Amanda Breslau

 Mochilão   Sudeste Asiático

Clima no Sudeste Asiático

Oi Gente, estou planejando um mochilão pelo Sudeste Asiático ano que vem por volta de abril ou maio sem data definida de volta, queria saber como é o clima lá nessa época do ano, obrigada!!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro

Responda a dúvida de Amanda

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

3 Respostas

Dennis Carlotti

MELHOR RESPOSTA

Dennis Carlotti São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Bom dia Amanda,

Seguem informações importantes que já havia mandado a outro viajante:

Tailândia:

Monções: Como a Tailândia é banhada por dois mares diferentes, a monções também são dividias em duas. De um lado, na costa oeste – onde fica Phuket e Koh Phi Phi –  as monções vão de abril a outubro. Já do outro lado, na costa leste – onde fica Ko Samui e Ko Tao – as monções vão de setembro a dezembro.

Intensidade: Na Tailândia as moções são consideradas de medianas a baixa – o que significa que você vai enfrentar alguma chuva e um tempo mais nublado do que o normal.

Melhor época para ir: A melhor temporada para visitar a Tailândia é de dezembro a março ou até de novembro a abril. Conheci pessoas que foram em maio e conseguiram aproveitar tudo numa boa.

Camboja:

Moções: De maio a outubro.

Intensidade: Apensar de também ser afetado pelas monções, o Camboja não é um lugar que gera muita preocupação. Lá elas são fracas, então no máximo você vai pegar uma chuvas de vez em quando.

Melhor época para ir: De novembro a abril.

Vietnam

Monções: O Vietnam tem um clima bem chatinho. No geral as monções no país rolam de maio a outubro e a temporada de furacões vai de julho a novembro.

Intensidade: Aqui o assunto fica bem mais sério. Você deve evitar o máximo possível uma viagem para o Vietnam na época das moções ou da temporada de furacões. Lá rola altas tempestades, ventanias, alagamentos, tufões e coisas do gênero.

Melhor época para ir: Fazendo uma média geral, a melhor época para visitar o Vietnam é entre abril e maio.

Laos

Monções: De maio a novembro.

Intensidade: O Laos é outro país onde a intensidade das monções não é forte. Porém em agosto, o mês de maior intensidade, a atenção deve ser redobrada. Algumas estradas chegam a fechar no país, então fique esperto.

Melhor época para ir: Meses mais tranquilos para visitar o país são de dezembro a abril.

Índia

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: Na Índia as monções tem uma intensidade forte. Além do ar ficar pesado e fazer muito calor, a umidade é muito alta e as chuvas torrenciais podem provocar alagamentos.

 Melhor época para ir: De outubro a fevereiro você vai pegar temperaturas mais agradáveis. De março a maio o calor é bem intenso.

Nepal

Monções: De julho a setembro.

Intensidade: O Nepal também recebe monções de forte intensidade. É comum ocorrer alagamentos em algumas cidades. Quem pretende fazer trekking na região também deve evitar essa época.

Melhor época para ir: O ideal é de outubro a maio, sendo outubro o mais mais indicado para fazer trekking – a temperatura é mais agradável e quase não há névoa.

Indonésia

Monções: de outubro a março.

Intensidade: A Indonésia é pouco afetada pelas monções. Você pode visitar o país em praticamente todos os meses do ano.

Melhor época para ir: De abril a setembro – estação seca – a país é ótimo surfistas e para quem quer curtir Bali. Já agosto é o mês mais caro e mais cheio.

Sri Lanka

Monções: O país também tem duas épocas para monções. De maio a agosto no sudoeste e de outubro a janeiro no nordeste.

Intensidade: As monções por lá são moderadas e você até pode encarar – vai pegar uns dias de chuva, mas nada muito fora do normal.

Melhor época para ir: Para o sudoeste é ideal ir de dezembro a março; para o nordeste é melhor de maio a setembro.

Filipinas

Monções: De maio a outubro.

Intensidade: As Filipinas também precisam de bastante atenção – lá a intensidade é alta e também existe a temporada de tufões, que vai de junho ao início de dezembro. As recomendações são para não visitar as Filipinas nesses períodos.

Melhor época para ir: de uma maneira geral o ideal é visitar o país de janeiro a abril.

Malásia

Monções: Outro país com duas situações de monções. A costa leste é afetada de novembro a março e a costa oeste de maio a outubro.

Intensidade: Na Malásia, além de dois períodos diferentes de monções, as intensidades também mudam. Na costa leste as monções são mais intensas – e até o suporte aos viajantes é limitado – então é melhor evitar. Já na costa oeste os efeitos das monções são mais baixos, nada além de pancadas de chuvas no final do dia.

China

Monções: de abril a setembro – porém apenas a região sul da China é afetada.

Intensidade: as monções trazem temperaturas bem altas e muito umidade ao sul da China, com isso chuvas bem fortes. É aconselhável evitar o país nesse período.

Boa viagem =)

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira Cerquilho

respondeu 3 anos atrás

ola amanda olha esses links que fala sobre o clima de varios países de la...

http://www.umviajante.com.br/guia-viajante/2613-quando-viajar-para-o-sudeste-asiatico-entenda-moncoes

http://viajeaqui.abril.com.br/vt/blogs/achados/2008/04/18/sudeste-asiatico-quando-ir-eis-a-questao/

Ed On The Road

Ed On The Road Viana do Castelo

respondeu 3 anos atrás

Amanda, a preocupação que se tem que ter lá é a época das monções, ou seja, chuvas torrenciais e intermináveis, que alagam as terras asiáticas e podem variar de acordo com o país e região.

Vale dar uma olhada em sites com estas infos.

Veja um aqui:

http://www.360meridianos.com/2013/11/guia-de-moncoes-asiaticas.html

Abraços e boa viagem!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Sudeste Asiático,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.