Renata Cohen

 Transporte, Hospedagem, Passeios e Pontos Turísticos, Roteiro; Custos de viagem e Câmbio   Patagônia

Melhor opção para minha primeira ida a Patagonia

Estou montando minha viagem de final de ano com meu marido para a Patagonia. Somos um casal de 45 anos de idade e gostamos muito de natureza e caminhadas. Nao somos muito adeptos a camping e hostels, somos mais adeptos a acomodações mais confortaveis (mas nao caras), a menos que seja algo muito autentico e imperdivel.
Ficaremos la do dia 25 de dezembro a 5 ou 6 de janeiro aprox.
Gostaria de saber qual é a melhor opção de viagem, considerando que é a primeira vez que iremos a Patagonia - chilena ou argentina?
nao conhecemos nada, portanto roteiros, tipos de hospedagem, transporte e alimentação sao nossa preocupação.

Meu perfil de viagem: Caçador de Artes e Design, Gastronômico, Natureza, Romântico

Responda a dúvida de Renata

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Marcia Bezerra Ramos

MELHOR RESPOSTA

Marcia Bezerra Ramos Recife

respondeu 3 anos atrás

Olá Renata tudo bom?

bem eu fiz Patagõnia Chilena e Argentina. Total de 23 dias.

Fui direto de avião até Ushuaia. Fiquei 6 dias. Mas não era o tempo que ficaria, Pois como a partir dali ia fazer tudo de ônius, não consegui passagens quando lá cheguei. Pois inicio de janeiro é muito lotado de turistas europeus. Mas valeu a pena ficar mais dias.

dali segui de Õnibus até Puerto Natales, atravessando o Estreito de Magalhães que era o que queria também fazer. Houve uma troca de ônibus em Punta Arenas.

Pela primeira vez na vida fiquei em hostel, mas foi em uma casa onde eu era a única hospede, então não tive problemas. Eu também não gosto de ficar em albergues.

dali fui de ônibus para Torres del Paine. Lá eu fiquei em Refúgio. Não ha quarto individual, mas como não era muito barato, era bem organizado. Fiz o pacote completo com refeições inclusas. 

Há hoteis bem caros dentro do Parque. Na ocasião achei exorbitante pagar o hotel. Torres dl Paine é belissimo, vale a pena, mas também para ficar dentro do parque só vale se você gostar de trekking. na época eu era assídua e adorei.

dali retornei para a Argentina (El calafate e El Chaltén) Netes eu fiquei em hostel , mas dei prioridade a lugar com banheiro privativo. Foi uma experiência diferente.  valeu na época.

Dali subi de ônibus pela Rota 40, El Chalte ate Perito Moreno (cidade) 12 horas e no dia seguinte até Bariloche. Como eu já conhecia Bariloche, so fiquei para dormir. 

Eu adoro viagens por terra, mas não é todo mundo que gosta. Escolho sempre os ônibus de mais conforto.

Bom se você quiser, eu posso te ajudar na montagem do roteiro, sim.

As 2 Patagônias são belas, mas a minha preferência é a Chilena.

Daianny Correa

Daianny Correa Campinas

respondeu 3 anos atrás

Oi Renata, tudo bem?

Estive na Patagônia Chilena e Argentina alguns meses atrás e posso te garantir que é tudo imperdível, simplesmente mágico.

Eu fui de carro, então não sei te dizer sobre passagens aéreas e tudo mais. 
Em Ushuaia a parte mais bonita e encantadora que achei foi a serra que dá acesso a cidade, seria bem legal se vocês pegassem um carro para fazer esse trajeto, assim podem ir para Laguna Esmeralda que fica nesse caminho, também podem conhecer o Lago Escondido e Lago Fagnano e ir ao mirador Paso Garibaldi que tem uma vista espatacular.
No fim da Ruta 3 onde acaba Ushuaia existe a Bahia Lapataia, também é um passeio bacana para fazer, o parque é lindo durante os dias de sol. 
Ainda em Ushuaia não deixe de comer a Centolla, famoso carangueijo gigante das águas da patagônia, é uma delícia, tem um restaurante bem tradicional na Av. San Martin que se chama La Cantina Fueguina de Freddy, eles servem pratos incríveis e com um preço muito bom. 
Em Ushuaia fiquei em dois hotéis bem centrais que tinham um preço ótimo (talvez por ser baixa temporada), a não ser que você queria algo chique e requintado, os hotéis no centro da cidade são ótimos.

