Curiosidade e Inspiração   Europa, Ásia, América do Sul, Brasil, América do Norte

O que faz uma viagem ser marcante na sua opinião?

Vemos muitos viajantes partindo para seus destinos com todos os minutos contados, com um roteiro cheio embaixo dos braços. A câmera fotográfica quase que substitui a companhia (seja de alguém ou da própria pessoa com ela mesmo). Com tão pouco tempo e distrações, como fazer uma viagem valer a pena e realmente ser marcante? Deixei aqui a sua opinião ;)

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Gastronômico, Historiador, Natureza

Responda a dúvida de Blog Viajadamente

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

27 Respostas

Larissa Nardini

MELHOR RESPOSTA

Larissa Nardini São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Olha, eu já começo minha resposta discordando do que foi escrito na pergunta, viagem para mim não envolve planejamento minucioso, muito menos pouco tempo e selfies e fotografias alucinadas. Eu sou uma pessoa que gosta de vivenciar lugares com calma, mas principalmente experiencias e pessoas. Eu amo fotografia (e aqui digo fotografia mesmo), mas cada vez mais me preocupo menos em fotografar e mais em curtir o momento, comigo ocorre talvez o contrário do que no mundo: quero começar a me policiar para fotografar mais. Eu aparecer nas fotos então, raridade, tenho viagens que não tenho uma única foto minha (e isso é uma pena). 

Mas enfim, respondendo à pergunta, o lugar é importante, claro, mas o que me marca em uma viagem são definitivamente as pessoas que conheço e as experiências que vivo. Acho que o Atacama foi o lugar mais incrível em que já estive, mas com certeza ele não é o que mais me marcou, pois não vivi nada de especial que não fosse o próprio lugar, por exemplo. Aqui já disseram uma vez que sou a porta-voz de Ubatuba, comparado ao Atacama, o que é Ubatuba, nada. Mas tudo o que já vivi naquele lugar, todas as pessoas que já conheci, as amizades que fiz, as situações mais surreais e engraçadas que já passei, não tem como, lá é simplesmente o lugar que define minhas histórias dos últimos dois anos. E tenho muitos outros exemplos assim.

Ah e para mim uma viagem sempre vale a pena, independente do que aconteça ;)

Lud_Farrabadares

Lud_Farrabadares  São Paulo

respondeu 2 anos atrás

A viagem marcante é aquela que deixa saudades. Saudades dos momentos descontraídos, das pequenas coisas, dos cheiros e sabores, do por do sol, do cansaço de tanto caminhar, do inusitado.

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 2 anos atrás

Pra mim a viagem em si ja é marcante, o destino novo, os novos desafios, como fazer uma aventura sozinho,... pra mim, todas as minhas foram de algum ponto marcante. e as que virão tb serão..

Eliane Souza

Eliane Souza São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Eu gosto muito de planejar minhas viagens, pesquiso e faço meu roteiro e isso me faz sonhar. Todos os lugares que conheci superaram minhas expectativas e foram marcantes, pois sentir o clima, sabores, conhecer pessoas, ter as próprias experiências faz toda a diferença. Para mim sentir saudade de algum lugar é porque a viagem foi marcante.

Shirleide Lima

Shirleide Lima Brasília

respondeu 2 anos atrás

O que faz uma viagem marcante, é ficar arrepiada e senti o coração palpitar quando vc chega no lugar que vc planejou o ano inteiro conhecer. É uma sensação inesquecível, sem palavras pra descrever os lugares que vimos por internet, agora esta ali, embaixo dos seus olhos, simplesmente é inesquecivel!!!

Marcia Lessa

Marcia Lessa Timóteo - MG

respondeu 2 anos atrás

Bem, li todos os posts até agora e creio que nós viajante somos meio parecidos, eu me encaixo um pouquinho em quase todas as respostas. 

