Leila Conz

 Curiosidade e Inspiração   Brasil

Armazenamento de fotos e organização

Oi pessoal,

Estou pensando em compartilhar um texto sobre a forma como organizo e faço com minhas fotos de viagem.

Acham um assunto interessante??

Compartilhem comigo como fazem, assim consigo montar um texto mais completo com todas as informações. :)

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Família, Gastronômico, Historiador, Natureza, Fotógrafo, Romântico

Responda a dúvida de Leila

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

7 Respostas

Lou Mariano

MELHOR RESPOSTA

Lou Mariano Sorocaba

respondeu 6 anos atrás

Olá, Leila! 

Compartilha! É legal sim saber como as outras pessoas fazem, por mais que saibamos sempre se pode mudar alguma coisa, melhorar. 

Como eu faço: 
Eu separo minhas fotos por tipo de viagem (férias, passeio de fim de semana, eventos etc), por exemplo: Férias Foz do Iguaçu - fev2016) ou Passeio SP 20dez, organizo dentro dessas pastas por dia e/ou passeio realizado, exemplo: dia 18 Cataratas e Pq das Aves, para mim facilita essa organização. Salvo tudo no notebook, deixo um tempo no celular ou cartão de memória da câmera e depois salvo mais uma vez no HD externo, mas já estou pensando em outras formas, tenho medo de perder rs. 

Abraço! 


Marina Zanchetta

Marina Zanchetta

respondeu 6 anos atrás

Eu, hoje, tiro foto só com celular. Mas em algumas viagens os amigos também fotografam. Então: 

Deparo por ano e mês 

Eu gostaria também de tentar separar por local de viagens... Porque muitas fotos de viagem a cabam  se misturando com fotos de eventos...

Na verdade ainda não achei um método de organização ideal...

Fernando Ceron

Fernando Ceron São Paulo

respondeu 6 anos atrás

Eu tiro foto de monte de equipamentos diferentes - câmeras e celulares- pra depois montar tudo, exige paciência e tempo.

Pra criar uma arranjo geral, tenho alguns procedimentos.

Agrupar as fotos por data.

Separar por arquivos de lugares.

Ter a sequência do roteiro da viagem anotado.

Começar uma sequência de fotos com algum chamariz característico da localidade, placa de rua, nome de algum monumento, nome de praça, algo que seja importante pra te lembrar a localidade a partir daquela sequência.

Desta forma, é mais fácil se encontrar no meio das fotos.

Abçs


Fernando Ceron

Karen Mello

Karen Mello São Paulo

respondeu 6 anos atrás

Puxa! Ótima ideia, Leila!!

Olha, eu não sou das mais organizadas não.. as fotos da minha última viagem (final de 2016 - início de 2017) para a Tailândia por exemplo ainda não organizei.. 

Então ideias de como fazer isso de uma forma prática certamente me interessaria.

De uma maneira geral agrupo por datas e sempre procuro tirar fotos das entradas com nome dos locais onde passei, placas explicativas, menus de restaurantes que gostei, etc.. desta maneira, quando vou rever as fotos já vou remontando na cabeça o roteiro e revivendo a viagem.

Quando morei no Canadá consegui (leia-se: tinha mais paciência e tempo livre) também renomear as fotos com a data + local (formato AAAA.MM.DD - Local). Hoje percebo que foi uma boa ideia..

É isso! Aguardo o seu texto!

Abraço ;)

Joao Vedovello

Joao Vedovello

respondeu 6 anos atrás

Oi Leila, tudo bem?

Acho ótima a ideia de sua postagem. Guardar e organizar as fotos da viagem sempre é um tremendo desafio... a gente vai sacando fotos e mais fotos e, depois, fica sofrendo para lembrar de tudo, de todos os nomes e de todos os lugares.

Ultimamente não tenho confiado apenas na minha memória... se vejo um quadro, tento tirar foto do nome da obra também... alguma atração, procuro uma identificação escrita... e por aí vai!

Ao baixá-las para o computador, eu procuro separar pelo dia da viagem... assim me lembrarei também de qual roteiro segui em cada um dos dias.

Abraços.

Karen Angélica Seitenfus

Karen Angélica Seitenfus Concórdia, SC

respondeu 6 anos atrás

Oi, Leila!

Tema interessante! É muito comum a gente bagunçar tudo e depois se perder no meio da bagunça!

Vi o post que vc fez e gostei da sua organização! Concordo especialmente em começar a esturtura de pastas pelo ano, facilita e muito a organização.

Como eu viajo bem menos do que gostaria (snif, snif), minha organizaçõ é bem simples, mas dá conta para minha necessidade. 

Eu costumo separar por data, usando o formato citado pela minha xará, Karen Mello (AAAA.MM.DD - Local), pois facilita a busca posterior, uma vez que já fica tudo organizado em sequência temporal. nfim, não é o método ideal, mas é o que melhor funcionou pra mim, mesmo com limitações: o pior é quando não lembro quando ocorreu a viagem! ai ai ai...

Mas nem sempre consigo... as últimas estão ainda espalhadas em celular, máquina fotográfica, etc... É uma tarefa que demanda tempo.

Quando lembro, também gosto de registrar algo icônico do lugar, pra me situar depois nas fotografias, como já citaram os colegas Fernando e Karen; bem como fazer o que o João citou: ao registrar uma obra, registrar também as informações relativas a ela. Mas isso é a perspectiva ideal kkkkkk: frequentemente esqueço de tudo e depois sofro pra lembrar o que é cada coisa!

Bem legal trocar idieas sobre o assunto!

Caroline Ávila

Caroline Ávila

respondeu 6 anos atrás

Abro uma pasta onde escrevo a data é o motivo da viagem. Depois abro subpastas com os respectivos dias e anoto os resumos de cada uma, em seguida faço a distribuição e guardo em um HD externo (antigamente arquivava em dvd).

 

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Leila

Escreva a sua resposta...
RESPONDER
Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.