Não deixe de ir a El Calafate para conhecer o Perito Moreno, foi o lugar mais lindo que visitei, o glaciar é muito imponente você não pode deixar de ver. 

No lado Chileno eu fui pra Punta Arenas porque existe uma zona franca, onde não pagamos impostos, na teoria era para ser tudo bem mais barato, mas na prática não funciona bem assim, achei tudo bem caro.

Para ir no parque nacional Torres del Paine eu fiquei na cidade de Puerto Natales, que deve ficar aproximadamente 1 hora do parque. No dia que fui estava nublado e chovendo, então resolvemos não pagar para entrar no parque pois não íamos conseguir ver nada.
Como estávamos de carro o guia do parque nos indicou uma volta de carro ao redor do parque, con seguimos ver a Laguna Amarga, que é linda e tem uma cor esverdeada surpreendente. Também conseguimos ver uma queda d'água muito bonita nesse caminho. 

Como fiz tudo de carro sou meio suspeita para falar, mas se tiverem a oportunidade de alugar um carro por lá seria bem legal, de carro dá pra ver bem mais coisas e tudo no seu tempo. 

Espero ter ajudado.
Boa viagem!

Martha Sousa

Martha Sousa São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Renata,

Fiz um roteiro pela Patagônia Argentina em 2012 e foi muito legal. Iniciei a viagem por Ushuaia, depois segui de avião para El Calafate e visitei o Perito Moreno, que é belíssimo. Depois peguei um ônibus e fui para a El Chalten, que é a meca do trekking na América do Sul. Voltei de El Chalten para El Calafate e peguei um avião para Bariloche. De Bariloche segui para Mendoza de ônibus e de Mendoza segui também de ônibus até Buenos Aires, de onde voltei para SP. A viagem foi incrível, com paisagens lindíssimas. 

Pelo que tempo que você terá disponível, dá para você fazer Ushuaia, El CAlafate e El Chalten. 

A época que você vai é perfeita, pois será verão. Não que isso represente algum tipo de calor...rsrsrs....mas será possível fazer as trilhas sem problemas...

Eu peguei sensação térmica negativa em Ushuaia, para você ter uma idéia...rsrs

Espero ter ajudado.

Abraços.

Danilo Andrade

Danilo Andrade São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Tudo bem, Renata?

Eu te aconselho a visitar tanto a chilena, quanto a argentina. Falo isso porque em Ushuaia 
, na Argentina, você tem a possibilidade de visitar o Parque Nacional da Terra do Fogo, o glaciar Martial e também fazer um passeio de barco pelo canal Beagle para ver pinguins e leões-marinhos.

Já na chilena, tem as cidades de Punta Arenas 
 e Puerto Natales 
. Por ambas, você consegue ir para o Parque Nacional Torres del Paine que, para mim, é o cartão postal dessa região. Existe também um passeio de barco até a "Pinguinera", um lugar que é lotado de pinguins.

Sobre o transporte, não existe vôos diretos do Brasil até lá. Portanto, você provavelmente fará escala em Buenos Aires ou Santiago.

Sei que trocar de avião é chato, mas garanto que vale muito a pena. Tudo bem? 

Dentro das cidades que eu mencionei, o transporte é tudo na base dos táxis, remis ou translados. Talvez em Punta Arenas exista transporte público porque o lugar é mais urbanizado, mas quando eu fui, a cidade estava bemmmm parada e não vi nenhum transporte desse tipo por lá.

E para ir de uma cidade à outra, a melhor opção é o ônibus rodoviário, mas fique longe de uma viação chamada Tecni Austral porque o serviço é um lixo! Sério, o barato vai sair caro... então, nada de viajar por essa companhia, ok? rsrs

Olha, a respeito da alimentação, fiquei sabendo que em Ushuaia servem o cordeiro patagônico. Mas não tenho como falar muito desse prato porque não sou chegado em cordeiro rsrs.

Não consigo te ajudar na questão da hospedagem, pois eu fiquei em hostel e não sei de nada sobre os hotéis de lá.

Se possível, visite também El Calafate e El Chaltén.

Concluindo, lembre-se que na Patagônia o preço é um pouco salgado, ainda mais em tempos de crise, então vá preparada. 

E o mais importante, faça uma boa viagem!

Lugares mencionados

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Patagônia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Renata

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.