Torres Del Paine - Tudo que você precisa saber antes de iniciar o trekking.


  Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas  5852 visualizações

                   Ro  Ludwig adicionou foto de Torres del Paine,Puerto Natales,Punta Arenas Foto 1

          Estas dicas são válidas para quem vai entre dezembro e março.

  • Se você chegar ao Chile por Punta Arenas, aproveite para fazer câmbio na zona franca. Lá existe um pequeno shopping com uma casa de câmbio dentro e foi o único lugar em todo Chile que eu consegui cãmbio pela cotação oficial do dia, então se você estiver por lá, aproveite.
  • Na zona franca também tem uma única loja especializada em artigos de esporte que se chama Balfer. Por ser zona franca os preços são um pouco mais baixos do que no Brasil, mas não espere milagres. Lá tem de tudo um pouco, mas pouca variedade de cada coisa, então deixe para comprar por lá apenas o que faltar.
  • Para ir ao parque TDP sua cidade base será Puerto Natales. De lá partem todas as manhãs vários ônibus para o parque. O valor varia de CLP 11.000 a CLP 15.000, onze se você comprar com antecedência em uma das empresas, se deixar para comprar na hora todas vão cobrar quinze.
  • Em Puerto Natales a maioria dos hosteis tem guarda equipagens gratuito já que você se hospeda antes e depois do parque e costuma ser seguro. Caso você não queira deixar sua bagagem excedente no hostel, o terminal de ônibus tem um guarda equipagens que custa CLP 1.500 por dia. Mas cuidado, ele só abre as 8:30 e o ônibus a TDP sai as 7 ou 7:30. Caso queira deixar suas coisas lá, leve um dia antes.
  • Os acampamentos gratuitos têm vagas limitadas e requerem agendamento prévio. Isso poder feito pela página da CONAF órgão administrador de parques nacionais no Chile, ou diretamente no escritório da Conaf em Puerto Natales.
  • Existem 3 maneiras de fazer o TDP, não falo de rotas e sim de gastos. Opção 1: levar apenas roupas, se hospedar em refúgios e fazer as refeições também em refúgios. Você janta e toma café da manhã no refúgio e eles lhe fornecem um lanche para você levar e comer durante o dia, enquanto se dirige ao próximo refúgio. Esta seria a opção mais cara. Opção 2: levar roupas e comida e alugar barraca e bolsas de dormir nos refúgios. Isso não vale para os acampamentos do CONAF apenas para os gerenciados pela Fantastico Sur e Vértice. Para essa opção você deve fazer reserva prévia, pois o número de equipamentos é limitado. A terceira opção e mais econômica é levar tudo e ficar nos acampamentos da Conaf e nos pagos.
  • Para quem quiser fazer o circuito “O”, existe a opção de deixar metade da comida em um guarda volumes que existe tanto no Paine Grande quanto no Torres. Esta opção é paga mas vale a pena por carregar menos peso. Se você começar o trekking pelo Paine Grande, deixe previamente no Torres, se você começar no Torres, deixe no Paine Grande e resgate quando você passar por lá. Tenha certeza que qualquer quilo a menos que você carregar vai fazer diferença.
  • Existem duas maneiras de chagar ou de sair do acampamento Paine grande, uma é pelo catamarã que custa CLP 15.000 (75 reais) e outra é fazendo um trekking de 5 horas que tem uma vista fantástica (foto 2). Para essa opção, depois de comprar sua entrada do parque, você deve tomar um ônibus da entrada do parque até a Sede Administrativa, este ônibus é gratuito. Lá você vai preencher um formulário com seus dados e eles vão te indicar o caminho até o início do sendeiro. Esta parte leva 5 horas, mas é muito fácil (foto 1), vale a pena.

                   Ro  Ludwig adicionou foto de Torres del Paine,Puerto Natales,Punta Arenas Foto 2          Ro  Ludwig adicionou foto de Torres del Paine,Puerto Natales,Punta Arenas Foto 3                                                    

  • Quem quiser ver o sol nascer nas Torres, deve passar a noite no acampamento Base de Las Torres e sair as 5 da manhã já que é mais ou menos uma hora de subida. Eu tinha planos de fazer isso e decidi subir no dia anterior para reconhecer o terreno. Desisti de subir de madrugada por que achei muito perigoso, a inclinação não é brincadeira, o caminho todo são pedras gigantes e se você pisar no lugar errado e cair dificilmente vai conseguir parar devido a inclinação. Para quem quiser mesmo assim ir, deve levar uma lanterna de cabeça, que possibilita ter as mãos livres para se apoiar quando necessário, e subir com o grupo todo  que estiver no acampamento, isso torna a subida um pouco mais segura.

