Partiu Maceió!
Hoje faço minha estreia por aqui! E para o meu primeiro post, nada melhor do que uma viagem super fesquinha. Há menos de uma semana, voltei de uma viagem maravilhosa e inesquecível de Alagoas. Aquelas férias que vão ficar para a história...
Passei 7 dias em Alagoas, mais precisamente Maceió. Nunca imaginei que fosse ver lugares tão lindos em minha vida sem precisar ir tão longe (tá, eu moro em Curitiba e fica um pouquinho longe sim... rs), mas todas essas maravilhas em nosso país. Não é a toa que chamam as praias de lá de Caribe Brasileiro...
Fomos em 4 pessoas para lá, ficamos no Praia Hotel Enseada, na praia de Pajuçara. Hotel simples, mas tinha tudo o que nós precisávamos e o melhor de tudo: uma localização excelente, na orla de Maceió. Perto de restaurantes, quiosques, mercado, da feira de artesanato (maravilhosa!) e era só atravessar a rua que estávamos na praia. Super indico ficar na praia de Pajuçara.
Fechamos 6 dias de passeios por lá, o tempo foi muiiito bem aproveitado. Optamos por não alugar carro e fechar tudo com agência, a Edvan Turismo. O Edvan (dono da agência) é muito gente boa, tivemos um ótimo atendimento dele e dos guias e um preço muito bom também. Depois de ver como é o trânsito e as coisas por lá, indico muito fazer passeio por agência. Você pode ir tranquilo, aproveitar bastante, tomar uma cervejinha e voltar para o hotel em segurança. O trânsito lá é muito doido e as estradas não são das melhores, com pouca sinalização. Não me arrependi de não ter alugado carro. Valores dos passeios são bem em conta também.
Agora vamos lá a programação:
- Primeiro dia - Reconhecimento
Chegamos por volta das 15h e fomos conhecer a orla da praia de Pajuçara e redondezas. Já ficamos encantadas com tanta beleza da praia urbana. Fomos na feira de artesanato e eu e minha mãe já ficamos loucas por lá... rsrsrs... muiita coisa linda e barata. Um excelente lugar para comprar lembrancinhas!
À noite, fomos no forró do turista na Choperia Maikai. Muito animado, com forró pé de serra e dançarinos. Depois do forró, teve show de humor com a Nega Maluca - amamos! Risadas e mais risadas. A Choperia Maikai tem transfer de ida e volta do hotel, gratuito. Super vale a pena.
- Segundo dia - City Tour e Praia do Francês
Quando compramos o pacote da viagem, junto já fechamos um city tour com litoral sul, que incluía a Praia do Francês. O city tour passa (só passa mesmo, não para) pelo centro de Maceió, para no mirante para fotos (vista muito linda do porto de Maceió) e depois segue para a praia do Francês. Passamos o dia na Praia do Francês, uma praia muito bonita e gostosa. O único ponto negativo são os ambulantes, que acabam incomodando um pouco. Mas ignore os ambulantes e dedique um dia para a Praia do Francês. Mar calmo, sem ondas, água limpinha e quente.
Lá tem opção de andar de barco a vela (baratinho) e também de "bote voador" (um bote que começa na água e depois sai voando - esse o preço é salgadinho, mas parece valer muito a pena). Achei sensacional, porém acabei não fazendo nenhum dos dois.
- Terceiro dia - Maragogi
E chegou o dia... a tão esperada Maragogi! Só tenho uma coisa a dizer: VÃO!
Lugar incrível, água azul, coisa mais linda do mundoooo. Mas atenção a uma dica muito importante: olhe a tábua de marés antes de ir. Na semana que fomos, a maré estava muito alta, nós pegamos o último dia que ainda dava pra ir. A maré era de 0,5 no dia que fomos, o máximo que pode ir para as piscinas naturais é 0,6. Quanto mais baixo, melhor. Porém não conseguimos dar pé nas piscinas... então, quanto mais baixo, melhor. Nada tira a beleza daquele lugar maravilhoso, mas ir com maré baixa é muito melhor.
