Equipamentos e Acessórios de viagem, Curiosidade e Inspiração, Restaurantes, Roteiro; Custos de viagem   Chapada Diamantina, Lençóis, Ibicoara, Mucugê

O que fazer em 9 dias completos na Chapada Diamantina (com reveillon no Vale do Capão)?

Olá!

4 pessoas em carro 4x4 na Chapada, o que seria imperdível em 9 dias?
Como é o Reveillon no capão?
Estadia boa e barata nas cidades próximas.
Dá para tentar o Vale do Paty em 3 dias? O que é indispensável levar?
O que da pra fazer sem guia? Ou melhor algum lugar é imprescindível guia?
Como é a temperatura no período dezembro/janeiro?

Desde já agradeço a ajuda!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de José

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

2 Respostas

Lu Torres

MELHOR RESPOSTA

Lu Torres Rio de Janeiro

respondeu 3 anos atrás

Olá José, tudo bem? 

Estive em agosto deste ano na Chapada, por 10 dias e alugamos um Duster em Salvador, o que atendeu muito bem. Um 4x 4 será ainda melhor, pois há algumas estradas de terra e isso fará você ter um conforto, segurança e ganho de tempo :) inimaginável.

Fizemos assim, a partir de Salvador:

Lençois: que á mais estruturada das cidades para começar a volta ao Parque da Chapada (sim, nós fizemos algumas bases para vermos paisagens distintas).

A partir daqui fizemos: Serra das Paridas e Cachoeira do Mosquito (sem guia); Cachoeirinha e Salão das Areias Coloridas (chegqar no parque é muito, muito fácil; no entanto um Guia lá dentro facilita , porque não achmaos fácil não chegar nos salões de areias coloridas) no Parque de Lençois e o pôr do sol no Morro do Pai Inácio, que é um clássico. 

A noite em Lençois é animada e há bares e restaurantes para todo gosto. 

Ficamos 3 noites. Deixe para ir à Gruta Azul e Pratinha no dia em que sair em direção ao Vale do Capão, para não ter que retornar mais de 70 km, certo?

No Capão, provem a tal coxinha ou pastel de plamito de jaca...característico da região e delicioso. Ficamos na pousada e contratamos a Vitala (ALALUZ CAMINHANDO , no facebook) ára fazermos a trilha da Fumaça , por cima. Olha, converse com a Vitala, ela é turismóloga e conhece muito, muito bem a região e fazer a trilha com ela será um diferencial para enteder ainda mais a geografia da região.

Por aqui ficamos 2 noites (ja que chegamos no fim do dia, depois de ter passado na GRuta Azul , pratinha e GRUTA DA LAPA DOCE - entre Lençõis e Capão)

Depois, seguimos e  contratamos hospedagem e Guiamento com o Luciano que recebe os hóspedes em sua casa e foi SENSACONAL. Fechamos o passeio à Cachoeira do Buracão (para mim, a mais incrível cahoeira da região). Luciano Abrigo do Mato (facebook). Sua casa está no BAixão, próximo a Ibicoara. A experiência toda e conhecer a sua familia foi demais. 2 noites por aqui.

Depois seguimos para Igatu e aí nenhuma viagem a Igatu estará completa se não conhecer e fazer um tour com o Chiquinho de Igatu (essa dica é de ouro, vai por mim!). Você pode encontrá-lo no bar em que ele é proprietário (Garimpeiros) ou na Pousada (recomendo) Flor de Açucena. Ultimas 2 noites , antes de voltarmos a Salvador. OBS: pergunte ao Chiquinho sobre as "luzes" da montanha...Ele lhe explicará tudo e nós subimos com ele à noite ... No mais, vejam vocês mesmos hahaha 

Repare que nesse trajeto, damos a volta no sentido anti horário do Parque, você pode estudar o sentido contrário para sincronizar com o Reveillon no Capão :) 

Em relação ao Pati, penso que vcs terão que escolher em fazer esta caminhada e entrar no Pati ou ter uma visão geral da Chapada. As distâncias são grandes e algumas estradas de terra/e mesmo com rio para ultrapassar rsrs mas, dá tudo certo ! 

PS: Próximo a Igatu, visite o povoado de Conceição dos Gatos. Você verá uma Igreja, uma rua á esquerda da mesma e , então, procure por um restaurante caserio onde provei o MELHOR NHOQUE DE MILHO da vida! Comida caseira e farta, servida na casa dessa moradora, que , neste momento, não me recordo o nome - mas não tem como errar, é um povoado muito pequeno, pergunte pelo nhoque de milho :) 

De memória, acho que é isso, 

qq coisa pode escrever aqui, 

Abração e prepare-se para uma viagem emocionante, 

Lu

Cori Lucena

Cori Lucena Recife

respondeu 3 anos atrás

OI josé, 

Tem uns lugares que dá sim pra ir por conta própria.
Fui na chapada duas vezes, se vcs estão de carro facilita muito. Em lencóis tem lugares beem fáceis de chegar como serrano, cachoeirinha e ribeirão do meio. também tem outros lugares que vc pode procurar nos mapas, fiz muito isso no vale do capão. Lá no capão vc pode ir pra cachoeira da fumaça por cima, tem o riachinho, cahcoeira do rodas, angélica, rio preto... todos esses fui só vendo os trajetos no mapa, não é dificil.

Têm umas trilhas pra conhecer o pati de 3 ou 4 dias se n me engano, tem que se organizar se quiser fazer. 
Além de vários pontos turísticos como tem na outra postagem. Poço azul é sensacional também!
Alguns lugares é melhor ir com guia mesmo.

De noite sempre tem coisas pra fazer tanto em lençóis como no capão. Devem ter programações legais pra o ano novo!

Espero ter ajudado.
Boa viagem!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Chapada Diamantina, Lençóis, Ibicoara, Mucugê,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.