Fábio

Afabilidades.

Ola viajantes, em geral os abitantes de Lisboa e Madrid são afáveis com turistas?
Como é o tratamento que recebemos em táxis, bares, restaurantes e até mesmo na rua como os locais, quando pedimos uma informação, qual foi a experiencia em relação a educação destes povos?
Brigado amigos.

Meu perfil de viagem: Fotógrafo, LGBT

Responda a dúvida de Fábio

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

8 Respostas

Juliana Prado

MELHOR RESPOSTA

Juliana Prado São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Estive em Lisboa e Barcelona...Os portugueses recebem bem os brasileiros, mas claro, tem alguns que não são tão simpáticos, como em qualquer lugar.

Em Barcelona, fui muito cortejada rs, então faziam de tudo para me agradar...rs.

Mas pode ir tranquilo, povo bonito e agradável, dos dois países. E tudo depende de como você aborda as pessoas. Isso vale para o mundo todo :) gentileza gera gentileza

Boa viagem!

Pó Dourado

Pó Dourado São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Fui muito bem recebida por todos em Lisboa. As pessoas conversavam, davam "extra" de comida, eram simpáticas, davam dicas de lugares, paravam para ouvir, davam chorinho de vinho rs. Só tenho elogios!

Em Madrid o pessoal é mais durão, ao menos foi a impressão que tive. Não passei nada perto de raiva, eles no geral só pareciam mais diretos e secos.

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo)

Analuiza Carvalho (Espiando Pelo Mundo) Salvador

respondeu 2 anos atrás

oi Fábio... já estive em Lisboa e Madri e te digo que os habitantes num primeiro momento podem parecer rudes e mal educados, mas não são. 

Essa é só a primeira camada, que dependendo da abordagem, é facilmente rompida. Aí, somos todos latinos. 

Lisboa especialmente está tentando se adaptar ao turismo de massa e parece que não está muito fácil para eles, então podemos ouvir aqui e acolá uma irritaçãozinha. 

Eu tomei um sabão um dia de um senhor, que depois foi todo sorrisos. :) 

Enfim, faz parte da personalidade tanto de Lisboetas quanto de Madrileños uma camada de rudeza e indiferença, mas não se intimide que no fundo eles são simpáticos e recebem bem seus visitantes. 

Veja um pouqinho mais aqui: https://goo.gl/tDcESW

Ana 

Evelin Vieira

Evelin Vieira São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Eu voltei encantada com Portugal, principalmente com a atenção das pessoas lá. Peguei táxis, transfer que adoravam conversar, contar histórias. O pessoal do hotel me liberou o quarto bem antes do horário, foram muito atenciosos. Só tenho elogios as pessoas que conheci em Portugal.

Vilma Palomar

Vilma Palomar Campinas

respondeu 2 anos atrás

Não estive em Lisboa, mas estive em Madri. Se você entender que os Espanhois de uma maneira geral, segue as regras e desconhecem "o jeitinho brasileiro", entenderá que eles são praticos e objetivos. No começo achei eles um pouco rudes, mas depois entendi que era a minha forma de olhar as coisas, e a maneira de me portar. Por exemplo, no Brasil se você for a uma igreja, ninguem vai ligar se esta com uma blusa de alcinha, em alguns lugares na europa, pode soar como falta de respeito (itália por ex.). Tente se policiar quanto aos costumes espanhois e fará rapidamente amigos e não terá problemas. 

Acredito que os madrileños são calorosos e abertos, mas tudo depende das situações em que nos colocamos. Então se pretende ir a Espanha, faça como os espanhois e terá sucesso!

Espero ter ajudado!

Bjocas

Patricia Kameda

Patricia Kameda São José dos Campos

respondeu 2 anos atrás

Olá.

Em Portugal eu sempre fui bem recebida, mas percebi que são um pouco mais reservados.

Para tirar dúvida ou informação nunca tive problema. Evite chama-los de moço, como temos costume aqui, pois para eles tem outro significado e podem ficar ofendidos.

Em relação aos taxistas, da primeira vez eu peguei um que era um pouco seco, não me ajudou em nada e parou longe do lugar que eu queria. Da segunda vez eu peguei um bonzinho que me ajudou e me tratou bem.


Tânia Barreira (UmOlharViajante)

Tânia Barreira (UmOlharViajante) Lisboa

respondeu 2 anos atrás

Os portugueses são dos povos mais hospedeiros, contudo existem sempre excepções, mas no geral tenho a certeza que vai ser bem recebido.

Como a Roberta diz, a nossa maneira de falar é mais "séria" que a vossa, mas isso naõ quer dizer que estajamos a ser rudes! A grande maioria dos portugueses adora receber turistas, e prova disso é Lisboa e Porto é serem das cidades em que o turismo tem crescido mais a nivel mundial, porque as pessoas vêem, gostam, aconselham a outros, e muitas vezes voltam para rever ou conhecer pontos novos do país! :)

uma dica só, antes de entrar num taxi tenha mais ou menos noção de percurso, alguns taxistas podem tentar leva-lo por caminhos mais longos para receber mais, se tiver a certeza disso chame a policia, pois essa pratica é crime e o taxista além de uma multa pode perder a sua licença! 

Uma boa viagem por cá! :)

Roberta Giordano

Roberta Giordano São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Olá Fábio, estou indo para Lisboa  agora no final do mês, e será minha primeira vez por lá. Ouço muito dizerem que os portugueses são grossos e que não tratam bem os turistas. Mas fico com o pé atrás, pq as pessoas as vezes confundem seriedade ,jeito mais reservado, com grosseria, em particular pq nós brasileiros somos muito festivos.

Os italianos que falam tanto que também são grossos, eu amooo..rsrs. Sempre vou pra Itália e sempre sou bem tratada. 

Estive na Espanha , mas na região da Catalunha, e também foi por terra a fama de estúpidos que já tinha ouvido falar. Sempre me atenderam super bem , tanto nos locais turísticos quanto em locais comuns. 

Obviamente gente mal educada tem no mundo inteiro. Mas vá de coração aberto, procure se inteirar sobre os costumes , idiomas e no caso do português de Portugal, palavras e gírias..isso ajuda a entender melhor e nos faz sentir mais envolvidos.

Lugares mencionados

Já imaginou fazer uma viagem 100% personalizada e feita sob medida para você?!

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em criar roteiros 100% personalizados e sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e interesses e recebe uma consultoria grátis de um Especialista de viagens. Após fazer o orçamento, basta realizar o pagamento que o Instaviagem organiza toda a sua viagem do começo ao fim!

Responda a dúvida de Fábio

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.