O que fazer em Penedo (RJ)


  Penedo  6375 visualizações

Há mais da cultura finlandesa entre Rio de Janeiro e São Paulo do que um viajante pode imaginar. E o responsável por isso é Penedo, distrito de Itatiaia (RJ), de colonização do país europeu. A cultura e os traços escandinavos estão presentes em vários cantos - trata-se da única colônia finlandesa no Brasil. Além disso, Penedo está envolta por uma natureza exuberante - faz um friozinho de serra, mas bem diferente das geleiras e lagos característicos da Finlândia.

Um destino tão peculiar como este não poderia passar batido aqui no Dubbi: selecionamos o que fazer em Penedo. Tenha uma boa viagem!

DUBBI  adicionou foto de Penedo Foto 1

Trutas
O que fazer em Penedo? Comer trutas! A não ser que o viajante não goste de peixes, em vários momento ele irá se deparar com esse saboroso peixe tradicional na Finlândia e cujo hábito de tê-lo no cardápio foi importado da colônia. Rei das Trutas e Truta Viva carregam o ser marinho no nome, e por isso estão entre os estabelecimentos mais procurados para quem quer degustá-las.

Restaurantes
Mas é claro que o que fazer em Penedo na seara gastronômica não se resume apenas às trutas. São mais de 50 restaurantes no local, dos mais simples aos gourmetizados. O Petit Gourmet é um exemplo de um meio termo perfeito entre o requinte e a sofisticação. O contra-filé angus é um dos pratos mais pedidos. E vem servido à tradição da casa: os ingredientes dispostos lado a lado, como para mostrar a beleza de seu preparo.

DUBBI  adicionou foto de Penedo Foto 2

E, voltando às trutas, tanto o Petit Gourmet como o Jardim Secreto, outro local importante da culinária Penedense, também as servem, caso o viajante realmente faça questão de comer o peixe.

E, para finalizar, uma das partes mais gostosas do que fazer em Penedo, vulgo comer bem, a colônia é um prato cheio para os chocólatras de plantão. Lojinhas estão espalhadas pela área central da cidade, e vendem bombons, trufas, barrinhas, sorvetes artesanais (servidos com cobertura de geleia de frutas, ao estilo finlandês), dentre outras delícias a se provar.

DUBBI  adicionou foto de Penedo Foto 3

Onde tomar sorvete
A sorveteria “O Finlandês” é a dica da viajante Adriana Santtos, do Rio de Janeiro, para completar o que fazer em Penedo. “Mas divida o $$ com alguém, pois eu achei um pouco caro”, afirma.

História e cultura
O Museu Eva Hilden é ideal para quem busca, em um maior conhecimento da tradição local, o que fazer em Penedo. Afinal, como é que um grupo de finlandeses veio parar no meio da Serra da Mantiqueira? É isso que você descobrirá no espaço, por meio de fotos, objetos, trajes típicos, artesanato, uma coleção de bonecas, e vários outros itens.

Dando apenas um aperitivo da história da colonização: o registro conta que um agricultor finlandês, bastante religioso, alegou ter recebido mensagens divinas para criar uma sociedade menos materialista. Toivo Uuskallio percebeu que, para isso, precisava abandonar a terra natal e partir para um lugar que reunisse as condições perfeitas. Acabou no que hoje é um distrito de Itatiaia.

DUBBI  adicionou foto de Penedo Foto 4

Dança típica
Uma coisa muito gostosa para quem busca o que fazer em Penedo é algo bastante comum às colônias: a dança típica. No distrito, a festança acontece sempre nos primeiros sábados de cada mês, no salão do Clube Finlândia, inaugurado em 1943 e um dos locais mais tradicionais em Penedo. Engana-se, porém, quem ache que só fique nas danças regionais. Elas animam bastante, claro, mas os casais que lá comparecerem dançarão ao som de valsas, tangos, polcas e até samba e rock. A festa vai das 21h à 0h.

Compras
A Pequena Finlândia é o contrário do que o pioneiro da colônia gostaria de ver, pois trata-se de um conjunto de lojas a céu aberto, no centro do lugar mais movimentado da cidade. Recebeu o apelido de “Shopping do Papai Noel”, pois abriga uma réplica da casa do bom velhinho. Fora dali, a loja Kielo vende tapetes artesanais típicos, muito bonito para decorar a sua casa. As mesmas peças são comercializadas no ateliê de Laura Ampula - filha de imigrantes da leva original, ela aprendeu a técnica com a mãe, Eila.

DUBBI  adicionou foto de Penedo Foto 5

Natureza
Há muito o que fazer em Penedo em meio às belezas naturais fora da cidade. A viajante Adriana Santtos, do Rio de Janeiro, considera imprescindíveis dois locais. “Você não pode deixar de conhecer a cachoeira Dedo de Deus e a Serra da Índia”, diz.

DUBBI  adicionou foto de Penedo Foto 6

Há três opções aos viajantes que quiserem seguir os passos de Adriana Santtos. Primeiro, fazer tudo por conta própria, o que não é difícil, mas exige esforço. Caso queira comodidade e apenas relaxar, faça o tour com buggy, que roda pelos principais pontos turísticos, como a cachoeira e a serra, em algumas horas. Dá para ir em duas pessoas pilotando o próprio carrinho, mas pelo menos uma tem que ter carteira de habilitação. O passeio custa aproximadamente R$ 120.

A terceira via são cavalgadas pelas trilhas nos arredores de Penedo, que recortam rios e vales, com destinos às mais bonitas cachoeiras. Os roteiros são tantos quanto diferentes, desde os mais simples, de apenas algumas horas, aos mais complexos, de dois dias, sempre com o acompanhamento de guias.

DUBBI  adicionou foto de Penedo Foto 7

Ande com dinheiro
Apesar da cidade ser pequena, onde tudo se resolve praticamente em uma só rua principal, a viajante Adriana Santtos, do Rio de Janeiro, faz o alerta. “Para retirar dindin só tem um caixa eletrônico que fica dentro de um mercadinho, e está a cinco minutos do centro (de van, táxi ou ônibus), então é mais prudente levar um dinheiro antecipado”, diz. E, mesmo sendo uma cidade turística, ela é muito pequena, por isso nem sempre os lugares aceitam cartão.  

Bate-volta
O viajante que escolher ficar em Penedo pode fazer bate-volta para Resende (o distrito de Visconde de Mauá é uma boa) ou Itatiaia, ambas bem próximas, situadas à beira da Dutra. Ou se quiser fazer o contrário também é válido, afinal um dia é suficiente para conhecer as principais atrações. No entanto, permaneça mais dias se o intuito é descansar, pois a tranquilidade e o ar bucólico de Penedo irão recarregar suas energias. Sem contar que a visita ao Parque Nacional de Itatiaia é para ser feita com calma.



- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Penedo,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.