Tulipomania e o maior jardim de flores do mundo
Apesar de ser conhecida como a terra das tulipas, a Holanda não é o lugar de sua origem. A flor chegou ao país em 1593, vinda da Turquia e foi protagonista da primeira bolha financeira do mundo, entre os anos1634 e 1637.
Em plena Era de Ouro do país, a tulipa entrou na moda rapidamente, passando a ser comercializada a preços cada vez mais altos. Com a adoção de notas promissórias para agilizar as transações, o mercado começou a especular sobre o valor da tulipa e os interessados em obter lucro rápido se multiplicaram. A falta de regulação dos preços era tão grande que um “vale-tulipa” poderia ser negociado em troca de luxuosas mansões.
Como o valor não correspondia mais ao real, as vendas passaram a superar as compras e os preços despencaram, dando-se o colapso financeiro. O episódio ficou conhecido como tulipomania.
Keukenhof, o maior jardim de flores do mundo, é o principal destino turístico durante a primavera holandesa. O parque está localizado a menos de 40 km de Amsterdam, a capital do país, e é rsponsável pela plantação de mais de sete milhões de tulipas anualmente, além de jacintos, narcisos, orquídeas, rosas, cravos, íris, lírios e muitas outras flores.
O parque fica aberto normalmente entre março e maio e o ingresso custa 16 euros (cerca de 50 reais).
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS: