O que fazer em Caldas Novas (GO)


  Caldas Novas, Rio Quente  13542 visualizações

A cidade de 80 mil habitantes, a 170 km de Goiânia, é a maior estância hidrotermal do mundo. Seus números são sempre superlativos: em 2015, recebeu 4 milhões de visitantes, o dobro de 2010, tornando-a um dos destinos mais populares do Brasil.

DUBBI  adicionou foto de Caldas Novas,Rio Quente Foto 1

As águas quentes de Caldas Novas - reflexo do calor do magma do centro da terra, que expele de volta a água da chuva que lá se infiltra - são o principal atrativo. Tem para todos os gostos: quente, muito quente, morna, com ondas, sem ondas, com tobogãs.

Há muito o que fazer em Caldas Novas em suas piscinas, mas também fora delas. E ainda tem o Hot Park, em Rio Quente, logo do lado. O Dubbi conta tudo para você :)

Onde ficar
Os hotéis são parte importante do que fazer em Caldas Novas. Isso porque muitos deles são verdadeiros complexos, com piscinas termais (tem a opção normal também), parques aquáticos, quadras de tênis, campos de futebol, espaço para caminhadas, bons restaurantes, enfim, de tudo um pouco.

São exemplos desses hotéis o di Roma Acqua Park, rede Privé, CTC – Caldas Thermas Clube e Hotel, Golden Dolphin Grand Hotel, Hotel Império Romano, Hot Springs. A maioria deles disponibilizam entradas diárias nos parques aquáticos, para quem não é hóspede. E a melhor parte só conto agora: as piscinas ficam abertas 24 horas na maioria dos lugares, podendo estender a diversão e o quentinho da água no corpo por muito mais tempo.

DUBBI  adicionou foto de Caldas Novas,Rio Quente Foto 2

Caldas Novas é uma cidade que vive dos hotéis, por isso rola uma disputa grande entre as redes sobre quem é a melhor, mais completa e com maior infraestrutura. Em geral, o atendimento em todas elas é muito bom, pois a cidade tem uma das melhores redes hoteleiras do Brasil, com funcionários bem capacitados. O que faz todo o sentido, pois tem capacidade para receber até 140 mil turistas de uma só vez, somando leitos formais e informais.

É possível hospedar-se no Rio Quente Resorts, na cidade vizinha, onde fica o Hot Park, mas os hotéis são de uma categoria mais premium (embora existam três tipos diferentes, todos mais caros que um preço convencional). Na pequena Rio Quente também existem algumas redes de hotéis, que saem mais baratos. No entanto, a cidade tem pouquíssima opção de vida noturna - se quer barzinho, vá para Caldas Novas, no entorno da praça principal vários barzinhos ficam abertos até mais tarde.   

DUBBI  adicionou foto de Caldas Novas,Rio Quente Foto 3

Hot Park

O Hot Park merece um tópico à parte. No parque aquático, a 20 minutos de Caldas Novas, a natureza impera. Você é recebido por maritacas e seus tradicionais cantos matinais. O local conta com 18 nascentes, formando as oito piscinas termais do Parque das Fontes, que funcionam 24 horas por dia, e tem serviços como o bar molhado e música ao vivo. Você vai se sentir como se estivesse naquelas piscinas naturais da Tailândia.   

DUBBI  adicionou foto de Caldas Novas,Rio Quente Foto 4

A Praia do Cerrado, como o nome diz, é uma praia montada dentro do local, onde pessoas de todas as idades brincam de vôlei, enquanto na água crianças e adolescentes aprendem a surfar nas ondas.

Aos mais radicais, a Mega Tirolesa. Ela começa em um morro com 70 metros de altura e pode atingir até 80 km/h, em um trajeto de 1,1 km que sobrevoa a mata ciliar do Cerrado.

Observação de aves e trilhas em mata fechada completam o turismo sustentável em meio à natureza, tão alardeado pelo grupo que administra o local. E, como todo bom parque aquático, existem muitas piscinas e tobogãs malucos por lá.