Adoro planejar a viagem; curto o impacto inicial, aquela sensação: "cheguei... vai começar... gratidão"; amo observar e interagir com as pessoas seus costumes sua cultura; como professora jamais estou em um lugar sem ter estudado antes e ainda quero aprender mais sobre ele.

E também, claro que quero registrar as imagens lindas, afinal nossa memória nos engana, adoro quando me deparo com uma foto e ela me remete às lembranças boas e até aos perrengues, que depois de passados viram histórias tragicômicas.

Qualquer viagem em si, é um momento marcante.

sérgio giorni

sérgio giorni Belo Horizonte

respondeu 2 anos atrás

Esta pergunta me faz pensar nas viagens que para mim foram as mais marcantes. E todas elas tinham muito o "diferente". Índia, Tailândia, Indonésia, Marrocos, Turquia, Polônia, Lituânia, Letônia, Estônia, Bósnia minhas viagens mais marcantes. Todos estes lugares me surpreenderam. Então minha resposta é: o lugar que me surpreende pelo diferente, muito diferente (cultura, comida, hábitos, etc.).

Priscila Mattos

Priscila Mattos São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Pra mim, é uma viagem para um lugar que não me remeta a nada que já conheci e também quando conheço pessoas especiais, que viram amizade para a vida toda

Diego  Muniz

Diego  Muniz Rio de janeiro

respondeu 2 anos atrás

Bom acho tudo né! Mas os perrengues q passamos em algumas viagens, podem marcar muito ( na hora que acontece é muito tenso, mas depois é motivo de muitas risadas e lembranças bem engraçadas kkkk)

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 2 anos atrás

Acho que uma viagem é feita de vários momentos.. desde a parte pré-viagem, pesquisar sobre os destinos, planejar, até chegar o dia!
Gosto muito de curtir momentos como parar pra observar as pessoas indo e vindo.. ou ir no mercado pra ver o que as pessoas realmente costumam comer (adoro encontrar coisas típicas nos mercados), ver um por do sol em algum lugar especial (até hoje não superei o por do sol na Opera House em Sydney, por exemplo).. enfim, uma viagem é feita de momentos e experiências.. temos que saber curtir e aproveitar cada um deles, seja sozinho, seja com a câmera, seja com a companhia de alguém ou de muitos..

Renata  Meirelles

Renata  Meirelles Campinas

respondeu 2 anos atrás

Quando fazemos um bom planejamento, com compra de ingressos, traçando rotas e estudando restaurantes e pratos típicos evitamos a maioria dos problemas chatos de uma viagem. Assim a possiblidade de todas as viagens serem marcantes fica mior. A viagem fica mais na sua memória pelos excelentes momentos, e com o planejamento evitamos o stress. Poder ouvir uma boa música enquanto se anda pelos lugares, poder ficar tranquilo no hotel, e comer algo que traga experiências e prazeres faz sua vida fica bem melhor!

Fabiana Louza

Fabiana Louza Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

O que mais gosto nas viagens é conversar com as pessoas que moram lá e tentar aprender mais da língua deles. Gosto de estudar idiomas, por isso sempre estudo o idioma do local que vou. Gosto de ouvir seus sotaques e suas ideias sobre o lugar ou qualquer outra coisa. Por isso prefiro viajar sozinha, assim as pessoas não ficam tão acanhadas de falar com você rs Gosto de tirar fotos também, mas também gosto de parar e admirar o local, por conta disso acabo esquecendo de tirar foto, mas vale a pena.

Eu gosto de fazer um roteiro para me organizar economicamente, mas quando chego no lugar acabo indo em lugares diferentes ou até mais lugares do que pretendia. Essa é a graça, se perder.

Além disso, acho semore interessante provar a culinária local e, consequentemente, puxar conversa sobre receitas. As pessoas ficam muito felizes quando você fala que gosta da comida do local.

Resumindo, viajar sempre vale a pena!

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Ser marcante em uma viagem, é ela mesma.

