Como eu decidi que meu próximo destino seria do outro lado do mundo...


  Japão  2330 visualizações

Pri Fujihara adicionou foto de Japão Foto 1

Para muitos viajantes o complemento da frase seria simples: escolhi o destino, me planejei e fui. Mas a minha ida ao Japão foi muito mais que isso, foi um mix de sonho de infância, desejo momentâneo e coragem. 

Sonho de infância por ter nascido lá, vindo para o Brasil quando eu tinha 1 ano e meio e nunca mais ter retornado, então desde criança eu sonhava em conhecer o lugar que nasci e que eu não tinha muitas lembranças, só em fotos. Desejo momentâneo por não estar satisfeita com a vida que eu estava levando no Brasil, já estava estressada, sem tempo pra mim e precisava fazer uma mudança radical. E Coragem para largar tudo (faculdade e trabalho) e me despedir por alguns meses das pessoas que mais amo. 

Não encarei essa viagem como uma fuga dos meus problemas ou uma solução para todos eles, eu precisava apenas me desligar da rotina desgastante (e que eu pouco gostava) e pensar em mim, nos meus sonhos, fazer o que eu tivesse vontade e sem medo de ser feliz. E assim foi.

Foi a viagem que me abriu a mente para todas as possibilidades que temos no mundo e acabamos disperdiçando, me mostrou o quão próximos estamos dos nossos sonhos, só basta persistência e pensamento positivo. E querem saber? Não tinha escolha melhor do que a "terra do Sol nascente" para eu me encontrar e me encontrar com o mundo. 

Listo abaixo as 10 melhores coisas que eu encontrei por lá e que com certeza vão te fazer escolher o outro lado do mundo para ser o seu próximo destino!

1. Horário respeitado à risca

Pontualidade é uma característica muito forte nos japoneses. O respeito pelo próprio tempo e principalmente dos outros é primordial pra eles. Os trens possuem uma tabela de horários indicando quando passará na estação, são horários quebrados como 7h46, 8h54...e são seguidos à risca. Nos metrôs de Tokyo se o trem for chegar atrasado, vem um aviso da central antes do horário marcado, indicam o tempo de atraso e ainda pedem desculpas. 

2. Segurança total! 

Não tem essa de se preocupar em andar de madrugada com medo de ser roubada, deixar as coisas em cima da mesa do shopping com medo de alguém te furtar...a criminalidade no Japão é quase zero. Tanto é que é super normal ver crianças de 5/6 anos andando sozinhas nas ruas e trens (quando eu vi pela primeira vez, confesso que me assustei!) 

3. Atendimento nota 10! 

Não importa a hora, o dia, o clima, etc...você SEMPRE vai ser recepcionado com um "IRASHAIMASEEE" (bem-vindo) de um funcionário ao entrar em um estabelecimento. É contagiante a alegria deles e como eles se esforçam para te atender da melhor forma! 

Um momento que ficou na minha memória e que é prova disso foi quando estávamos em Hokkaido (norte do Japão) e fazia uns -7°C, estávamos em um barzinho de madrugada, fomos embora e um amigo esqueceu o celular na mesa. A garçonete pegou o celular e correu no frio atrás da gente...me emocionei ;')

4. Comida!! 

Pri Fujihara adicionou foto de Japão Foto 2

Sou suspeita a dizer isso, mas como eu amo a comida japonesa! E a gastronomia japonesa não se resume a sushi e sashimi. Há vários pratos feitos com diversas técnicas e com o tempero que só o Japão tem! 

Os taberoudai são outra fonte de alegria: são restaurantes que possuem o serviço de "coma o quanto puder em X horas" e servem diversos tipos de comida, bebida, sobremesa e tudo está incluso no preço! Os kaitenzushi também são queridinhos, são os famosos sushis na esteira. Acho que só comi sushi assim lá, pois são várias opções que ficam passando na esteira ao lado da mesa, você escolhe os que quer comer e no final eles contam a quantidade de pratos para fechar a conta, com 10 dólares eu fazia a festa lá!

