Como me organizar pra ficar um mês na Chapada Diamantina e quais lugares ir nesse tempo? (sendo que estarei sem carro)

Tenho a intenção de Vitória-ES no inicio de Janeiro e ficar o mês todo passeando pela chapada diamantina, para isso vou procurar por áreas de camping, roteiros de caminhada para cachoeiras e outros atrativos. Tenho experiencia em fazer caminhadas de longa distância. Minha locomoção terá que ser de ônibus ou a pé! Sei que a região é composta por várias pequenas cidades, mas em qual devo ir primeiro e o que fazer em cada uma? Vi também que tem uma travessia no Vale do Pati, se alguém tiver contatos de guias ou grupos que estarão lá na época, eu adoraria te-los.

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Marina

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Bom dia Marina,

Não sei aonde mora, mas pesquise os trechos possíveis na Real Expresso por exemplo, tem algumas boas opções antes da chegada a Lençois..

Aproveite os Lençóis, as Grutas Azul e da Pratinha, na Lagoa da Pratinha, o Morro do Pai Inácio, não deixar de ir a Cachoeira da Fumaça incrível e ao Vale do Capão.. tem a Cachoeira da Fumacinha também, linda, os Poços Azul e Encantado, que são imperdíveis, a Cachoeira do Buracão.. todos estes tem que estar no seu roteiro nesses 5 dias..

Pode ir também ao Cachoeirão por cima, que tem uma vista privilegiada do Vale do Cachoeirão, tem diversos mirantes do Vale do Pati também,

Uma das opções também é a cachoeira do Mixila, que da pra fazer em dois dias, à partir da cidade de Lençóis.

Não deixe de comer no restaurante Boa Vista, no povoado de Conceição dos Gatos, considerada a melhor galinha caipira da Bahia.. 

Kabana de Pedra também é um ótimo lugar para se comer, assim como o Cozinha Aberta Slow Food e o Roda D'agua Gourmet

Quanto aos guias e tal, chegando lá dá pra conhecer as diversas agências e nas associações de guias e escolher o que faz mais o seu tipo, o que te chama mais atenção e quantos dias e valores te agradam mais!

Espero ter ajudado, pelo menos um pouco!

Boa viagem e aproveite ao máximo =)

Lu Torres

Lu Torres Rio de Janeiro

respondeu 3 anos atrás

Olá Marina, tudo bem? 

Acabei de chegar de uma viagem na Chapada Diamantina, mas diferente de você eu tinha apenas 10 dias. E como é lindo o local ! E muito grande também, portanto você vai precisar escolher bases, para fazer a volta toda no Parque. 

O  meu roteiro foi assim e pode te ajudar ... 

3 N (noites) em Lençois, 2N no Vale do Capão, 2N no Abrigo do Mato, 2 N em Igatu. Não fizemos tudo, claro, mas tivemos uma bela noção da Chapada com idas a várias cachoeiras, grutas, trilhas etc.

Lençois é a cidade com melhor estrutura. Recomendo não fazer o passeio à Pratinha (a flutuação é imperdível) num bate e volta para Lençõis e sim no dia em que estiver seguindo viagem parao Capão...Pois você vai evitar "voltar" mais de 70 km...

Entre outras coisas te recomendo no Capão o contato com a Vitala, guia do Analuz Caminhando (tem face). Vitala mora no Capão e conhece muito a região, Fizmeos a trilha da Fumaça por cima (você terá tempo de fazer por baixo também). Se quiser, com este tempo ainda terás tempo de fazer a Travessia do Vale do Pati. Aqui, com a Vitala provamos o sensacional pastel de Jaca, típico da região. Feito de modo caseiro, sensacional. Recomendo o contato. 

A Gruta da Lapa Doce é mais rápida de ser visitada e já te dá uma bela amostra das grutas da região. A da Torrinha é mais demorada...

Tem a Serra das Paridas...Com inscrições ruprestes surpreendentes! 

No Abrigo do Mato, próximo a Ibicoara: é um casal que abriga os hóspedes em sua residência (e como abriga bem!) E de lá é mais perto para ir à imperdível Cachoeira do Buracão. Lu e Tamara (e a pequena Lia -) nos recebem de forma inacreditável. Procure no face por Luciano Bicho do Mato ou Abrigo do Mato! 

Tem Conceição dos Gatos! comi um nhoque de milho verde que já é inesquecível :) 

Em Igatu, uma cidade linda! Não será completa se não fizer um passeio como Chiquinho de Igatu (procure por ele no Bar Garimpeiros); todo mundo o conhece. Ele é um especialista em plantas medicianis e conhece TUDO. à noite você pode combinar para ver " as luzes" das grutas...O Céu estrelado vale todo o passeio...

Bom, qq dúvida só escrever aqui! 

Abração, 

Lu

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Chapada Diamantina,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.