Paraty e Seus Encantos


  Paraty  2287 visualizações

Uma cidade localizada no estado do Rio de Janeiro, fazendo divisa com o estado de São Paulo pela cidade de Ubatuba.

Uma grande encanto de Paraty vai para sua zona central, ou melhor é onde tudo acontece, pois é um centro que não possui movimentação de carro e apenas de pedestre e suas ruas de pedras antigas.

O centro da cidade é composto por ruas de pedras, que dificulta um pouco a locomoção, além disso possui diversas casas do período colonial, onde essas as mesmas viram lojas e centros culturais, que podem ser visitado pelo turistas.

Ainda ninguém sabe a sua exata fundação, mas sempre foi uma cidade importante, devido ser umas das primeiras cidade portuária do Brasil, ficou bem conhecida com o grande ciclo do açúcar e ouro, e após esse ciclo a cidade ficou perdida, pois nunca teve acesso fácil e com isso os turistas não podia visitar a cidade.

Mas em meados do século XX surge uma estrada que hoje é a Rodovia Rio Santos, e assim Paraty volta ser recolocada no mapa, mas sem perder suas característica de uma cidade colonial.

Na cidade de Paraty é possível encontrar diversos eventos culturais, como Flip encontro literário, festa da cachaça, cinema e muitos outros.

E para saber quando terá evento vou deixar aqui o link para o site onde possuí o calendário dos eventos na cidade de Paraty, http://www.paraty.com.br/calendario.asp.

Voltando a falar sobre a cidade deixo uma indicação para os turistas que desejarem visitar a cidade é fazer a região do centro da cidade sem qualquer planejamento e se possível andando pelas ruas tranquilas não deixe de visitar as lojas e algumas igrejas que podem ser encontrada nessas ruas de pedras.

E para os amantes de doces e bebidas, não perca a oportunidade de visitar as lojas com produção artesanal tanto para os doces como para as bebidas, e além claro dos sorvetes artesanais que podem ser encontrados em Paraty.

Sendo que a principal igreja da cidade vem a ser a Igreja de Nossa Senhora dos Remédio e a mesma é a igreja matriz de Paraty.

Para quem quiser conhecer um pouco mais de Paraty pode fazer uma visitação ao início da estrada real, que é a ligação entre Paraty e a região histórica de Minas Gerais, está estrada foi feita por escravos, para que fosse feita a circulação da rota do açúcar e do ouro, tanto na rota indo para MG como na volta para RJ, já que a cidade de Paraty é um dos portos mais importante do Brasil.

E para quem se interessou em conhecer está estrada real deixo aqui o site oficial para quem possa colher mais informação http://www.institutoestradareal.com.br.

Além do centro da cidade que é o ponto alto para os visitantes, posso deixar aqui também que é possível fazer visita de barcos para várias ilhas e praias da região, além claro de pegar uma estrada para quem estiver de carro com destino a cidade de Cunha no Estado de São Paulo, e conhecer região de cachoeira e parte montanhosa da região de Paraty.

Um outro destaque que deixo também vai para região de Trindade, que é uma região praiana ao lado cerca de 30 Km de Paraty , que os turistas buscam para fazer trilhas e podem encontrar praias mais tranquilas e com menos turista que Paraty.

Outro a pelo que Trindade tem juntos aos turistas é a possibilidade de fazer camping, pois existe vários locais para receber grupos que queiram praticar acampamento, coisa que não pode ser encontrada muito facilmente em Paraty.

Quando Ir:

Podemos ver que a melhor época para visitar a cidade é entre os meses de abril a setembro já que nessa época o clima na cidade é mais firme, e se pegar os momentos de chuva na cidade não crie a expectativa de que ela seja passageira pois a chuva demora a passar e assim deve ser evitado a ida nos período de dezembro a março, mas quem quiser ver um outro espetáculo em Paraty que são as ruas de pedras alagadas como a foto acima pode sim visitar na época em chove mais na cidade.

E lembrando que a cidade não é muito grande, sendo assim programe bem sua ida pois na época de eventos fica complicado o trânsito na cidade, sendo assim aconselho sempre escolher pousadas ou hotéis o mais próximo do centro histórico, pois é nessa região que tudo acontece como falei no começo.

Pois é na região do centro histórico que os turistas vão achar os principais restaurantes, os artistas locais se apresentação no meio da rua, os locais culturais, as igrejas, o porto para adquirir o passeio de barco para explorar as ilhas e outras praias da região.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Acho Trindade um lugar maravilhoso. Além de conhecer Paraty todos merecem alguns dias de praia e descanso em TRindade!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Paraty,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.