Fomos de catamarã até as piscinas naturais e lá eu fiz o mergulho com cilindro. Maravilhoso, super indico. Ver cardumes de peixes, corais, é muito bom mesmo. Vale a pena!
- Quarto dia - São Miguel dos Milagres
Destino pouco conhecido, não é muito turístico. Lá tem as praias mais lindas que já vi na minha vida. Caribe brasileiro mesmo. Não deixe de incluir em seu roteiro!
Lá você encontra as praias que os famosos costumam ir... paradisíacas e desertas.
Fizemos o passeio de buggy, em torno de 1.30h de passeio. O passeio passa pelo mirante de São Miguel dos Milagres, pelas praias de Lages e Patacho, com parada para banho. Uma mais linda que a outra. Sem contar a parte de conhecer a cidade simples e sua cultura.
Depois do passeio de buggy, fizemos o passeio até as piscinas naturais de São Miguel dos Milagres, na praia do Toque. Mesmo já tendo ido nas piscinas naturais de Maragogi, vale muito a pena conhecer a de São Miguel dos Milagres. As belezas são diferentes, a cor da água é outra, lá é verdinha, enquanto em Maragogi, é azul. Fomos até lá de jangada e a maré estava baixíssima... foi lindo demais. Aproveitamos muito!
- Quinto dia - Dunas de Marapé
Esse foi um dia de relaxar, muito tranquilo. Em Dunas de Marapé, você pega um barco para chegar até lá, que é uma ilha. Lá, de um lado você vê o mar e do outro, o rio. Tem o encontro do rio com o mar. Optamos por não fazer nenhum passeio, pois no dia anterior tínhamos tomado muito sol e nos queimamos um pouco. São duas opções de passeio por lá: andar de caminhão pau de arara e ir até os manguezais e tomar banho de lama.
Lá é bonito, mas eu trocaria tranquilamente por um dia em Maceió ou na praia de Hibiscus, que é uma praia particular, num condomínio fechado. Não achei nada demais, poderia não ter ido.
- Sexto dia - Canyons do Rio São Francisco
Um passeio que foge totalmente à ideia de praia. Um dos melhores que fizemos!
Um pouco cansativo, pois são 4 horas de viagem ida, 4 horas volta. Mas compensa muitoooo! Conhecer o sertão nordestino, o Rio São Francisco e seus Canyons... não tenho palavras pra descrever o quão maravilhoso é.
Fomos até Canindé de São Francisco, que fica em Sergipe. Lá pegamos um Catamarã que vai 18 km pelo Rio São Francisco, até chegar nos Canyons do Xingó (que ficam em Alagoas). Quando chega nos Canyons, o catamarã "estaciona" para banho no rio, em uma área delimitada por eles. Uma delícia tomar banho lá! Água verdinha, muito refrescante, uma paz incrível. Você pode pegar uma canoa e passar entre os canyons, um passeio de 10 minutos. É maravilhoso passar pertinho dos canyons e poder pegar neles, ver as imagens de São Francisco que tem entre os canyons... uma das coisas mais lindas que já vi na minha vida. Reserve um dia para fazer esse passeio, você vai ficar encantado.
- Sétimo dia - Praia do Gunga
Seguimos até a praia do Gunga, uma praia cheia de coqueiros, muito bonita. Lá fizemos passeio de quadriciclo, que levam até as falésias, das areias coloridas. Paisagens fantásticas.
Vale a pena fazer. Em torno de 1h de passeio.
- Último dia... foi o dia de voltar pra casa com toda essa bagagem maravilhosa que tivemos no estado de Alagoas. Digo com toda certeza: eu voltarei!!!
"Oh Maceió você roubou meu coração..."
Ficou com alguma dúvida ou quer mais dicas? Comente que eu te ajudo, com toda certeza! :)
Abraços,
Priscilla.
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
RUTECN comentou 8 anos atrás
Que delícia de viagem! E vc a descreveu muito bem; parabéns, Priscilla!
Marli Schneider comentou 8 anos atrás
Viagem maravilhosa, amei
Homem do Fim dos Tempos comentou 6 anos atrás
Ela é gorda!