O que fazer em Ouro Preto


  Ouro Preto, Brasil  2329 visualizações

Ir a Ouro Preto é como fazer uma viagem ao passado - possui o maior conjunto arquitetônico do barroco brasileiro, casarios coloniais dos séculos 17 e 18, algumas das igrejas mais importantes do país e é ainda uma das principais áreas do ciclo do ouro, o que fez a região se tornar conhecida internacionalmente. Não é à toa que foi eleito Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco e é considerado um “museu a céu aberto”, guardando alguns dos maiores tesouros arquitetônicos e artísticos do Brasil e atraindo turistas interessados em cultura, arte, arquitetura, história e religião.

Para você que não pode fazer uma viagem muito longa, mas não quer abrir mão de conhecer o máximo de atrativos dessa incrível e interessante cidade, nós, do Dubbi, montamos um roteiro de três dias perfeito para você não correr o risco de perder nada!

 DUBBI  adicionou foto de Ouro Preto,Brasil Foto 1

Foto: Shutterstock

O que fazer em Ouro Preto: 1º dia
Logo pela manhã, nós aconselhamos iniciar o passeio na Igreja de São Francisco de Assis, considerada a obra-prima da arte colonial do Brasil, tendo sido projetada por Aleijadinho e seu forro pintado por Mestre Ataíde. Na saída da igreja, passe na feirinha de artesanato para comprar um souvenir em pedra-sabão, típico de Ouro Preto. Em seguida, suba a rua para conhecer a Praça Tiradentes, a mais importante e ponto central da cidade, e então siga para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, logo atrás da praça, a única do estado com painéis de azulejos portugueses.

Aproveite que você já está pelo centro e saiba onde comer em Ouro Preto. O almoço pode ser no restaurante Contos de Réis, um dos mais conhecidos na cidade, ou então na Casa do Ouvidor, ambos servindo deliciosos pratos típicos mineiros. Após o almoço, vá para a Matriz Nossa Senhora da Conceição, onde estão as sepulturas de Aleijadinho e de seu pai, Manuel Francisco Lisboa, e para o Museu do Aleijadinho, anexo à matriz. Se conseguir terminar todos esses passeios antes das 17h, não deixe de passar na Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, uma das mais requintadas ao estilo barroco e com maior quantidade de ouro.

Finalmente, passe o final da tarde passeando pelas ruas de paralelepípedo de Ouro Preto e apreciando a arte e arquitetura barroca espalhadas por toda parte, e então termine seu dia no Escada Abaixo, com cervejas e pratos da cozinha internacional. DUBBI  adicionou foto de Ouro Preto,Brasil Foto 2

 Foto: Shutterstock

O que fazer em Ouro Preto: 2º dia

Partindo do ponto central da cidade, a Praça Tiradentes, vamos começar o segundo dia com uma visita ao Museu da Inconfidência, instalado no prédio da antiga Casa de Câmara e Cadeia e onde se encontra restos mortais de alguns inconfidentes, peças de arte sacra dos séculos 18 e 19 e réplicas de obras de Aleijadinho, Xavier de Brito e Mestre Ataíde. De lá, você pode seguir para o Museu do Oratório para ver a coleção de mais de 160 oratórios dos séculos 17 ao 20, e então ao Teatro Municipal (ou Casa da Ópera), considerado o mais antigo do Brasil ainda em funcionamento. Para a pausa do almoço, experimente a comida italiana do restaurante Pastifício Mamma Roma ou os pratos variados do aconchegante Café Geraes.

Para fazer a digestão, nossa sugestão é uma caminhada até a Casa dos Contos, antiga casa de pesagem e fundição do ouro, para ver as exposições dos instrumentos da época. Em seguida, antes de seguir para o próximo destino, nossa dica é que você pegue o caminho por dentro do Horto dos Contos, um extenso e belo parque, rodeado por muito verde e repleto de lanchonetes, mirantes, quadras, sanitários e até um anfiteatro, que liga a parte baixa do Centro Histórico da cidade com a parte mais alta, onde fica a última atração do dia, a Igreja São Francisco de Paula. Aproveite que você estará lá em cima, com uma incrível vista panorâmica de Ouro Preto, para assistir ao pôr-do-sol.

Não esqueça que há muito o que fazer em Ouro Preto à noite, com inúmeros barzinhos e restaurantes. Saiba mais aqui.

DUBBI  adicionou foto de Ouro Preto,Brasil Foto 3

Foto: Shutterstock

O que fazer em Ouro Preto: 3º dia

No último dia da viagem, o roteiro vai ser dividido em duas partes: de manhã, o plano é conhecer as minas de ouro, como a Mina Velha, a mais antiga da região, com quilômetros de túneis que você poderá explorar acompanhado de um guia, que lhe mostrará como era a extração de minerais, e a Mina do Chico Rei, com 1.500 metros de túneis, onde os escravos trabalharam até 1888, ano da abolição, deixando vários minerais expostos. A Mina Du Veloso também está entre as mais visitadas. Ela reconta a história dos negros na extração do ouro. Terminando esses passeios, pare para almoçar no restaurante Boca da Mina.

A segunda parte do roteiro inclui o famoso passeio de maria fumaça de Ouro Preto até Mariana, cidade vizinha. O percurso, apesar de curto, feito em menos de uma hora, vale muito a pena – você terá novamente aquela sensação de viajar no tempo e ainda poderá observar as mais belas paisagens, típicas de Minas Gerais, compostas por montanhas e cachoeiras. Já em Mariana, aproveite para passear pelo seu centro histórico, conhecer algumas igrejas e, se der tempo, visitar a Mina da Passagem, uma das maiores minas de ouro do mundo. Você pode também escolher jantar por lá ou então voltar para Ouro Preto.

 DUBBI  adicionou foto de Ouro Preto,Brasil Foto 4

Foto: Shutterstock

Há muitas opções de hospedagem em Ouro Preto, mas o ideal é ficar em algum hotel com uma localização mais central e próximo das principais atrações, como são os casos do Solar do Rosário, com vista para a Igreja Nossa Senhora do Rosário dos Pretos; do Hotel do Teatro, com vista para a Igreja Nossa Senhora do Carmo; e das pousadas Minas Gerais e do Mondego, ambas com vistas para o casario histórico.

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ouro Preto, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.