Mini-guia para visitar Colonia del Sacramento


  Uruguai  1695 visualizações

Sobre Colônia

Roberta Fernandes adicionou foto de Uruguai Foto 1

Colonia del Sacramento, carinhosamente chamada apenas de Colonia, é uma cidadezinha para lá de charmosa às margens do Rio de La Plata, no Uruguai.

Muitos turistas aproveitam para conhecer a cidade mais antiga do Uruguai fazendo o famoso bate-volta desde Buenos Aires ou Montevideo, com agências ou por conta própria mesmo. Visitar Colônia já não é nenhuma novidade, mas continua valendo a pena. Não só pelo charme, mas pela história... muita gente não sabe, mas uma parte da história do Brasil tem tudo a ver com essa pequena e encantadora cidade uruguaia.  

Roberta Fernandes adicionou foto de Uruguai Foto 2

Colônia foi fundada em 1680 por Don Manuel de Lobo, governador da então capitania do Rio de Janeiro que recebeu a missão (obedecendo ordens do próprio rei de Portugal) de estabelecer um ponto de domínio Português no Rio de La Plata.

É por causa da localização estratégica para o comércio que a história de Colônia começou assim é marcada por várias disputas territoriais entre os portugueses e os espanhóis. Essas disputas duraram mais de um século e foram caracterizadas por tratados e batalhas. Até hoje dá para ver um pedaço da muralha que foi construída pelos portugueses quando decidiram cercar a cidade. Nessa brincadeira, Colônia herdou traços característicos das duas culturas, e foi reconhecida como Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO.

Como chegar

Roberta Fernandes adicionou foto de Uruguai Foto 3

Desde Buenos Aires (45km):

É só cruzar o Rio de La Plata. As empresas Buquebus, Colonia Express e Seacat (opção que costuma ser mais barata) fazem o trajeto que dura de 1 a 3 horas, dependendo do barco (buque) que você escolher. O bônus é curtir a paisagem lindona.

Desde Montevideo (177km):

Alugar carro é uma boa. Eu sempre recomendo, já que o Uruguai é pequenininho e as estradas são boas e seguras. É a melhor opção para quem quiser ter liberdade para explorar o paisito.

Quem tá sozinho e/ou não dirige (era o meu caso) pode pegar um ônibus na Rodoviaria Tres Cruces. A COT é uma das empresas que fazem esse trajeto e a passagem custa 337 pesos uruguaios. É importante levar em conta o fato de que o ônibus faz muitas paradas e a viagem acaba durando umas 3 horas, o que pode encurtar bastante o seu tempo em Colônia no caso de um bate-volta.

Dicas importantes

É essencial se programar e comprar com antecedência para conseguir as melhores tarifas e, no caso de promoções, ficar de olho nas condições.

Assim como no embarque internacional dos aeroportos, também é recomendado chegar com bastante antecedência nos terminais – ficam em Puerto Madero, mas depende da empresa que você escolher. Além disso, lembre-se de ficar atento com a documentação, já que você vai passar pela imigração para o carimbo de saída da Argentina e também já o de entrada no Uruguai. 

Tem free shop nos buques, e nesse quesito a Buquebus leva vantagem.

Quem vai seguir viagem para Montevideo não precisa comprar a passagem de ônibus junto com a de barco. Pode comprar lá em Colônia mesmo, já que a rodoviária fica bem pertinho do porto e do centro histórico.

Quanto tempo ficar

Roberta Fernandes adicionou foto de Uruguai Foto 4

Colônia é bem pequenina e um bate-volta costuma ser suficiente para conhecer os principais cantinhos da cidade a pé, e é um passeio super delícia.  Por outro lado, se você quiser ter a experiência de desbravar Colônia durante o dia e durante a noite para curtir um pouco mais da onda tranquila e romântica, vale optar por passar pelo menos uma noite por lá (prepare-se para ver muitos casais enamorados!).

Depende da experiência que você quer ter, mas com certeza dá para ser muito feliz por algumas dias ou só por algumas horas em Colônia :)

Onde ficar

Roberta Fernandes adicionou foto de Uruguai Foto 5

Ok, você decidiu que quer dormir e acordar em Colônia para desfrutar a full. A boa notícia é que dá para encontrar opções de hospedagem para todos os gostos e bolsos.

Os hostels El viajero e Del Rio são bem recomendados por mochileiros e viajantes que não querem gastar muito com hospedagem. Quem quer um pouco mais de mimo e conforto pode curtir hotéis como o Charco e pousadas como a Don Antonio, a Las Terrazas e a charmosíssima Pozadita de La Plaza.

O que fazer

Roberta Fernandes adicionou foto de Uruguai Foto 6

Colônia é para curtir sem pressa... desacelerar, curtir, caminhar pelas ruas de pedras com carros antigos, ruínas e construções coloniais. O melhor a fazer é isso mesmo... perder-se pelas ruas, conselho que vale para várias outras cidades históricas por aí. O charme é justamente encontrar, despretensiosamente, uma série de lugares interessantes pelo caminho.

Listo algumas dessas coisas que encontrei pelo meu caminho e que podem entrar para a lista de “o que fazer em Colônia do Sacramento”:

Visitar as Ruínas do Convento de S. Francisco Xavier

É um convento franciscano que sofreu um incêndio no final do século XVIII.

Ver Buenos Aires desde o farol

O farol fica ao lado do que restou do convento. A vista lá de cima é bem bonita, e em dias de céu limpo dá até para ver Buenos Aires

Fotografar a Calle de los Suspiros

A rua mais famosa é um dos pedaços mais fofos de Colônia.

Andar pela Avenida General Flores

Concentra restaurantes e lugares para comprar souvenirs (com destaque para as comidinhas e os potes de Dulce de Leche).

Comer, comer e comer!

Descanso combina com comilança. E ponto. Em Colônia é bem isso, o ritmo colabora para a gente acabar passando o dia numa boa, comendo e bebendo bem. Vale compartilhar um mate, um vinho ou uma jarra de clericot, you name it! Aí vão alguns lugares legais:

El buen suspiro

É uma dessas portinhas que você não dá nada, sabe? E lá dentro é o paraíso para quem curte queijos, vinhos e doces (ou seja, todo mundo!).

Barbot

Galera das cervejas artesanais vai curtir esse barcito todo descolado.

Charco Bistrô

É o restaurante do hotel, com menus variados e uma bela vista para o Rio de La Plata.

A la pipetua

Do ladinho do farol, tem parrilla e ambiente aconchegante para quem curte comer/beber ao ar livre.

Lentas Maravillas

Um cafecito para lá de aconchegante, com jardim e docinhos para comer e aplaudir de pé. Delícia!

Ver o pôr do sol nas margens do rio

Roberta Fernandes adicionou foto de Uruguai Foto 7

Foto: Uma Sulamericana

Para desacelerar de vez, vale aproveitar a vista do rio para curtir o melhor momento do dia, seja em algum barzinho ou pelas ruas mesmo. É só amor

Tem mais dicas imperdíveis de Colônia? Deixa aí nos comentários que a gente adora saber mais!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Uruguai,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.