DUBBI  adicionou foto de Caldas Novas,Rio Quente Foto 5

Quando ir
Em Caldas Novas, faz calor o ano inteiro. A diferença está no nível de chuvas, já que a região tem duas estações bem definidas: uma chuvosa com temperaturas mais elevadas (de outubro até meados de abril) e outra seca, com temperaturas mais amenas (de maio a setembro). Quanto ao movimento, será um pouco mais sossegado durante a semana, enquanto em finais de semana e feriados a lotação é quase máxima.

O que comer
O empadão goiano é uma obrigação de todo viajante. É uma massa recheada com frango desfiado, pequi (tradicional fruto do Cerrado, de gosto forte e marcante), e guariroba (um palmito mais amargo, também local). A combinação dos três ingredientes é na medida certa e costuma agradar quem experimenta pela primeira vez.

DUBBI  adicionou foto de Caldas Novas,Rio Quente Foto 6

Para experimentar o melhor empadão goiano, o viajante Mateus Souza, de São Paulo, recomenda o Empadão Goiano da Tânia. “Preço justo e um empadão delicioso. De resto, toda a cidade é muito barata. No centro é possível encontrar restaurantes self service com churrasco por somente R$ 12!”, diz.

Mais diversão
Há muito o que fazer em Caldas Novas longe de seus hotéis. O Parque Estadual Serra de Caldas tem trilhas, cachoeiras e um museu de animais empalhados, embora a conservação não seja das melhores nos últimos anos. O contato com a vegetação nativa do cerrado é um de seus pontos fortes. No topo da serra, há uma vista privilegiada para Caldas Novas e Rio Quente (que fica do outro lado), mas para chegar até lá é preciso contratar guia.

Um dos lugares mais icônicos é o Poço Cozinha Ovo, no qual a água beira os 60ºC e reza a lenda que é possível até cozinhar o alimento, embora muita paciência seja necessária, pois o ponto de ebulição adequado é de 100ºC. Está dentro do Lagoa Termas Parque, um complexo com… piscinas termais e tobogãs (que novidade!).

O Lago Corumbá também está na lista do que fazer em Caldas Novas. Com 65 quilômetros quadrados, oferece passeios de lancha, barco e jet-ski, que dão em cachoeiras e bares ao longo da orla. Ideal para passar uma tarde conversando com os amigos e aproveitar o pôr do sol na beira da água.

Como chegar
Agora que você já sabe o que fazer em Caldas Novas, hora de atentar a mais uma coisa importante: como chegar. Para quem vai de avião, existem dois aeroportos: um na própria cidade e outro em Goiânia. O de Caldas Novas, no entanto, não opera voos comerciais regulares, apenas voos fretados e em dias específicos. Portanto, é mais provável que você chegue pelo aeroporto da capital. De lá para Caldas Novas existem três meios possíveis: carro, ônibus ou transfer (aproximadamente duas horas em estrada bem pavimentada e sinalizada, com um belo cenário do cerrado).

DUBBI  adicionou foto de Caldas Novas,Rio Quente Foto 7

Para o transfer, vai depender se o seu hotel em Caldas Novas oferece o serviço, portanto, caso faça questão, verifique antes. De carro, alugue-o no aeroporto, que conta com as maiores redes. Caldas Novas não é uma cidade grande, mas o veículo ajuda muito o deslocamento, principalmente para quem vai passar um dia em Rio Quente. Na estrada, o acesso é feito pela BR-153, até o trevo de Piracanjuba, e depois GO-217, GO-139 e GO-213.

Por último, quem estiver numa trip mais econômica, o segredo é ir de ônibus. Não possui os melhores horários do mundo, mas nada que seja um impeditivo. O viajante Dennis Carlotti, de São Paulo, explica tudo que você precisa saber. “O táxi do aeroporto de Goiânia até a rodoviária sai em torno de R$ 20. A viação Paraúna tem horários diretos (2h20) e com paradas (3h10). Outra empresa que faz é a Nacional Expresso”.

Tem mais dicas do que fazer em Caldas Novas? Deixe nos comentários e inspire viajantes!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Caldas Novas, Rio Quente,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.