O que fazer em Buenos Aires? Tudo o que você precisa saber para viajar para a (hermosa!) capital argentina


  Buenos Aires, Argentina  5971 visualizações

Buenos Aires é uma cidade gigante e cheia de possibilidades, o que significa que para mim é sempre meio confuso quando alguém me pergunta o que deve fazer aqui. Gosto de dizer que são muitas opções, e cada um acaba encontrando uma cidade diferente. Ou, pelo menos, sentindo a cidade de maneira diferente  ;)

Dicas e informações básicas

Documentação

Brasileiros podem entrar só com o passaporte ou RG (em boas condições) para viagens de até 90 dias.

Quem voa para cá

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 1

Saindo de São Paulo, Qatar, Turkish Airlines, LATAM, Gol e Aerolíneas Argentinas.  Já do Rio, a Emirates também entra na lista. Tem mais informações sobre frequência e horários dos voos aqui

Como sair do aeroporto

Chegando em Ezeiza (Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini)

O aeroporto de Ezeiza fica fora da capital, a uma distância de 40km do centro porteño. Por estar mais afastado, muita gente opta pelos taxis (que aqui são chamados de remises). Os preços costumam ser tabelados de acordo com a região que você estiver, e é uma opção bastante confortável, mas cara.

Quem quiser economizar pode tomar o Manuel Tienda de León, um serviço de ônibus executivo que te deixa no centro, e de lá você pode pegar Uber (ou taxi) até onde estiver hospedado.

Chegando no Aeroparque (Jorge Newbery)

Fica no bairro de Palermo, a 6km do centro. Apesar de melhor localizado, os cuidados para tomar taxi devem ser os mesmos. Além dos remises credenciados, o Arbus passa por alguns bairros e também vai até Ezeiza.  Se você tiver moedas ou o cartão SUBE, dá até para pegar ônibus, já que o o 37, o 33 e o 160 passam por ali.

Qual moeda levar

Pode trazer real sem medo, é bastante fácil trocar. As casas de câmbio no centro costumam ter as melhores cotações.

Onde ficar

O centro é prático pela localização. Quem vai pela primeira vez vai estar próximo das principais atrações turísticas. E ponto. A real é que outros bairros podem te oferecer uma experiência bem mais interessante. Palermo e Recoleta são turísticos e charmosos. Belgrano e Villa Crespo também são ótimos e muito bem localizados.

Hostels legais: 7030, Dogo, América del Sur, Art Factory e Estoril

Hotéis legais: Home, Querido e L’Hotel

Ps: Tem muitas opções interessantes no AirBnb também!

Como se locomover 

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 2

A cidade é toda plana (quando você vê já andou quilômetros e nem percebeu) e o transporte público funciona relativamente bem.

O metrô é velho (A linha A é a mais antiga da América Latina, inaugurada em 1913) e os ônibus são coloridos e eventualmente tocam Cumbia, mas são eficientes. A primeira coisa a ser feita é comprar o SUBE, o cartão que te permite usar todos os serviços. Você pode comprar e carregar nas estações de metrô ou em alguns kioskos, as lojinhas que vendem chocolate, alfajores, refrigerantes e afins (e  estão por todo lado).

Andar de bicicleta também é uma boa, e dá para usar as Ecobicis do governo ou as do Itaú (cliente tem desconto e horas grátis). Várias outras empresas também alugam bicis, a Che bikes é uma delas.

Para ver coisas legais

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 3

MALBA (Recoleta)

O Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires é uma das atrações mais legais na cidade! Até o final de outubro está rolando a expo Dream Come True, da Yoko Ono, e está fantástica.

Fundação Proa (La Boca) 

Não tem um acervo fixo, mas vale ficar de olho na programação porque sempre rolam exposições bacanas.

Usina del Arte (La Boca)

Um centro cultural e sala de espetáculos. Sempre tem música boa rolando.

Museo Casa Rosada (Plaza de Mayo)

Como o próprio nome diz, fica atrás da Casa Rosada. É um prato cheio para ver um pouco da história argentina.

Museo de Bellas Artes (Recoleta)

É grátis e tem um acervo bem diversificado, que vai desde obras mais clássicas até as mais modernas.

Planetário (Palermo)

É lindo por dentro e por fora. Vale passar por lá durante a noite também, já que ele fica todo iluminado. A programação tá sempre cheia de opções e as vezes rolam umas festinhas por lá.

Para se impressionar

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 4

Teatro Colón

O teatro é considerado um dos cinco melhores do mundo por sua acústica. Tem visitas guiadas, mas legal mesmo é ver algum espetáculo por lá. 

Librería El Ateneo

A livraria fica em um antigo teatro, o ambiente é lindo e dá para passar horas lendo por lá. 

Floralis Genérica

A famosa flor fica na Plaza de Las Naciones Unidas. O lugar é uma delícia e o por do sol por lá é bonitão. 

Palácio Barolo

Desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, é um dos edifícios mais icônicos da cidade (e irmão gêmeo do Palácio Salvo, em Montevideo). A visita guiada te conta toda a história e a vista lá de cima é bonitona. 

Casa Rosada

A sede da presidência da república tem visitas gratuitas aos finais de semana. E por dentro a casa é ainda mais incrível. 

