Gostaria de dicas do que fazer em um final de semana. Queria fazer coisas legais que não envolvam baladas e coisas assim, prefiro explorar a cidade. Tem algum perigo? E como funciona o transporte público (metrô e ônibus), se tem que ter obrigatoriamente um cartão pra utilizar, como acontece no Rio?

Meu perfil de viagem:

Responda a dúvida de Mime

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

6 Respostas

Carol Choquete

MELHOR RESPOSTA

Carol Choquete

respondeu 1 ano atrás

Oi Mime,

Em São Paulo nos finais de semana existem muitas atrações gratuitas e em ambientes abertos.

No sábado eu recomendaria um passeio no parque Ibirapuera, nele existem exposições que costumam ser gratuitas aos sábados, como o Museo Afro Brasil e o Planetário. Mas como a Karen Mello citou, para visitar outros lugares como Pátio do Colégio, Teatro Municipal, Praça da Sé, Galeria do Rock e a Liberdade, faça isso no sábado, pois no domingo ficam mais desertos mesmo.

O Memorial da America Latina costuma ter feiras gastronomicas nos finais de semana e além disso algumas exposições, é perto da estação Barra Funda e vale muito a pena conferir a programação para ver se tem alguma na data que você virá para cá :) Se gostar de parques, próximo à essa estação existe também o Parque da Água Branca.

Se você gosta de ciência, recomendo ir ao Catavento Cultural (a entrada inteira é R$ 10,00) e fica próxima ao Mercado Municipal de São Paulo.

Um passeio na Av. Paulista é imperdível no Domingo, ela é fechada para os carros e é um ambiente ótimo, onde tem feiras gastronômicas e tudo o que você pode imaginar, além de que ao andar você encontra pessoas tocando músicas de diversos estilos. Existe  também o parque Trianon que fica localizado bem em frente ao MASP e ao entrar não parece que você está no meio da cidade! Tem também a Casa das Rosas que vale a pena a visita para apreciar.

Sobre o transporte, não é obrigatório a compra do cartão, você pode pagar diretamente ao cobrador (ônibus) ou comprar um ticket único (estação de trem/metrô), porém existe o bilhete único que para um tour sai mais em conta, segue o site para conseguir o mesmo: http://bilheteunico.sptrans.com.br/novobu.aspx

Sobre a segurança: bom, prestar atenção nunca é demais, né? Não descuide de bolsas e aparelhos eletrônicos, principalmente em ambientes lotados e nos caminhos que serão percorridos até as atrações.

Boa viagem! :D

Karen Mello

Karen Mello São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Olá Mime,

Bom, eu sou fã da região central de SP, pela arquitetura, pela atmosfera, por tudo! Tem bastante coisa pra se fazer e para todos os gostos!

Algumas dicas dos meus lugares favoritos:

Você faou que não quer balada, mas se gostar de samba, na Praça Roosevelt tem uma sambão de primeira aos sábado a tarde, chama "Você Vai se Quiser". 

Ali perto tem o Tabuleiro do Acarajé, apenas 1 portinha com bancos e cadeiras de praia na calçada e o melhor acarajé da minha vida! Duas irmãs baianas preparam o acarajé na hora e o irmão fica na barraca de caipirinha logo ao lado. Se for não deixe de provar a cocada! (tem que checar na página do facebook se estão abertos no dia)

Mais pro centro tem o Esther Rooftop, restaurante do Olivier Anquier na cobertura do Edifício Esther (de frente pra praça da república). Não é muito barato, mas adorei o local e a comida! Uma ideia é ir no final da tarde para um drink ao por do sol!

Ainda no centro, para incluir no tour: Pátio do Colégio, Teatro Municipal, Praça da Sé, Galeria do Rock.. de domingo pode ser meio deserto, então sugiro que vá no sábado de manhã ou de tarde.. uma ideia é pesquisar por walking tours, assim vc já fica conhecendo um pouco da história também!

Se gosta de museus, tente visitar algum desses: MASP, Pinacoteca (aproveite para ir de metrô e já de cara irá conhecer a Estação da Luz, uma das mais importantes de SP e famosa pela arquitetura e imponência, inaugurada em 1867). CCBB e MIS também tê exposições muito bacanas!

Aos domingos a Av. Pulista fica fechada para carros e o clima é bem legal para passear, correr, andar de bike.. O minhocão também!!

Quanto à segurança, os perigos são os mesmos de qualquer cidade grande: evite dar bobeira mexendo no celular na rua (principalmente no centro), carregue sua bolsa na frente do corpo (vale pra mochila também se estiver no onibus ou metrô).

Em relação ao transporte, não há obrigatoriedade de comprar o cartão (bilhete único), mas ele dá algumas vantagens, como pegar até 4 ônibus em 3 horas pagando apenas 1 tarifa ou pegar ônibus + metrô com um pequeno desconto.. vale a pena!, ainda mais pra vc passear bastante..

Espero que goste daqui!

Abraços :)

Karen Mello

Karen Mello São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Mime, 

Não sei exatamente quando vc vem à SP, mas acabei de receber um convite de um evento muito bacana, chamado Jardim Secreto Fair, no Bixiga.

O próximo será dia 17/03, mas se quiser acompanhar e ver mais detalhes procura a página no facebook.

É uma feira com pequenos produtores, artesanato, design, bijus, roupas, comida, tudo promovendo um consumo consciente ao ar livre.

Quando fui tinha uma banda tocando jazz na praça e o astral era ótimo! :)

Aldo Cruz

Aldo Cruz São Paulo

respondeu 1 ano atrás

Oi Mime,

Muito boas as dicas da Karen. Acrescento mais três:

1. Se você fala inglês, pode pegar um free walking tour para conhecer o centro de São Paulo, no sábado às 11:30. Sai da Praça da República (metrô República, linha amarela) e você paga o quanto que você acha que valeu. É em inglês, mas mesmo se você não falar o idioma, é um jeito bom de conhecer o centro histórico, com companhia de gente que conhece muito bem a cidade. https://www.saopaulofreewalkingtour.com/

2. Você também pode conhecer o bairro da Liberdade, que é o bairro oriental, onde aos sábados e domingos acontece uma feira de rua, com muita comida típica, artesanato, e todas as lojas ficam abertas. A feirinha funciona de sábado e domingo das 9 às 18. Metro Liberdade, linha azul.

3. Há menos de 1 mês foi inaugurado o "Farol Santander" que funciona no antigo prédio do Banespa. Ainda não visitei, mas acho que é um belo programa. No 26o andar tem um mirante pra ver a cidade de cima, e tem também um café. 

https://www.farolsantander.com.br

Boa viagem 

Helô Cassanho

Helô Cassanho Barcelona

respondeu 1 ano atrás

Mime, dá uma olhada nesse post da Lina Ramos sobre um passeio em Sampa:

https://www.dubbi.com.br/blog/turistando-em-sampa-liberdadecentro

Eu sou apaixonada pela cidade, e achei que nesse post ela sintetizou vários dos meus passeios prediletos! :)

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta

respondeu 1 ano atrás

Já andei por SP acompanhada e sozinha. Sozinha foi super tranquilo, sempre ando de mochila e roupas confortáveis. Ando de Metro, gosto de ir no Bairro de Liberdade principalmente em dia de feirinha, gosto de ir aos museus MASP MAM... compro sempre ingresso na hora, tem dias que tem entrada gratuita ou com valor reduzido. Gosto de ir em algum musical que esteja em cartaz. Boa sorte em seu passeio!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Paulo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Mime

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.