Viajar sozinho ou com os amigos? Veja prós e contras


  Europa, América, África, Ásia, Oceania  5329 visualizações

Viajar sozinho ou viajar com amigos são dois estilos completamente diferentes. Qual você prefere? O "Fique Esperto” dessa semana traz prós e contras dos dois tipos de viagens.

Ficar preso em uma só modalidade pode ser muito ruim para os viajantes. Siga o raciocínio, em duas situações:

1: Imagine mulheres que só viajam sozinhas. Ótimo. Pretende ir a Índia ou algum outro país não totalmente seguro para esse tipo de situação. Analisa bem e, por conta da segurança, deixa a ideia de lado. 

2: Você é daquele estilo que só gosta de viajar com amigos. O problema é que suas próximas férias não vão coincidir com as férias de nenhum deles.

Em 1, a pessoa vai deixar de conhecer um país e uma cultura das mais complexas e interessantes do mundo, por só gostar de viajar sozinha. Em 2, por só viajar com amigos, a pessoa fica refém da agenda e disponibilidade de terceiros, que nem sempre são compatíveis com a dela.

DUBBI  adicionou foto de Europa,América,África,Ásia,Oceania Foto 1

O segredo é um meio termo, que permita conciliar os dois estilos de aventura de maneira que você não perca nenhuma oportunidade de viajar - afinal, quanto mais adiamos uma trip, menos tempo teremos para fazer outras trips.

Para quem só se dá bem consigo mesmo numa viagem, é sim um desafio conviver 24 horas com a mesma pessoa e perder a autonomia de decisão de onde ficar, que horas sair, que lugares visitar, etc.

Mas, se é um amigo seu, não tenha medo ou vergonha de se abrir com a pessoa. Tentem negociar um roteiro que seja agradável a ambos. E, se algo está te incomodando, seja franco e conte para a pessoa. Da mesma forma, não faça tudo que está acostumado a fazer sozinho, pois também pode incomodar o outro viajante. As lembranças que vocês terão juntos serão inesquecíveis e compensarão quaisquer sacrifícios. 

Você é do tipo que gosta de viajar com amigos, mas não encontra ninguém? Para não perder a oportunidade de viajar, por que não se abrir à possibilidade de sair com alguém que nunca viu na vida? Aqui no Dubbi mesmo vários viajantes procuram companhia para passeios, desde um bate-volta até mochilões mundo afora. É claro que pode dar errado, mas também pode dar super certo e a pessoa virar um dos melhores amigos. Converse antes sobre estilos de viagens e roteiros - se for parecido, por que não tentar?

DUBBI  adicionou foto de Europa,América,África,Ásia,Oceania Foto 2

Foto: Divulgação/Shutterstock

O mesmo vale para quem acha que viajar sozinho é sinal de solidão, por isso necessita de uma companhia ao lado. Todos aventureiros que amam sair sós compartilham praticamente a mesma experiência: a de fazer vários amigos durante a viagem. Afinal, assim como você estará sozinho, outros também estarão. E vocês frequentarão ambientes propícios a interação, como museus, bares, baladas, etc. Tente viajar sozinho pela primeira vez. Se não der certo, pelo menos você tentou. 

E para onde viajar sozinho? São várias as possibilidades, como Europa, Machu Picchu e até mesmo dentro do Brasil, em cidades como Rio de Janeiro e São Paulo. Fique em um lugar conhecido por animação para ter a garantia de encontrar com pessoas do mundo inteiro. Confira dicas de hostels incríveis para viajar pelo Brasil

Em resumo: basta você estar aberto a um estilo de viagem que não é o seu e a fazer novas amizades ou reforçar antigas. E lembre-se que essa não será a última viagem de sua vida: na próxima pode retornar ao modo que está acostumado.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho comentou 8 anos atrás

Já tive as duas experiencias e ambas foram boas e ambas com problemas tbm. Ja viajei por 1 mês na europa com meu melhor amigo e só tivemos problemas na ultima semana que os santos não estavam batendo kkk. Por sorte em todos os lugares ou faziamos amizades ou já conheciamos alguem do local, então a convivencia só entre nos dois vira e mexe tinha mais amigos, assim um nao enjoava do outro muito rapido. Ja passei 2 semanas em cancun com minha prima e nao tivemos uma briga sequer ! a sintonia estava perfeita ! Também ja viajei por 3 semanas sozinho na europa, nos ultimos 5 dias ate encontrei amigos meus, mas antes esta alone. Vantagem de vc querer fazer quando bem entender e se quiser mudar o plano em cima da hora ninguem vai reclamar. Mas na hora de comer, entrar num bar as vezes pode ficar bem solitario ainda mais se o pessoal no local nao estiver afim de fazer novas amizades. Mas sempre uma experiencia otima de vida

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, América, África, Ásia, Oceania,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.