Viver na Europa e saber se planejar, é viver viajando!


  Europa  5733 visualizações

Prometo não ficar falando que trocamos os nossos gastos evitando comprar coisas supérfluas em troca de economizar e viajar, já que hoje em dia, isso virou clichê em quase todos os textos sobre esse assunto (embora seja verdade).

Vou contar para vocês as facilidades e vantagens que existem na Europa e que ajuda muito na hora de planejar uma vaigem!

Tempo

As férias aqui na Europa funcionam de uma maneira muito simples, temos 25 dias úteis de férias que podem ser aproveitados da maneira como você quiser. 1 dia ou 10 dias é uma opção sua, mas a grande vantagem está mesmo nos dias úteis.

Por exemplo, meu marido e eu fomos para o Brasil no início do ano, passamos 18 dias no Brasil, do qual apenas 11 foram contados como férias. Isso tudo, porque conseguimos conciliar a ida com 3 feriados dentro desse período, mais os finais de semana!

Em uma conta rápida, se você souber se planejar, e os feriados ajudarem, é possível tirar uma média de 40 dias de férias no ano! Nada mal não é ?

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Europa Foto 1

Facilidades

Viajar pela a Europa é muito simples, de carro, trem,  ônibus ou avião, qualquer uma dessas opções podem ser de baixo custo. Os carros aqui são na sua maioria a Dísel, rodam muito mais do que com gasolina, por exemplo o meu carro roda 800 Km com um tanque.

Trem é um dos meios de transporte mais rápido e abrange quase que todos as cidades grandes desse continente, é muitas pequenas também.

Se você considerar que não precisa chegar com antecedência para embarcar, não precisa aguardar a sua bagagem na saída e que a maioria das estações estão localizadas no centro da cidade, muito provável que o trem seja uma ótima opção pelo pouco tempo que se perde com esse tipo de transporte.

O Fato de ser tudo mais fácil e mais barato, temos a vantagem de não precisar fazer um roteiro muito extenso, em um simples final de semana ou uma emenda de feriado é possível fazer uma viagem incrível!

Por exemplo, aproveitei a páscoa e me mandei para Bordeuax! Fomos de carro, foram 500 Km, aqui nós temos feriado na sexta e na segunda. Saímos de casa quinta após o trabalho, chegamos a noite, 3 dias para curtir o destino intensamente e mais um dia para voltar tranquilos e ainda conhecer algumas cidades no meio do caminho.

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Europa Foto 2

Preço  

Aqui existem centenas  de sites que te ajudam a encontrar as melhores passagens, hotéis na promoção e até pacotes bem interessantes.

O Google mesmo, tem uma ferramenta que se chama Google Flights, nele nós colocamos o dia em que desejamos viajar e ele mostra no mapa T-O-D-O-S os destinos e valores de voos para aquele período. Se quiser ainda, ele tem uma opção onde pelo próprio calendário podemos navegar e visualizar qual o dia que a tarifa está mais baixa.

Outra opção que eu adoro é a página do facebook que se chama Happy Low Coast, essa é daquelas amiga para se guardar do lado esquerdo do peito, ela simplesmente fica postando o dia todo quais são as passagens mais baratas do momento, muitas vezes ela consegue pegar erros das companhias aéreas, ou seja, se você for muito rápido, consegue preços absurdamente baixos, a plataforma te indica exatamente o vôo que você tem que pegar(dia e horário).

Para tudo isso, é necessário uma certa flexibilidade e/ou planejamento, pois muitas vezes encontramos esse tipo de bom negócio, para daqui 3 ou 6 meses.

Trem, ônibus e aviões com antecedência ou sorte você consegue comprar passagens bem baratas, se tiver flexibilidade de tempo será ainda mais barato, afinal nos dias de semana as passagens estão sempre mais baratas. Por exemplo, acabei de comprar uma passagem Barcelona x Dublin, um trecho que geralmente custa em torno de 100, 120 euros eu consegui arrematar por 50 euros.

Aqui o Grupon funciona muito bem e é muito utilizado, frequentemente tem opções bacanas de pacotes para o final de semana! Sites que oferecem hotéis de luxo com descontos de 30, 50 e 70% para que todos possam conhecer e usufruir do local, é uma maneira de em período de baixa o local estar com alta rotatividade.

As opções são inúmeras e como disse basta planejamento para conseguir programar uma super viagem a um custo bem baixo!

Alimentação

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Europa Foto 3

Talvez no Brasil se alguém te ver comendo um lanche no meio da praça ou do parque, ele vai te chamar de farofeiro! Aqui, ser farofeiro é ser normal =D

Comer um lanche no meio da praça ou do parque é completamente comum, não só lanche, marmitas também! Além da gente comer em lugares privilegiados, com vista que quase nenhum restaurante oferece, o custo disso tudo é super baixo!

Free-Walking

Você sabia que nas grandes cidades da Europa é possível fazer tour guiado pelo preço que você quiser pagar ?

O free-walking é um tour caminhando pela cidade, geralmente em torno de 1:30h a 3:00h com um guia especializado, o valor de tudo isso quem decide é você.

Isso mesmo, você paga quanto quiser, quanto achar que vale aquela sua experiência!

Planejamento

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Europa Foto 4

Sem planejamento, nada disso funciona!

Se planejar é importante e por isso eu já estou de olho no calendário de 2017, já sei todos os feriados, já tenho em mente os destinos que desejo conhecer, mas claro, se o Google me oferecer uma proposta mais barata quem sabe né ?

Deu pra perceber como é simples viajar por aqui e como se planejando bem, tudo pode ficar bem mais barato do que o normal ?

Não entrei no detalhe, mas o custo de uma viagem pode mudar muito de um viajante para o outro, perfil de hotel, alimentação e etc…

Todos os pontos levantados exceto as questões das férias é possível qualquer viajante, morando ou não aqui utilizar.

Se planeje e aproveite ;)

Passaporte com Pimenta - Maytê  adicionou foto de Europa Foto 5

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Maytê, esse post é para todo ele ser guardado do lado esquerdo do peito. Sonho em morar uma temporada na Europa, embora eu esteja vendo isso ficar meio embaçado com a chegada do meu primeiro neto daqui a um mês, rss. Mas, ele vai ficar guardado; quem sabe, né... Bj

Passaporte com Pimenta - Maytê

Passaporte com Pimenta - Maytê  comentou 7 anos atrás

Rute, essa parte é a mais dificil mesmo =c meu sobrinho vai nascer no inicio do ano e o coração fica apertado, mas infelizmente não podemos ter tudo! Abri mão disso para ter essa vida, só não sei por quanto tempo rsrsrsrs...

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.