Como saber o que posso ou não levar no avião


  Brasil, Europa, América, África, Oceania, Ásia  9150 visualizações

Malas são sempre um assunto que causam dúvidas e dor de cabeça aos viajantes. Já falamos aqui sobre como agir em caso de a mala ser extraviada. Demos, também, dicas para organizar a mala de maneira que as roupas ocupem o menor espaço possível. Nesta semana o "Fique Esperto" vai falar sobre o que pode levar no avião.

As regras não são unificadas em todos os países, por isso para saber o que pode levar na bagagem de mão em voos internacionais é preciso consultar a legislação do país que estiver indo. No Brasil, todas as normas são definidas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), e podem ser consultadas no site do órgão. Então, o que pode levar na bagagem de mão da Gol será igual ao que pode levar na bagagem de mão da Tam e assim por diante.

A lista do que não pode levar na mala despachada soa um tanto engraçada. Armas, munições, explosivos, dispositivos de alarme, gases inflamáveis, substâncias tóxicas e radioativas, materiais magnéticos e agentes biológicos estão entre os itens vetados.

Não pode levar na mala de mão taco de beisebol e similares. Armas (mesmo as de brinquedo), munição e pistolas de choque, como já se pode imaginar, também estão negados. Qualquer objeto cortante, como estiletes, facas, canivetes e tesouras com pontas serão barrados. Substâncias químicas, tóxicas e inflamáveis, nem pensar. Instrumentos musicais precisam ser despachados.

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Europa,América,África,Oceania,Ásia Foto 1

Foto: Divulgação/Shutterstock

Agora vamos à parte boa: o que pode ser levado na bagagem de mão do avião. Eletrônicos em geral, como celulares, notebooks e videogames portáteis não sofrem restrição. Guarda-chuvas, bengalas, raquete de tênis, pau de selfie e líquidos também estão liberados. A informação interessante, no entanto, vem agora: isqueiros de até 8 cm ou uma caixa de fósforo podem ser levados no avião. Isso mesmo. Vai entender. 

Se você tiver filhos (leia mais aqui sobre como é viajar com crianças), algumas companhias transportam gratuitamente carrinhos para crianças menores de dois anos. Outras só os permitem como bagagem especial despachada.

A companhia aérea demora muito para passar a comida e quero ter em mãos algo para tapear a fome, posso? Sim, lanches, salgados, chocolates e frutas estão na lista do que pode ser levado no avião.

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Europa,América,África,Oceania,Ásia Foto 2

E animais, o que faço com eles? Já explicamos neste post como funciona levar pet no avião. A resposta é sim, seu bichinho de estimação poderá viajar com você tranquilamente. Basta seguir uma série de procedimentos que tudo ficará bem.

A respeito do peso, em voos domésticos cada passageiro pode transportar, sem taxa, 23 kg em até dois volumes nas malas a serem despachadas. Nos voos internacionais, o padrão adotado no Brasil é o da franquia por peça, de até dois volumes de 32kg cada. Em ambas situações, a companhia aérea decide a taxa a ser cobrada se ultrapassar esse peso.

as malas de mão não podem exceder 5 kg. Além disso, a soma de suas dimensões (comprimento, largura e altura) precisa ter no máximo 115 cm. Mesmo que você já esteja dentro do avião, o comissário de bordo pode reter algum item que entenda estar em desacordo com as regras da aviação civil do que pode ser levado no voo.

Pode levar perfume na bagagem de mão? A resposta para essa pergunta tão frequente é a seguinte. Em voos nacionais você embarca sem problemas. A regra para líquidos em voos internacionais é de no máximo 100 ml - o mesmo vale para voos nacionais que utilizam salão de embarque internacional. Nada de comprar um perfume caro e maior que isso, pois as autoridades aeroportuárias irão jogá-lo no lixo sem dó nem piedade. Lembrando que o líquido deve estar em frasco de capacidade de até 100 ml. Frascos acima de 100 ml não podem ser transportados, mesmo que contenham a quantidade estipulada.

DUBBI  adicionou foto de Brasil,Europa,América,África,Oceania,Ásia Foto 3

Foto: Divulgação/Shutterstock

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Relatos de Viagem  - Laís

Relatos de Viagem - Laís comentou 7 anos atrás

E em voos internacionais não adianta ir com o frasco de shampoo de 300 ml e alegar que só tem 100ml.. São frascos que comportem até 100ml. Normalmente estão liberados até 10 frascos, desde que fiquem bem acondicionados em um saco plástico transparente de tamanho 20x20cm (quase impossível rsrs).. Mas convenhamos que com uns 5 frascos já dá pra resolver bem a vida..

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Brasil, Europa, América, África, Oceania, Ásia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.