Conheça os tipos de tomadas usados ao redor do mundo


 Mundo     Europa, África, Ásia, Oceania, América  10188 visualizações

O viajante planeja por meses uma viagem. Duração, estadia, grana, roteiro, roupas, a melhor mochila. Tudo perfeito, até chegar no local e… o carregador do celular, do notebook e da máquina fotógrafica não encaixam em nenhuma tomada.

O pânico começa a se instalar. Aí você pergunta no hotel, mas eles não têm um adaptador de tomada universal, e você tem que perder sua manhã atrás disso e ainda gastar o dinheiro que poderia ser investido no almoço (o adaptador custará, em média, R$ 20).

Para evitar situações como essa, é bom conhecer os tipos de tomada usados ao redor do mundo e saber que existem atualmente 14 tipos de plugue, que foram patenteados em diferentes locais –alguns, como o dos EUA, foram copiados em mais de 40 países.

Por que diachos cada país tem um tipo de tomada diferente? Culpe a Segunda Guerra Mundial: quando uma reunião universal iria definir um padrão, o conflito estourou e nunca mais houve qualquer tentativa de negociação. Cada país criou ou adotou seu próprio modelo -e desde então é assim.

Conheça os modelos de tomadas usados em cada país.

América do Norte, Central e Japão/ Tipos A e B - eram tipos de tomada comuns no Brasil antes da nova padronização. O A são dois pinos achatadas e paralelos, enquanto o B tem dois pinos achatadas e paralelos e um fio terra, redondo, logo abaixo.

Europa (exceto Reino Unido), Uruguai, Bolívia/ Tipo C - era o tipo de tomada mais comum no Brasil, e ainda é o mais utilizado no mundo: possui dois pinos arredondados e paralelos.

DUBBI  adicionou foto de Europa,África,Ásia,Oceania,América Foto 1

Reino Unido, Bahrein, Cingapura, Emirados Árabes, Hong Kong, Irlanda, Malásia, Uganda/ Tipo G - é considerado o tipo de tomada mais seguro do mundo, são três retângulos que formam um triângulo.

Argentina e Oceania/ Tipo I - modelo de tomada com três pinos achatados. Dois na diagonal e outro na posição vertical, na parte inferior

Israel/ Tipo H - Possui um padrão de tomada exclusivo, que possui três pinos largos e redondos formando um V.

Chile/ Tipo L - As tomadas no Chile são três pontos paralelos um do outro. 

África do Sul, Suazilândia, Lesoto/ Tipo M - Nesses três países africanos, os tipos de tomada são de três pinos largos e redondos formando o desenho de um triângulo.

DUBBI  adicionou foto de Europa,África,Ásia,Oceania,América Foto 2

Foto: Divulgação/Shutterstock

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Pryscilla Barcelos

Pryscilla Barcelos comentou 8 anos atrás

Olá!! Qual modelo usado na Bolivia e Chile?

Karine  Rodrigues

Karine Rodrigues comentou 8 anos atrás

Tive ódio quando cheguei a Inglaterra e vi que a tomada deles é daquele jeito quase tive um troço. Pode ser muito segura, mas é muito ruim.

Rozane Andrades

Rozane Andrades comentou 8 anos atrás

No Chile a tomada é tipo L.

Fabiano Coghi

Fabiano Coghi comentou 8 anos atrás

Querem uma dica legal também, bateu o desespero e não achou um lugar pra carregar de imediato principamente celular, use a parte usb e conecte em TVs a maioria dos modelos LCD e LED já possuem a entrada. Funcionou pra mim! Ufaa

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, África, Ásia, Oceania, América,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.