Viagem a Pomerode - SC. Breve relato e impressões sobre o lugar


  Pomerode, Santa Catarina  3915 visualizações

Olá pessoal! Este é meu primeiro relato aqui no Dubbi e gostaria de compartilhar algumas dicas do que fazer em Pomerode.

Vimos uma reportagem na televisão sobre aquela que é conhecida como a cidade mais alemã do Brasil. Tudo na reportagem chamou a nossa atenção: as festas, a cultura local, a arquitetura da cidade, as tradições etc. Tão logo acabou a reportagem lá estava eu pesquisando passagens, hospedagem e o que fazer em Pomerode. Alguns dias depois: passagens de ida e volta para minha esposa, nosso filho e eu compradas, hospedagem e carro reservados. Optamos por definir o que fazer depois que estivéssemos lá.

No mês de maio embarcamos em Confins (Grande BH) com destino ao aeroporto de Navegantes – SC. Foi um vôo tranquilo, com apenas uma escala em São Paulo. Lá chegando (Navegantes), fomos direto ao guichê da locadora de veículos para retirar o nosso carro.

Algum tempo depois estávamos na bela Pomerode. De cara, a cidade já chama a atenção pelos pórticos (Sul e Norte). Eles demonstram toda a grandiosidade daquela pequena cidade. Abaixo o Pórtico do Imigrante Wolfgang Weege.

John Gabrich adicionou foto de Pomerode,Santa Catarina Foto 1

Ficamos hospedados na Pousada Lena Rosa. Fomos muito bem recebidos pelo casal Rolf e Rose Porath. O local é bastante aconchegante, com quartos confortáveis, estacionamento aberto, piscina e uma área de convivência. O café da manhã é simples, porém muito bom! Recomendo o local!

Assim que acomodamos nossas coisas no quarto, saímos para dar uma primeira volta pela cidade. O Sr. Rolf já havia nos dado um passaporte turístico, no qual consta a história da cidade, o que fazer, os principais locais, rotas de passeio etc. A cada ponto turístico visitado, o turista pode pegar um carimbo. Completando os carimbos o último local visitado dá ao turista uma lembrança da cidade.

Demos uma primeira volta pela cidade, aleatoriamente, sem nada definido. Deparamo-nos com uma cidade calma, pacata, tranquila. Paramos em uma padaria e minha esposa já pode provar uma das especialidades do Vale Europeu: cuca. Ela ficou fascinada e todos os dias queria comer uma diferente.

Almoçamos em um restaurante muito bom (não me lembro o nome) e voltamos para a pousada para dar uma descansada. À noite comemos alguma coisa e fomos dormir.

Uma observação nesse ponto: quem procura por baladas, não vai encontrar em Pomerode. Vários nativos nos falaram isso e pudemos comprovar na prática que a cidade “dorme cedo”. Por volta das 23h já não havia mais nada aberto. Mas não se deixem enganar: não falta o que fazer nesse maravilhoso lugar.

Nos dias seguintes visitamos vários lugares, com calma, sem pressa, curtindo todos os detalhes.

No centro da cidade é possível visitar o Jardim Zoológico, que por sinal, é MUITO bem cuidado. Nosso filho ficou encantado com o lugar.

John Gabrich adicionou foto de Pomerode,Santa Catarina Foto 2

É possível visitar também Museu Pomerano e conhecer um pouco da história das famílias que povoaram o local.

Fora do centro, não se deve deixar de visitar a Rota do Enxaimel. Nessa rota há várias casas com a famosa arquitetura europeia. Tem-se a impressão de estar literalmente na Europa. Uma parada obrigatória é a casa da família Siewert. É um tradicional ponto turístico em Pomerode. Há até um vídeo na plataforma Vimeo em que é contada a história da família.

Ainda na Rota do Enxaimel, deve-se visitar a Igreja Evangélica de Confissão Luterana e o Cemitério dos Imigrantes.  Alguns podem achar mórbido, mas eu particularmente achei o local muito bonito! Tem-se a nítida impressão de voltarmos pelo menos uns dois séculos no tempo!

John Gabrich adicionou foto de Pomerode,Santa Catarina Foto 3

John Gabrich adicionou foto de Pomerode,Santa Catarina Foto 4

Outro ponto de parada obrigatória é o restaurante Wunderwald, especializado em culinária alemã. Os funcionários trabalham em trajes típicos da Alemanha e o atendimento é de primeira.

Falando em culinária e restaurantes, almoçamos praticamente todos os dias no restaurante da fábrica Malwee (aquela de malhas, camisetas...). Excelente comida com um preço muito bom e atendimento de primeira também.

Ah, e como não falar da famosa Torten Paradies... Para quem gosta de tortas, doces e afins, essa é outra parada obrigatória. O lugar é de encher os olhos (e também o estômago, hehe).

Um dos locais que mais gostamos foi a chopperia Curry Wurst, na praça Jorge Lacerda, próximo ao Pórtico Sul. Ali tive a oportunidade de fazer algo que não fazia há tempos: apreciar uma cerveja de boa qualidade. Refiro-me à Schornstein. Em todos os lugares via a propaganda dessa cerveja e resolvi experimentar. Experimentei e minha vontade era não parar de tomar. Nessa chopperia eles servem excelentes sanduíches de bockwurst (um tipo de salsicha feita com carne de vitela e de porco).

Há também o Schornstein Kneipe (Pub Schornstein). O pub foi construído em uma casa tombada pelo patrimônio histórico. É um local excelente para casais e para curtir o final de tarde.

E por falar em final de tarde, um bom local para levar crianças para brincar é na praça Hanz Schmidt. Não há nada demais nessa praça, mas a simplicidade do local é o charme dali. Várias famílias levam suas crianças para brincar ali e meu filho pode fazer várias amizades.

Para quem gosta de compras, opção é o que não falta em Pomerode. Pode-se visitar a loja da fábrica da Karsten, a loja de porcelanas Schmidt, lojas de lembrancinhas, chocolates Nugali etc.

Ah, como estávamos de carro, tiramos um dia e nos deslocamos até Penha, para conhecermos o Beto Carrero World e nos arrependemos de ter tirado apenas um dia para isso. O local é maravilhoso, com inúmeras atrações para todas as idades. São necessários, no mínimo, dois dias para usufruir da maioria das atrações lá dentro.

Ah, lembram-se dos carimbos que mencionei lá no início? Pois bem, completamos o passaporte e ganhamos, no último local visitado, um prato de porcelana Schmidt com uma pintura de um dos pórticos da cidade.

John Gabrich adicionou foto de Pomerode,Santa Catarina Foto 5

Quem tiver a oportunidade, não deixe de visitar essa belíssima cidade, com uma cultura interessantíssima e bastante acolhedora com os turistas!

Espero que tenham curtido esse primeiro post e até o próximo!

P.S.: infelizmente perdi várias das fotos que fiz, por isso postei poucas imagens.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Telma Caramelo

Telma Caramelo comentou 5 anos atrás

Pomerode é muito fofa! Quando fui, peguei a festa da Páscoa. UM encanto

John Gabrich

John Gabrich comentou 5 anos atrás

Eu gostaria de ir é na época da Festa Pomerana. Dizem que é top!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Pomerode, Santa Catarina,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.