                     Ro  Ludwig adicionou foto de Torres del Paine,Puerto Natales,Punta Arenas Foto 4

  • No acampamento Italiano você tem até as 11 da manhã para desmontar sua barraca. Se quiser fazer a perna central do w nesse dia, pode deixar sua mochila perto da sede de guarda parques e subir apenas com o necessário. Indico levar alguma coisa para cobrir sua mochila (uma bolsa plástica grande) pois esse acampamento é super úmido e as mochilas ficam no chão.
  • Quanto a barraca nesta época entre dezembro e março a característica principal para o TDP é a resistência ao vento pois no Paine Grande e no Base de Las Torres venta muito, minha barraca abaixava até ficar a cerca de 30 cm do meu rosto e voltava, mesmo sendo uma barraca da China, resisitiu bem. Caso sua barraca não seja resistente ao vento, leve materiais para reparar as hastes caso necessário. Outra dica é acampar perto das pedras no Paine Grande, bem ao fundo. Esse local pareceu um pouco mais protegido do vento e no Base de Las Torres na parte mais baixa. Os guarda parques podem indicar o lugar mais protegido do vento.
  • Nos acampamentos da CONAF não têm tomadas para recarregar baterias, vá preparado. Nos acampamentos pagos têm tomadas, mas são disputadíssimas, a dica é que quando chegar no acampamento leve seus eletrônicos para carregar imediatamente, antes de montar acampamento. Até você montar acampamento, tomar banho e jantar, as baterias já estarão carregadas.
  • Quanto a insetos e animais TDP é super tranquilo, não é como no Brasil que existem aranhas, mosquitos, escorpiões e serpentes. Por lá você vê algumas aves, cerdos e lebres. Pumas também existem, mas eles costumam estar longe das áreas de sendeiros.
  • Está proibido fazer fogo fora das áreas autorizadas. Por ser uma área muito vulnerável a queimadas, qualquer pessoa pega utilizando fogo fora das áreas de cozinha será expulsa imediatamente do parque.
  • Quanto a comida, pra quem optar por levar tudo, indico levar comida liofilizada, por ser mais leve e principalmente por ser mais prática pra fazer. Nos acampamentos as cozinhas costumam estar lotadas, você vai estar cansado do trekking e não vai ter ânimo pra ficar preparando comida. Esta deve ser trazida do Brasil pois não encontrei em Puerto Natales para comprar. Além disso leve frutas secas e castanhas pra comer no caminho estas são vendidas em casas de produtos naturais em PN.
  • Quanto a água no TDP existem vários córregos que você pode usar para reabastecer. Um litro de água costuma ser o suficiente. E você pode encher sua garrafa sempre que encontrar uma fonte. A água lá costuma ser limpa por ser de degelo, apenas no acampamento Italiano que se pega água de um rio é necessário ter alguma coisa pra purificar como Clorin por exemplo. Converse com guarda parques sobre as fontes de água antes de sair para cada trecho. Conforme a época do ano pode ter mais ou menos água no parque. Eles saberão informar, e você poderá se preparar com a quantia necessária.
  • Quanto a pergunta que a maioria faz, por onde começar o trekking, indico começar por Paine Grande, pois tem um trecho entre Los Cuernos e Las Torres que é uma subida de quase uma hora pra quem vai no sentido contrário. Pra quem faz nesse sentido é descida e depois tem uma subida que também é puxada mas muito mais curta.
  • Por último e não menos importante: aprecie o céu a noite que é fantástico lá.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

David Andrade

David Andrade comentou 7 anos atrás

Sensacional!!! Parabéns ????????

Marcos Arata

Marcos Arata comentou 7 anos atrás

Muito show!!

Ro  Ludwig

Ro Ludwig comentou 7 anos atrás

obrigada!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Torres del Paine, Puerto Natales, Punta Arenas,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.