O que você sabe sobre Myanmar?


  Myanmar (Birmânia)  1366 visualizações

Cristiano Carrozzi adicionou foto de Myanmar (Birmânia) Foto 1

A mídia tem o péssimo hábito de dar apenas as más notícias. Isso ficou novamente claro para mim quando nos últimos meses vi várias vezes notícias sobre Myanmar. Notícias boas? Óbvio que não! Um grave conflito com características de limpeza étnica estava acontecendo no país.

É claro que esse tipo de coisa deve ser denunciada e na verdade o regime militar que governou o país por mais de 50 anos foi denunciado pela mídia estrangeira ao longo do tempo. No Brasil quase nunca.

O problema maior a meu ver é que, no Brasil principalmente, só quando aconteceu algo muito ruim se falou sobre esse país. Eu visitei Myanmar em janeiro de 2016 e eles tinham acabado de dar através do voto o controle do parlamento ao partido de oposição LND (Liga Nacional pela Democracia). Em abril daquele ano foi criado o cargo de Conselheiro de Governo para que Aung San Suu Kyi, a mulher que ficou 12 anos em prisão domiciliar por ir contra o regime e foi contemplada com o prêmio Nobel da Paz em 1991, pudesse governar.

Agora, alguém se lembra de noticiarem que após 50 anos de ditadura Myanmar estava finalmente se tornando uma democracia? Alguma vez se explicou sobre a questão política de Myanmar? Ou mesmo sobre sua riquíssima história, suas belezas naturais e culturais? Quando eu falava que tinha ido a Myanmar as pessoas nem sabiam que existia esse país e porque tem um conflito vira notícia?

Será que quando existem avanços enormes num país como aconteceu em Myanmar depois de 50 anos não merece uma cobertura decente? Só merece ser notícia numa tragédia ou num problema grave, um conflito, um atentado?

Será que só a Europa e os EUA merecem reportagens elogiosas, com as belezas de lá, novas tecnologias, novas comidas, novos ricos e mesmo quando parte importantíssima da história está acontecendo em outro país não é interessante? Será realmente que saber quem fulano ou sicrano namora deve ser destaque de qualquer coisa?

A mídia brasileira então é ainda pior. Manipula e desinforma descaradamente. E esconde também. 

Cristiano Carrozzi adicionou foto de Myanmar (Birmânia) Foto 2

Um dos destaques de Myanmar a cidade de Bagan possui mais de 2 mil templos milenares! | foto: amoviajarbarato.com

E qual o resultado disso? Países fantásticos, com muita história, que tem muito a ensinar para quem visitá-los, que tem muito a aprender também e gostam disso, ficam esquecidos. Pessoas de diferentes culturas e credos podem ter uma troca rica e mágica mas talvez uma nunca fique sabendo da outra. 

Então eu resolvi fazer uma pequena introdução sobre Myanmar. É apenas uma humilde tentativa de despertar em você, vontade de saber mais sobre esse país, esse povo resiliente e receptivo, que resistiu e está resistindo e que apesar de muitos problemas, vive num país especial e que pode dar e receber valiosas lições.

Conheça Myanmar! Você irá se surpreender.

E não esqueça de checar as dicas para viajar barato e conhecer esse mundão sem ficar paranóico com dinheiro.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Myanmar (Birmânia),

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.