Renato Webster

Aonde ir em Joanesburgo, vale a pena comprar a moeda lá ou aqui no Brasil?

Gostaria de algum roteiro para Joanesburgo para 3 dias, vai ser bem corrido, precisava de um norte,
e sobre o dinheiro de lá, existe algum lugar para comprar mais barato? ou melhor comprar no Brasil mesmo

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Festeiro, Natureza

Responda a dúvida de Renato

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

4 Respostas

Priscilla Ázara

MELHOR RESPOSTA

Priscilla Ázara Belo Horizonte

respondeu 3 anos atrás

Oi Renato! O Pedro te deu várias dicas boas, então vou apenas complementar com a minha experiência.

Eu tive apenas um dia na cidade, então contratei previamente o serviço de uma agência (Pretvan Tours: http://www.pretvan.co.za) para poder aproveitar esse dia ao máximo. Foi a melhor coisa que fizemos. Andamos com o próprio dono da agência, Danie, e ele sabia muito da história do país. Fomos ao Soweto, Museu do Apartheid, Lion’s Park e alguns pontos da cidade que queríamos conhecer, como o estádio Soccer City, que teve o nome alterado para FNB Satadium.

Caso precise de alguma agência com ótimo custo-benefício, fica a minha recomendação.

Boa viagem!

Pedro Leonardo Costa

Pedro Leonardo Costa Rio de Janeiro

respondeu 3 anos atrás

Oi, Renato.
Acho que tanto faz comprar rand aqui ou lá.
Caso você deixe para trocar na África do Sul, isso pode ser feito no aeroporto de Joanesburgo mesmo.
Há uma casa de câmbio do banco Bidvest antes da saída para o saguão. Também tem outra depois da porta automática, à esquerda. Eles aceitam real (notas a partir de 10).

Pedro Leonardo Costa adicionou foto de Joanesburgo Foto 1

Também tive dúvidas sobre o que fazer quando passei uns 4 dias em Joburg.
Antes de tudo, acho legal ter um chip de operadora local (a Vodacom, por exemplo). Para explorar a cidade com segurança, você vai precisar do Uber. Os táxis de lá não são muito confiáveis. Não há empresas como em Cape Town e outras cidades.

Entre as coisas para se fazer/visitar:
- Maboneng Precinct: Área revitalizada de um bairro na região central. Ar meio hipster, mas tem bons bares, restaurantes, food trucks e, aos domingos, uma feira gastronômica.
- Braamfontein: Bairro ligado a arte e gastronomia. Aos sábados, tem a feira gastronômica Neighbourgoods Market. Fica a 10 min a pé da estação Park do Gautrain.

- Sandton City: Shopping que fica na área de hotéis e escritórios. Seu lugar mais icônico é a Nelson Mandela Square, com uma estátua gigante do Madiba.

- Soweto: O megabairro merece ser visitado com calma. Procure um tour que não seja vapt-vupt, com paradas de 2 ou 3 minutos em cada lugar. Sugiro os oferecidos pelo Lebo’s Backpackers.

- City Sightseeing: É uma forma de conhecer vários lugares quando se tem pouco tempo. Os roteiros atuais focam a região central, e as paradas mais relevantes são: Museu do Apartheid, World of Beer, Constitution Hill e Origins Center.

- Pretória: Separe um dia pra conhecer a capital administrativa. Dá pra chegar de Gautrain em 40/50 minutos. Em dias úteis, há um serviço de ônibus do próprio Gautrain, que passa pelos principais pontos turísticos da cidade, como os Union Buildings, sede do Governo sul-africano.

Se quiser, dê uma olhada nesses dois posts do meu blog sobre a África do Sul:

Tour do City Sightseeing:

http://bastantesotaque.com/dicas-joanesburgo-red-bus/

Chegando no aeroporto de Joanesburgo:

http://bastantesotaque.com/dicas-joanesburgo-chegando-aeroporto/

Pedro Leonardo Costa adicionou foto de Joanesburgo Foto 2

Pedro Leonardo Costa adicionou foto de Joanesburgo Foto 3

Maria Regina Rodrigues

Maria Regina Rodrigues São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Olá Renato, não tenho muito a falar de Joanesburgo, porque para mim acaba sendo somente ponto de conexão para outros países da África, o que eu conheço são mais as imediações do Aeroporto OR Tambo. Mas aqui no Dubbi, existem pessoas que com certeza irão responder com mais detalhes para voce. Quanto à moeda o Rand, ou qualquer outra moeda dos países africanos, aqui no Brasil, não há tanta disponibilidade no mercado. Toda vez que procurei em casas de cambio para facilitar alguma coisa na chegada aos países, nunca encontrei disponível para venda . Como sempre, a bola da vez é  o dolar. Eu viajo sempre com dolares, seja no cartão, seja em espécie e faço o cambio no aeroporto. Nem sempre faço em casas de câmbio pois existem muitos informais que trocam, com preços melhores do que a casa de cambio, mas é bom ficar atento com os informais. Em países como a Nigéria, ficam muitos e muitos no aeroporto vendendo nairas, a disputa de preço é boa, voce encontra bom preço, para eles ter dolar em espécie é o ideal. O ideal é voce ter o dolar, comprar aqui no melhor preço e chegando lá, trocar por moeda local. Eu opto sempre em levar para a Africa um cartão,  em grandes centros como Joanesburgo,  existem muitas ATM’s, lógico que existem as taxas que voce paga no cartão mas voce já pode sair com tudo mais ou menos calculado, geralmente, fico com dinheiro em espécie para pagamento de transporte e pequenas despesas do dia a dia. Como a moeda de algumas regioes são muito desvalorizadas, voce pode trocar US 50 e ficar com um pacote de dinheiro com tantas cédulas, que voce nem sabe onde colocar (rsrs). Sei lá o cartão é bem prático, com suas conversões automáticas, o controle é bem melhor. Não acho útil, se preocupar em sair daqui do Brasil com a moeda de lá. No aeroporto OR Tambo, quando fui tomar um suco em um determinado local, eu precisava de um pequeno valor em rand e naira, paguei com dolar e pedi o troco em moedas locais, fizeram sem problemas. O cartão se torna uma outra boa opçao porque acompanha o cambio do dia.

Bom não sei se ajudei muito, mas espero que ao menos alguma coisinha que falei tenha ajudado. Voce terá ótimas informações aqui. Outras pessoas de ajudarão. Conheço mais regiões afastadas, em países da África, tenho um projeto social em Kwara State, Nigéria, então a percepção que tenho de locais é um pouco diferenciada.

Um abraço e uma excelente viagem, depois conte tudo aqui para que possamos saber e usar de suas dicas e insigths.

Andre Araujo

Andre Araujo Praia do Perigoso (Rio de Janeiro)

respondeu 3 anos atrás

Visitar em Joburg (como a cidade é conhecida) o museu do apartheid, o lion park que é quase um safari onde vc pode tocar em alguns animais. Há tbm passeios de sightseeing (busão de dois andares que circula nos principais trechos da cidade).

Tbm é uma boa visitar Soweto, mas nao vá por conta própria, melhor contratar os serviços de uma agência pra esse passeio.

Em termos de safari, o kruger fica longe pra quem dispõe de pouco tempo, logo, recomendo um safari em Pilanesberg.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Joanesburgo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Renato

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.