O que fazer em Buenos Aires? Tudo o que você precisa saber para viajar para a (hermosa!) capital argentina
Buenos Aires é uma cidade gigante e cheia de possibilidades, o que significa que para mim é sempre meio confuso quando alguém me pergunta o que deve fazer aqui. Gosto de dizer que são muitas opções, e cada um acaba encontrando uma cidade diferente. Ou, pelo menos, sentindo a cidade de maneira diferente ;)
Dicas e informações básicas
Documentação
Brasileiros podem entrar só com o passaporte ou RG (em boas condições) para viagens de até 90 dias.
Quem voa para cá
Saindo de São Paulo, Qatar, Turkish Airlines, LATAM, Gol e Aerolíneas Argentinas. Já do Rio, a Emirates também entra na lista. Tem mais informações sobre frequência e horários dos voos aqui.
Como sair do aeroporto
Chegando em Ezeiza (Aeropuerto Internacional Ministro Pistarini)
O aeroporto de Ezeiza fica fora da capital, a uma distância de 40km do centro porteño. Por estar mais afastado, muita gente opta pelos taxis (que aqui são chamados de remises). Os preços costumam ser tabelados de acordo com a região que você estiver, e é uma opção bastante confortável, mas cara.
Quem quiser economizar pode tomar o Manuel Tienda de León, um serviço de ônibus executivo que te deixa no centro, e de lá você pode pegar Uber (ou taxi) até onde estiver hospedado.
Chegando no Aeroparque (Jorge Newbery)
Fica no bairro de Palermo, a 6km do centro. Apesar de melhor localizado, os cuidados para tomar taxi devem ser os mesmos. Além dos remises credenciados, o Arbus passa por alguns bairros e também vai até Ezeiza. Se você tiver moedas ou o cartão SUBE, dá até para pegar ônibus, já que o o 37, o 33 e o 160 passam por ali.
Qual moeda levar
Pode trazer real sem medo, é bastante fácil trocar. As casas de câmbio no centro costumam ter as melhores cotações.
Onde ficar
O centro é prático pela localização. Quem vai pela primeira vez vai estar próximo das principais atrações turísticas. E ponto. A real é que outros bairros podem te oferecer uma experiência bem mais interessante. Palermo e Recoleta são turísticos e charmosos. Belgrano e Villa Crespo também são ótimos e muito bem localizados.
Hostels legais: 7030, Dogo, América del Sur, Art Factory e Estoril
Hotéis legais: Home, Querido e L’Hotel
Ps: Tem muitas opções interessantes no AirBnb também!
Como se locomover
A cidade é toda plana (quando você vê já andou quilômetros e nem percebeu) e o transporte público funciona relativamente bem.
O metrô é velho (A linha A é a mais antiga da América Latina, inaugurada em 1913) e os ônibus são coloridos e eventualmente tocam Cumbia, mas são eficientes. A primeira coisa a ser feita é comprar o SUBE, o cartão que te permite usar todos os serviços. Você pode comprar e carregar nas estações de metrô ou em alguns kioskos, as lojinhas que vendem chocolate, alfajores, refrigerantes e afins (e estão por todo lado).
Andar de bicicleta também é uma boa, e dá para usar as Ecobicis do governo ou as do Itaú (cliente tem desconto e horas grátis). Várias outras empresas também alugam bicis, a Che bikes é uma delas.
Para ver coisas legais
MALBA (Recoleta)
O Museu de Arte Latinoamericano de Buenos Aires é uma das atrações mais legais na cidade! Até o final de outubro está rolando a expo Dream Come True, da Yoko Ono, e está fantástica.
Fundação Proa (La Boca)
Não tem um acervo fixo, mas vale ficar de olho na programação porque sempre rolam exposições bacanas.
Um centro cultural e sala de espetáculos. Sempre tem música boa rolando.
Museo Casa Rosada (Plaza de Mayo)
Como o próprio nome diz, fica atrás da Casa Rosada. É um prato cheio para ver um pouco da história argentina.
Museo de Bellas Artes (Recoleta)
É grátis e tem um acervo bem diversificado, que vai desde obras mais clássicas até as mais modernas.
Planetário (Palermo)
É lindo por dentro e por fora. Vale passar por lá durante a noite também, já que ele fica todo iluminado. A programação tá sempre cheia de opções e as vezes rolam umas festinhas por lá.
Para se impressionar
O teatro é considerado um dos cinco melhores do mundo por sua acústica. Tem visitas guiadas, mas legal mesmo é ver algum espetáculo por lá.
A livraria fica em um antigo teatro, o ambiente é lindo e dá para passar horas lendo por lá.
A famosa flor fica na Plaza de Las Naciones Unidas. O lugar é uma delícia e o por do sol por lá é bonitão.
Desenhado pelo arquiteto italiano Mario Palanti, é um dos edifícios mais icônicos da cidade (e irmão gêmeo do Palácio Salvo, em Montevideo). A visita guiada te conta toda a história e a vista lá de cima é bonitona.
A sede da presidência da república tem visitas gratuitas aos finais de semana. E por dentro a casa é ainda mais incrível.
