Segundo dia no Chile em setembro, Valle Nevado
Valle Nevado, Chile Segundo dia...
Nossa maior ansiedade era para conhecer a neve. Deixamos para fazer o passeio no segundo dia da viagem.
Fechei o tour pela Decolar.com, muitos não sabem, mas é possível comprar passeios pelo aplicativo e até parcelar no cartão de crédito.
Como fomos no mês de setembro, eu não tinha muita ideia de como estaria o tempo por lá e as condições da neve, era final da temporada de esqui e minha torcida era para que a neve nos esperasse por lá.
Meu maior medo era o frio, todos dizem que é muito frio por lá e como nunca havíamos tido contato com a neve, saí do Brasil com uma mala cheia de casacos, cachecóis, protetores de ouvido, gorros e luvas.
Acordamos cedo para pegar o transfer, que nos apanharia no apartamento, nos vestimos em todas as camadas recomendadas e fomos para o saguão esperar a van.
A van passou no horário combinado, mas o chato desses passeios é que eles vão fazendo um pinga-pinga pela cidade, buscando as pessoas nos hotéis. Fomos os primeiros a entrar na van, posso dizer que conhecemos a cidade toda até pegar a estrada.
Com todos a bordo, pegamos a estrada e fomos para nosso destino. No começo da subida para a montanha, paramos num lugar para alugar roupas, o guia, muito amável e atencioso nos informou que não precisávamos alugar a roupa completa, não fazia muito frio, então não haveria necessidade de alugar casacos impermeáveis. Ele também nos explicou que a calça é necessária se você quiser sentar na neve, para evitar que você se molhe... Sobre as botas, ele recomendou, pois disse que encontraríamos lama pelo caminho e poderíamos sujar nossos tênis. Como sou uma pessoa bastante econômica ( pão dura não ) optamos por alugar calças apenas para a Bia (a Mari já tinha).O guia falou sobre sujar os tênis, então não me preocupei, pois o meu era de couro... Que engano! Ele disse sobre sujar, mas não disse sobre escorregar!
Em resumo: botas são sim importantes! Roupas impermeáveis, principalmente se você quiser rolar, fazer anjinho, escorregar, sentar ou se enterrar na neve. Luvas são fundamentais, a neve molha demais e ninguém consegue manuseá-la sem proteção. Eu comprei luvas num camelô, no centro de Santiago, por 3000 pesos, valeu super a pena!
Pegamos um dia de temperatura extremamente agradável, fomos tirando as camadas de blusas pelo caminho, os gorros, casacos e protetores de ouvido ficaram o tempo todo na mochila.
O caminho é lindo, a medida que vamos subindo a montanha a paisagem vai se modificando e a neve vai aparecendo...
Uma parte bem bacana foi quando nosso guia parou numa encosta da montanha para podermos brincar um pouco na neve. Se você como eu, optou por não esquiar, aproveite bem este momento.
Seguimos para o Valle Nevado, que fica num ponto mais alto.
O lugar é realmente lindo, e a vista é incrível.
Você não paga para ficar em Valle Nevado, paga apenas para esquiar, para entrar na pista.´
Se você não for esquiar, não há muito o que fazer por lá... não há grandes espaços com neve para as crianças brincarem. Tem um restaurante por lá e alguns banquinhos para ficar observando quem está esquiando. Claro que as meninas encontraram um canto para cavucar a neve e fazer um boneco, meu marido se encarregou das fotos enquanto eu fiquei ali no banquinho apenas aproveitando minha deliciosa existência e claro, como boa mãe segurando todas a mochilas, guloseimas e as toneladas de blusas que elas foram tirando pelo caminho...
Se você estiver a fim de economizar, melhor levar algo para beliscar durante o dia, pois achei tudo muito caro por lá.
Não se esqueça do protetor solar, acredite, o sol na neve queima mais que na praia! Óculos escuros são importantes também.
É um passeio imperdível!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Karen Peressuti comentou 8 anos atrás
Que Legal Telmaaa!!! Um dia quero ir para lá também.