Como o turismo é um sonho, a emoção de encontrar o lugar desejado / sonhado, nada mais impactante que a propria descoberta de conquistar e conseguir chegar no destino sonhado.

Abçs

Fernando

Juliano Jorge

Juliano Jorge

respondeu 2 anos atrás

Rapaz, pra mim, tão bom quanto a viagem em si, é a preparação: pesquisar hotéis, roteiros, pontos turísticos, passagens... Cêis não sabem como é gostoso ficar 6 meses planejando uma semana de viagem. Fechei quase tudo no final, graças a alguns amigos e amigas.

A viagem marcante é aquela na qual tudo aquilo que foi planejado, deu certo, sejam os passeios, sejam os lugares visitados.

A experiência de visitar novos lugares e se surpreender com cada novo local e sair com aquele gostinho de quero mais.

Resumindo, a viagem marcante é aquela que você sente saudades do lugar, de querer voltar novamente ✌

Gustavo Ziehlsdorff

Gustavo Ziehlsdorff Blumenau SC

respondeu 2 anos atrás

Em minha opinião uma viagem marcante é aquela  que você não percebe o tempo passar, por causa da "imersão" da pessoa com um lugar ou experiência. Para mim é um fato de que não tem como saber realmente se aquela viagem será mesmo "marcante" ou simplesmente "muito boa". Vejo uma viagem classificada como "muito boa" aquela que possui todos os comentários positivos e  possíveis de quem a fez, porém, não fez com que a visão de mundo da pessoa de modificasse, característica esta reservada pelas viagens "marcantes".

Como fazer então para aumentar as chances de minha viagem ser marcante? Algumas sugestôes são: estude um pouco sobre a cultura e história do lugar ou experiência que pretende conhecer, faça roteiros abrangentes sobre pontos de interesses, porém não o torne muito corrido, pois deve-se deixar espaço para imprevistos (que podem ser tanto bons quanto ruins, porém muitas vezes nos ensinam algo), se possivel vá com uma pessoa que goste muito (companheiro, amigo, familiar, alguém que você realemnte possa ser como é de verdade), tenha em mente antes de viajar que conhecer outras pessoas daquele lugar pode ser algo extremamente enriquecedor e por ultimo, mesmo que você não goste muito de fotos (caso que se tem como exemplo os escritor deste texto) lembre-se sempre que pode ser uma das melhores maneiras de se lembrar destes momentos, ao qual poderias apenas considera-los marcantes quando tiveres voltando para casa.  

Viagem ao seu modo é uma aposta de que voltaremos um pouco melhores do que antes. De tudo que foi citado, não se esqueça de um detalhe, por mais considerável que possa ser o valor monetário investido, o que trarás consigo para casa irá valer cada centavo, pois bens materias em geral qualquer um pode ter, mas as suas experiências ninguém terá igual.

"Preso ao solo já bastam as plantas que aqui estão, então vamos viajar"

Gustavo Ziehlsdorff

Elisiane Mafezolli

Elisiane Mafezolli Brusque

respondeu 2 anos atrás

Acredito que todas as viagens são inesquecíveis de alguma forma. Porém,  viagem marcante é aquela que te faz querer voltar pra cidade visitada, cada vez que você voltar pra casa. Viagem marcante é aquela que acontece sem nenhum planejamento: hoje bate a doidera e amanhã vai viajar. Ou é aquela que demora meses de planejamento, economizando cada centavo do lanche da faculdade, balada, etc., pra poder conhecer algo novo. 

Erica Fonseca

Erica Fonseca fartura

respondeu 2 anos atrás

eu amo planejar. ,pesquisar. ,estudo o mapa do lugar porque adoro conhecer os lugares onde vou a pé. ,adoro caminhar e descobrir e vivenciar coisas que não conseguiria de carro metrô enfim,o os lugares são incríveis mas de todas as melhores experiências de viagem é conhecer pessoas e interagir,o ser humano ainda é a melhor ou a pior experiência em uma viagem!!