O edifício em estilo art nouveau tem uma mirador com uma vista lindona. Super vale a visita!
Para fazer compras
Buenos Aires não é mais um destino de compras, e faz é tempo. Aquela época que tudo saía barato para os brasileiros já passou e quem vem pra cá com essa mentalidade acaba levando um susto na hora de converter os preços.
Mas quem quiser gastar seus pesos, a cidade está bem servida de shoppings, como o Abasto, Galerias Pacífico (bonitão!), Recoleta Mall, Buenos Aires Design, Alto Palermo e Distrito Arcos, que é um shopping à ceu aberto e vale a visita. A maioria dos outlets estão concentrados na região de Villa Crespo. A avenida Santa Fé e Córdoba também concentram áreas comerciais.
Quem curte galerias vai gostar de conhecer a Patio del Liceo e a Bondstreet,
As feirinhas são ótimas opções para encontrar coisas muito legais sem acabar com os seus pesos. Gosto muito da que rola na Plaza Serrano e a da Plaza Francia, além da de San Telmo, a mais tradicional de todas.
Para curtir o dia ao ar livre
São muitas opções de parques e áreas verdes para passear, fazer pic nic e curtir o dia. Meus favoritos são o Rosedal e o Parque 3 de Febrero (em Palermo, coladinhos com o Planetário), a Reserva Ecológica Costanera Sur (enorme e localizada logo atrás de Puerto Madero) e o meu queridinho Parque de la Memória (na Costanera Norte, pertinho da cidade universitária. É um espaço lindo construído em homenagem às vitimas do terrorismo de estado). Aliás, andar de bike na costanera é amor!
Para gritar gol
Amantes do futebol podem visitar os museus e os estádios dos 2 maiores times, o La Bombonera do Boca Juniors e o Monumental do River Plate (o maior estádio do país!).
Para tomar um café e comer uns docinhos
El gato negro (Centro) Um prato cheio para quem curte cafés e especiarias.
Cocu Boulangerie (Palermo) Um cafecito francês com o melhor croissant da cidade.
La panera rosa (Palermo) Tem brunch, e quem curte waffles e afins vai pirar.
London City (Centro) Um café notável no centro, dizem que o próprio Cortázar frequentava o lugar.
Para bailar
Quando te chamarem para ir ao boliche não estranhe, não tem nada a ver com pinos e strike. Boliche aqui é sinal de festa. Rosebar, Vita, Kika, Jet, Niceto e Crobar são algumas opções para bailar cumbia e reggaeton até amanhecer (mesmo, porque a balada aqui começa a bombar bem tarde, lá pelas 2/3 da manhã).
Outra atração imperdível é o La Bomba de Tiempo, um grupo de percussão bem famoso por aqui, e não tem quem não ame. Tocam toda segunda no KONEX. Como eles mesmos dizem, explota tus sentidos!
Se o seu negócio é tango, o La Catedral pode ser uma experiência bem interessante. Tem aula e milonga em um edifício antigo e pitoresco. O melhor dia é a sexta, que tem entrada 2x1.
Restaurantes
Miranda, Don Julio e La Cabrera são boas opções para a clássica parrilla argentina. Para quem curte exclusividade, o iLatina aparece como a opção estrelada da cidade, aparecendo no 50 Best Latin America Restaurants e tudo mais, coisa fina!
Mas como sou fã mesmo de hambúrguer, bato cartão no Burger Joint, Heisenburger e Francis Platz.
Para tomar uns drinks e umas cervecitas
De todos os bares de cervejaria artesanal (que estão na moda por aqui) o Antares continua sendo meu queridinho. Para drinks, Florería Atlantico, Sheldon, Sans, Victoria Brown, Isabel, BASA e Gran Bar Danzón são ótimas opções. O Camping está buenisimo para uma cervejinha ao ar livre.
Quem quiser fazer degustação de vinhos, o Lo de Joaquín Alberdi e o Pain et Vin fazem sucesso.
Aplicativos e sites úteis
O Mapa interativo te mostra direitinho como chegar nos lugares. O mesmo vale para o aplicativo Cómo LLego.
O agenda cultural e o Vuenoz Aires são uma mão na roda para ver o que tá rolando na cidade.
Antes de ir vale ler blogs como o Aires Buenos, Loving Bsas e Aquí me quedo, que estão cheios de dicas mega úteis. Também escrevo sobre Bsas no meu blog. E quem também curte usar o instagram para descobrir lugares secretos por aí, a gente já fez um post sugerindo alguns perfis para te inspirar a desbravar la ciudad de la fúria.
Buen viaje, gente!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Lou Mariano comentou 8 anos atrás
Ahhhh se tivesse lido suas dicas antes de ir teria aproveitado mais! Mas já guardei pra próxima viagem, gracias! :D
Adma Viegas comentou 8 anos atrás
Fui a Buenos Aires em 2014 e vi algumas das atrações elencadas. Vou dar uma dica: cuidado com os taxistas. Eles costumam pregar golpes nos passageiros. Ande sempre com dinheiro trocado e fique de olho no troco.