Roteiro do Vinho - São Roque


  São Roque  41549 visualizações

De vinhos bem elaborados até os mais simples, passando por restaurantes de diversos estilos, São Roque é capaz de oferecer uma opção interessante de entretenimento e conhecimento para todo mundo que busca uma atração próxima de São Paulo, num ambiente organizado e preparado para o turismo de compras.

Para iniciar, vamos dar uma olhada no mapa do circuito:

Joao Vedovello adicionou foto de São Roque Foto 1

Como é possível perceber, são várias vinícolas, restaurantes e pontos de parada que você pode escolher. O importante é responder a uma simples pergunta: que tipo de vinho eu gosto?

Se você é do tipo que gosta de vinho varietal (feito praticamente de uma única uva), como Cabernet Sauvignon, Shiraz ou Merlot, existem algumas adegas que oferecem este tipo de vinho. Mais caro no preço de comercialização, mas com algumas gratas surpresas pelo caminho.

Se você prefere os chamados vinhos de mesa, aqueles mais suaves, sem identificação de uma uva específica, você vai encontrar uma oferta muito maior, onde praticamente todas as vinícolas possuem produtos nesta linha. Possuem um valor de comercialização mais barato e são vendidos aos montes por lá.

Vou destacar aqui as três vinícolas que mais me chamaram a atenção. Atendimento, estrutura e variedade são os pontos que levei em consideração:

Adega Terra do Vinho (http://www.adegaterradovinho.com.br/)

Disparadamente, a melhor vinícola de todo o roteiro. Tanto em seus vinhos de mesa, como seus vinhos finos, a qualidade é perceptível. O espaço é bonito e o atendimento contribui significativamente para a percepção da qualidade. Fica logo no Km 1. É a primeira que você encontrará por todo o caminho.

Joao Vedovello adicionou foto de São Roque Foto 2

Ficamos realmete impressionados com o atendimento e a qualidade do vinho. Eu sou chato com vinho, gosto de conhecer as vinícolas, conversar a respeito, estudar um pouco do assunto. E confesso que aqui tivemos uma experiência muito positiva.

Vinícola Canguera (http://www.vinhoscanguera.com.br/)

Além dos vinhos igualmente de qualidade, a Canguera oferece um espaço mais amplo e com mais opções de degustação e passeio. Diariamente, em horários pré definidos, você pode fazer passeios guiados pela propriedade, onde um enólogo vai explicando todo o processo de cultivo e fabricação do vinho, o que rende boas fotos e muita informação.

Joao Vedovello adicionou foto de São Roque Foto 3

Além do espaço dedicado a venda e degustação dos vinhos, existe a Villa Canguera Restaurante, que fica na propriedade também e que é referência de alimentação. A alcachofra é um prato típico de São Roque, e neste restaurante você também pode experimentá-la dentre vários pratos que possibilitam uma boa harmonização com os vinhos da casa. Visita mais que recomendada!

Vinícola Goes (http://www.vinicolagoes.com.br/

Uma das últimas do roteiro, certamente a mais bonita, mais ampla e mais movimentada de todas. A quantidade de opções de produtos oferecidas é gigante. Do vinho mais simples (de garrafão) até vinhos finos, feitos com uvas clássicas como Cabernet ou Merlot, passando por espumantes, coolers, sucos e outras opções, a Vinícola Goes impressiona desde sua entrada.

Joao Vedovello adicionou foto de São Roque Foto 4

Possui um espaço que renderá muitas fotos, o estacionamento é amplo, o atendimento é bem realizado, os preços são convidativos. É quase certo que você não sairá sem uma garrafa deste espaço. 

Além destas três vinicolas, existem outras tantas espalhadas pelos 9 km do roteiro. Cada uma com uma característica, cada uma com um propósito. Todas merecem atenção, todas tem seu encanto... apenas destaquei as três que me pareceram mais preparadas para atendimento ao turista. Mas isso não desmerece as demais.

Além das opções de vinhos, você vai encontrar em outras paradas degustação de queijos, biscoitos, doces caseiros, salames... a parte gastronômica do roteiro é um capítulo a parte. Restaurantes rústicos, com fogão de lenha, portugueses, italianos, autoral... existem opções para todos os gostos e bolsos. 

não recomendo o passeio aos domingos. Ficamos um fim de semana por lá e no domingo passamos novamente, antes de retornar para nossa cidade. Estava lotado! Haviam muitos ônibus de excursões, carros por todos os lados... todas as vinícolas estavam lotadas... foi difícil de estacionar e comprar as últimas garrafas. Aos sábados é muito mais tranquilo.

Por fim, para que você possa conhecer todo o roteiro, com informações de todas as paradas e um pouquinho mais da cidade de São Roque, consulte o site oficial do Roteiro do Vinho, que é este aqui:

http://www.roteirodovinho.com.br/

Eu tenho certeza que você vai aproveitar o passeio, experimentar algumas bebidas e passar momentos bem agradáveis por lá.

Até a próxima postagem!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Rosana Oliveira

Rosana Oliveira comentou 6 anos atrás

Realmente João, lá é muito bom, ja fiz a algum tempo a rota do vinho, quase ficamos bebados de tanto experimentar vinhos nas adegas... rsrsrrs, vale muito a pena, pra quem gosta tem a festa da alcachofra tb, só não me lembro a data.

Joao Vedovello

Joao Vedovello comentou 6 anos atrás

Oi Rosana, tudo bem? Acabei de receber a programação da Festa da Alcachofra e será de 06 e Outubro a 05 de Novembro, sempre de sexta a domingos e feriados...

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Roque,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.