Eduardo Raposo

Eduardo Raposo Brasília

respondeu 2 anos atrás

Não esperar muito, não se assustar com perrengue e aprender com os erros.

Bruna Arrazão

Bruna Arrazão Rio do Sul

respondeu 2 anos atrás

Excelente pergunta!

Já viajei sozinha, com familiares e com amigos. Cada experiência é diferente uma da outra, cada lugar te deixa uma impressão diferente.

É ótimo quando podemos dividir nossas sensações e experiências com outras pessoas. Às vezes você mostra uma foto para alguém que não viajou com você e, para aquela pessoa, a foto não diz quase nada daquilo que você efetivamente sentiu.

Acredito que, para uma viagem valer realmente a pena, você não precisa trazer absolutamente nada dela como bens materiais (objetos de decoração, lembranças ou até fotos – e olha que eu AMO fotografar!).

Para a viagem ter valido realmente a pena, para mim, ela tem que modificar alguma coisa em você: seu jeito de ver o mundo e as pessoas que você conheceu, trazer conhecimentos novos e ainda mais vontade de viajar!!! Isso jamais pode faltar!!! Ah, essa vontade que dá de, nem ter chego de uma viagem ainda, e já estar planejando outra.

Acredito que, para a viagem valer a pena, você não tem que contabilizar o número de pontos turísticos que conheceu: conheço várias pessoas que passam por alguns lugares e sequer sabem, procuram saber ou entendem o significado de certas construções, monumentos, tem gente que conhece os lugares, mas não sabe para que serve ou desconhece a história do lugar ou do ponto turístico que conheceu, por exemplo. Você tem que sentir o lugar onde está, pensar que ali muita história já aconteceu, tem que estar lá e parar para observar cada detalhe, tem que descobrir, saiba porque aquela igreja foi construída, ou como aquela cidade surgiu. É como quando você vai a um templo, mas não consegue relaxar, não consegue descansar.

Jonas Rocha

Jonas Rocha Campo Largo

respondeu 2 anos atrás

Acredito que um palnejamento mínimo é importante para pessoas com eu que não tenho muito tempo livre durante o ano e não posso desperdiçar meu precioso mês de férias. No entanto, o que faz uma viagem ser inesquecível é fugir do óbvio, andar em ruas que normalmente não são citadas nos roteiros turísticos, experimentar sabores e cheiros de cada local, observar cada detalhe atentamente e, claro, uma boa companhia. 

A viagem se torna inesquecível a partir do momento em que você a deseja muito. É marcante quando fecho os olhos e consigo me lembrar do cheiro de chocolate quente de Bruxelas, do sanfoneiro tocando uma canção agradável aos pés da Torre Eiffel, enfim, cada momento vivenciado e muito bem aproveitado. 

Roberta Giordano

Roberta Giordano São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Olha, posso dizer que todas as viagens que faço são marcantes. Cada uma delas envolve um momento único , experiências novas, aprendizados..Mesmo quando volto a destinos repetidos, não deixa de ser uma nova experiência, já que quando retorno estou com uma nova bagagem na costas , o que me possibilita ver as coisas de outro ângulo.

Viajar para mim sempre vale a pena, até mesmo quando passo por alguma adversidade.

Quanto as questões tecnólogicas, cabe a nós apredermos ter a moderação necessária para que ela não nos domine. Eu gosto de tirar muitas fotos, mas aprendi a primeiro curtir, respirar e realizar uma imersão no local..depois sim , tiro as fotos..fotos estas com significados , tentando trasmitir sentimentos...seja de gratidão, alegria, saudade, diversão.

viajandopelomundo.blog.br

viajandopelomundo.blog.br 

respondeu 2 anos atrás

O que faz uma viagem ser marcante?

Aquela viagem que você fez a muito tempo atrás e ainda recorda com muito carinho. 