Pri Fujihara adicionou foto de Japão Foto 3

5. Independência

Um dos melhores sentimentos por lá: conseguir ser dono do próprio nariz! A independência é tanto financeira quanto pessoal, é possível viver bem com o que se ganha lá e o próprio país te dá infraestrutura para ser independente de carro, por exemplo. 

6. Kombinis e Máquinas de bebidas

Pri Fujihara adicionou foto de Japão Foto 4

Kombinis são lojas de conveniências que salvavam a gente em qualquer hora, seja pra comprar a janta, ou pegar internet ou até mesmo mandar algo pelos correios. Em qualquer esquina há uma kombini, e os oniguiris (bolinho de arroz) das kombinis são os melhores! Eram nosso point certo para café-da-manhã e janta durante as viagens. 

As máquinas de bebidas automáticas são outra salvação! Se estiver caminhando em um lugar que não tem nada, nem lojas, nem carros, nem pessoas...tenha certeza que vai encontrar uma máquina dessas! rs São várias opções de bebidas quentes e geladas.

7. Paisagem ao redor 

Pri Fujihara adicionou foto de Japão Foto 5

Não tem coisa melhor do que viver rodeada de montanhas! Talvez você não encontre isso nas cidades maiores, como Tokyo. Mas o Monte Fuji sempre se fará presente! E no meu caso, eu tinha as montanhas e o Fuji-san me contemplando em todas as manhãs. 

Pri Fujihara adicionou foto de Japão Foto 6

8. Confiança e honestidade

A confiança é construída através da honestidade de toda a população. Não há o "jeitinho brasileiro", tudo é a base da confiança e caso seja quebrada as consequências podem ser graves e até levar a prisão. 

9. Cada um no seu quadrado

Sabe aquela vontade de sair de casa de pijama pra ir na padaria e a vergonha de não fazer isso com medo dos comentários dos outros? Isso não é problema no Japão, aliás para eles quanto mais diferente, melhor. E ninguém vai jogar olhares para você, é cada um na sua.

10. Superação e garra

Pri Fujihara adicionou foto de Japão Foto 7

Deixei essas duas caracteríticas por último para fechar com chave de ouro, pois para mim são as primordiais e as que eu mais me espelho! 
A garra dos japoneses refletem na superação do país frente a várias guerras e catástrofes que aconteceram por lá.
 
Na minha viagem, eu tinha decidido que não iria para Hiroshima pela história triste que ela carregava, mas chegando lá eu decidi ir para ver com meus próprios olhos a superação de um país, a garra e a coragem que aquele povo teve...e o resultado? Meus olhos viram muito mais que isso e é uma das viagens mais inspiradoras que fiz até hoje. 
 
Há uma palavra japonesa, "shoganai", que significa "fazer o que?", "não há o que fazer"...e para os japoneses é mais que uma simples palavra ou expressão, é uma filosofia de vida. Não expressa desistência, mas encarar que o que aconteceu de ruim não deve ser lamentado, deve-se erguer a cabeça, seguir em frente e se reerguer mais forte do que antes. E de fato é isso que acontece com eles!
 
--- Motivos não faltam para visitar esse país maravilhoso, e para mim o Japão foi o responsável por me dar milhões de motivos para me orientar pelo mundo! 

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 7 anos atrás

Puxa, Pri, você expôs as características mais marcantes do povo japonês, e de forma muito agradável de se ler. Parabéns! Confesso que voltei de lá muito orgulhosa dos meus ancestrais, e temos, sim, que divulgar e estimular o turismo ao Japão. Bj

Pri Fujihara

Pri Fujihara comentou 7 anos atrás

Rute, obrigada pelo feedback! Com certeza! Acho que a essência de visitar outros países é absorver só as coisas positivas e agregá-las a nossas vidas! E de coisas positivas o Japão tem de sobra! ;D Bjs, Pri

Natasha Esteves

Natasha Esteves comentou 6 anos atrás

AAh, como eu quero ir ao Japão, eu sempre fui apaixonada pela cultura asiática, e nunca imaginei que minha primeira viagem fosse para China e Coreia do Sul, quase fui no Japão, mas o custo é um pouco mais alto e eu tava no modo econômico, haha. obrigada pelo post :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Japão,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.