Como fazer uma ‘road trip’ com meu cachorro?


 Meu dog     Brasil  14248 visualizações

Quem nunca ouviu a história de uma família que viajava com frequência e parou completamente quando adotou um cachorro? Ter um pet dificulta, mas não é preciso encerrar a carreira de viajante por causa dele ou deixá-lo trancado em um hotel canino. Transformá-lo em um “viajante animal” pode ser a saída.

Por isso, separamos algumas dicas para viajar com pets e o que a lei para viajar com cachorro diz para que você possa ter o seu melhor amigo sempre por perto!

Como transportar cachorro em automóvel
Na janela, não. O seu cão pode ser tão aventureiro quanto você e adorar um vento na cara pendurado na janela. Porém isso configura multa (infração grave, no valor de R$ 127,69), além de um risco grande para ele e para os demais veículos. Portanto, tenha um assento especial para cachorro (a partir de R$ 100 é possível encontrar bons modelos) e reserve passeios mais informais, como a ida a uma cachoeira em uma estrada de terra, para o pet curtir a brisa no focinho. Mas fique tranquilo que você pode viajar com cachorro no carro, sim. 


DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 1
No busão
Você também pode viajar com cachorro de ônibus. E não é das tarefas mais difíceis. O dono deve ter em mãos um atestado que comprove as boas condições de saúde do animal. Esse documento deve ser emitido no máximo 15 dias antes da viagem. Ah, você também tem que comprar uma passagem extra para acomodá-lo do seu lado (quer companhia melhor?). São permitidos apenas dois animais por vez e que pesem no máximo 10 kg.  

Jejum
Outra dica para viajar com pet é deixar o animal em jejum pelo menos seis horas antes do início do percurso e sem beber água nas últimas duas horas, recomendam os veterinários. Caso contrário, ele pode ter enjoos e vômitos durante a jornada, além daquela vontade de fazer as necessidades. Mas o coitado não vai ficar com fome? Não. Cachorros adultos comem em geral duas vezes ao dia, o que dá um intervalo de 12 horas entre cada refeição.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 2

Foto: Divulgação/Shutterstock

Pare sempre
O recomendado para o ser humano são paradas a cada três horas. Como as necessidades de movimento dos cachorros são muito maiores do que as nossas, esse intervalo tem que ser menor quando viajamos com nossos pets. Então a dica para viajar com pets é arranjar um lugar para o cão esticar as patas a cada uma hora. Quanto maior foi o animal, menor deve ser o tempo entre as paradas. A viagem vai demorar mais, claro, mas quando sair com o animal a prioridade é sempre dele.

Eduque
O veículo de quatro rodas é um negócio completamente estranho para um animal de quatro patas. Então, outra dica para viajar com pet é, antes de fazer a primeira viagem longa, levá-lo para pequenos passeios, até o cachorro se habituar com os movimentos do carro.

Medicação
Uma das primeiras perguntas que vem à cabeça é: posso dar Dramin para meu cachorro viajar? Não há uma recomendação oficial, apenas indicações pontuais de veterinários. Se der levá-lo sem nada, melhor. No entanto, se já viajou antes com seu pet e sabe que ele terá enjoos e vômitos na estrada, então adminstre uma pequena dose do comprimido, de acordo com o seu tamanho. 


À vontade
Leve o máximo de acessórios que ele costuma usar no dia a dia, como brinquedos, cobertas, etc. Isso fará com que ele se sinta à vontade - ótima dica para viajar com pet, não?

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 3

Nem quente nem frio
Já que o cachorro é seu melhor amigo, não o deixe sozinho no carro. Afinal, a temperatura interna do automóvel é sempre maior do que a externa. Além disso, manere no ar condicionado -o ideal é a temperatura do carro estar próxima à ambiente.

Confirme antes
Não adianta fazer tudo certo no deslocamento, mas, ao chegar no hotel ou pousada, perceber que o local não aceitar bichos de estimação. Então outra dica para viajar com pet é verificar antes hotéis que aceitam cachorro.

DUBBI  adicionou foto de Brasil Foto 4

Gostou? Então saiba aqui como viajar com cachorro de avião


- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.