Uma viagem marcante não é apenas conhecer aquele lugar famosinho e ter uma foto para recordação. Uma viagem marcante é você ao longos dos anos relembrar de todos os detalhes daquele  grande dia.

Uma viagem marcante é estar em Uyuni e papear embaixo do maior céu estrelado do mundo, é estar na Grécia e assistir ao mais belo por-do-sol, é estar em Noronha e nadar ao lado das maiores arraias xita que a natureza pode lhe proporcionar.

Uma viagem marcante não é aquela viagem que você faz, uma viagem marcante é aquela que você sente.

Amo viajar.

Valdete Magrini

Valdete Magrini Rio Claro

respondeu 2 anos atrás

Olá, pra mim que viajo sempre na companhia do meu esposo, pois os filhos estão adultos, é encontrar pessoas alegre e loucos por viagens como nós! E, claro, as maravilhosas praias e paisagens que podemos conhecer nesse Brasil maravilhoso! 

Caroline Ávila

Caroline Ávila

respondeu 2 anos atrás

O diferente faz com que a minha viagem se torne inesquecível. Por exemplo, o dia que comece a clarear ou a anoitecer em um horário completamente diferente do que estou acostumada, cultura, música, paladar, algo que venha para mudar a minha visão de mundo; expandir os meus horizontes.

Fiz uma viagem em 2016 que comecei por Arica (Chile), uma pequena cidade com paisagem desértica banhada pelo Oceano Pacífico. Cheguei lá para às 5 horas da madrugada e pensei que se esperasse mais 30 minutos já seria dia e eu poderia começar o meu passeio. Nada! Pelo menos mais umas 3 ou 4 horas de espera. Um sol avassalador do tipo que queima a pele e ao mesmo tempo o frio que obriga casacoS, gorro e até luva de lã. O dia amanhece cinza e com o passar das horas vai se revelando... o sol começa a subir só lá para 11/12 horas.

Nessa mesma viagem conheci as Ilhas Flutuantes de Uros (Peru); Copacabana (Bolívia) onde o Dia do Trabalho é comemorado durante a semana inteira; Ilha do Sol (foi sofrido subir morro por causa do mal da altitude, falta ar); achei mágico chegar em La Paz à noite de ônibus e olhar para baixo e sentir como se estivesse na borda de uma grande panela. No dia seguinte achei o máximo o passeio de teleférico e o contraste que cada linha pode proporcionar aos olhos; Amei Uyuni mesmo passando muito muito mal com o soroche e o Deserto do Atacama deixou muitas saudades. 

Foi sem dúvida a viagem inesquecível, porque tudo era novo, causava espanto e ao mesmo tempo aguçava a curiosidade.

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Acho que oq mais marca são as lembranças e saudades. Depois de estar de volta e lembrar daquele momento divertido em uma festa, ou como vc se sentiu ao ver um lugar diferente, e as vezes ate um perrengue que hj vc dá risada do que aconteceu.

Caram Marcelo

Caram Marcelo Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

A viagem é marcante quando se descobre o novo. Acho que toda viagem tem que ir além do que se vê!

Ao meu sentir, a viagem é marcante quando desperta todos os seus sentidos.

Abraços,

Caram

Ju Pires

Ju Pires SP

respondeu 2 anos atrás

É poder realizar um sonho ou aquele lugar que te dá a sensação que é "único"...que você nunca mais vai ver algo parecido....que muitas vezes vemos nas fotos, videos, documentários, TV e de repente você esta lá, vendo que tudo aquilo é real. Isso é algo que causa um encantamento...que faz o meu coração bater mais forte...

Aconteceu comigo quando conheci Noronha.... Foram anos de sonho...e em 2015 realizei ao lado das pessoas mais importantes da minha vida, meus pais... Olhar para a Baía dos Porcos do mirante e ficar apreciando aquela maravilha da natureza foi o momento mais marcante e divino

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

Responda a dúvida de Blog Viajadamente

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.