Mirador da Galeria Guemes

O edifício em estilo art nouveau tem uma mirador com uma vista lindona. Super vale a visita!

Para fazer compras

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 5

Buenos Aires não é mais um destino de compras, e faz é tempo. Aquela época que tudo saía barato para os brasileiros já passou e quem vem pra cá com essa mentalidade acaba levando um susto na hora de converter os preços.

Mas quem quiser gastar seus pesos, a cidade está bem servida de shoppings, como o Abasto, Galerias Pacífico (bonitão!), Recoleta Mall, Buenos Aires Design, Alto Palermo e Distrito Arcos, que é um shopping à ceu aberto e vale a visita. A maioria dos outlets estão concentrados na região de Villa Crespo. A avenida Santa Fé e Córdoba também concentram áreas comerciais.

Quem curte galerias vai gostar de conhecer a Patio del Liceo e a Bondstreet

As feirinhas são ótimas opções para encontrar coisas muito legais sem acabar com os seus pesos. Gosto muito da que rola na Plaza Serrano e a da Plaza Francia, além da de San Telmo, a mais tradicional de todas.

Para curtir o dia ao ar livre

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 6

São muitas opções de parques e áreas verdes para passear, fazer pic nic e curtir o dia. Meus favoritos são o Rosedal e o Parque 3 de Febrero (em Palermo, coladinhos com o Planetário), a Reserva Ecológica Costanera Sur (enorme e localizada logo atrás de Puerto Madero) e o meu queridinho Parque de la Memória (na Costanera Norte, pertinho da cidade universitária. É um espaço lindo construído em homenagem às vitimas do terrorismo de estado). Aliás, andar de bike na costanera é amor!

Para gritar gol

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 7

Amantes do futebol podem visitar os museus e os estádios dos 2 maiores times, o La Bombonera do Boca Juniors e o Monumental do River Plate (o maior estádio do país!). 

Para tomar um café e comer uns docinhos

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 8

El gato negro (Centro) Um prato cheio para quem curte cafés e especiarias.

Cocu Boulangerie (Palermo) Um cafecito francês com o melhor croissant da cidade.

La panera rosa (Palermo) Tem brunch, e quem curte waffles e afins vai pirar.

London City (Centro) Um café notável no centro, dizem que o próprio Cortázar frequentava o lugar.

Para bailar

Quando te chamarem para ir ao boliche não estranhe, não tem nada a ver com pinos e strike. Boliche aqui é sinal de festa. Rosebar, Vita, Kika, Jet, Niceto e Crobar são algumas opções para bailar cumbia e reggaeton até amanhecer (mesmo, porque a balada aqui começa a bombar bem tarde, lá pelas 2/3 da manhã).

Outra atração imperdível é o La Bomba de Tiempo, um grupo de percussão bem famoso por aqui, e não tem quem não ame. Tocam toda segunda no KONEX. Como eles mesmos dizem, explota tus sentidos! 

Se o seu negócio é tango, o La Catedral pode ser uma experiência bem interessante. Tem aula e milonga em um edifício antigo e pitoresco. O melhor dia é a sexta, que tem entrada 2x1.

Restaurantes

Miranda, Don Julio e La Cabrera são boas opções para a clássica parrilla argentina. Para quem curte exclusividade, o iLatina aparece como a opção estrelada da cidade, aparecendo no 50 Best Latin America Restaurants e tudo mais, coisa fina!  

Mas como sou fã mesmo de hambúrguer, bato cartão no Burger Joint, Heisenburger e Francis Platz

Para tomar uns drinks e umas cervecitas

Roberta Fernandes adicionou foto de Buenos Aires,Argentina Foto 9

De todos os bares de cervejaria artesanal (que estão na moda por aqui) o Antares continua sendo meu queridinho. Para drinks, Florería Atlantico, Sheldon, Sans, Victoria Brown, Isabel, BASA e Gran Bar Danzón são ótimas opções. O Camping está buenisimo para uma cervejinha ao ar livre.

Quem quiser fazer degustação de vinhos, o Lo de Joaquín Alberdi e o Pain et Vin fazem sucesso.

Aplicativos e sites úteis

O Mapa interativo te mostra direitinho como chegar nos lugares. O mesmo vale para o aplicativo Cómo LLego.

O agenda cultural e o Vuenoz Aires são uma mão na roda para ver o que tá rolando na cidade.

Antes de ir vale ler blogs como o Aires Buenos, Loving Bsas e Aquí me quedo,  que estão cheios de dicas mega úteis. Também escrevo sobre Bsas no meu blog. E quem também curte usar o instagram para descobrir lugares secretos por aí, a gente já fez um post sugerindo alguns perfis para te inspirar a desbravar la ciudad de la fúria.

Buen viaje, gente!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Ahhhh se tivesse lido suas dicas antes de ir teria aproveitado mais! Mas já guardei pra próxima viagem, gracias! :D

Adma Viegas

Adma Viegas comentou 7 anos atrás

Fui a Buenos Aires em 2014 e vi algumas das atrações elencadas. Vou dar uma dica: cuidado com os taxistas. Eles costumam pregar golpes nos passageiros. Ande sempre com dinheiro trocado e fique de olho no troco.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Buenos Aires, Argentina,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.