Como arrumar sua mala de viagem


  Europa, Brasil, Estados Unidos, África, Oceania, Ásia, América  8106 visualizações

Arrumar a mala antes de uma viagem costuma produzir sentimentos conflitantes. Felicidade que a viagem finalmente chegou. E desespero porque dá trabalho e você nunca sabe quais roupas levar e em quais quantidades.

Mas não é preciso sofrer. Você está indo passear, não merece ter essa dor de cabeça. Por isso nós da GetMalas separamos algumas dicas de como arrumar sua mala de viagem.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Brasil,Estados Unidos,África,Oceania,Ásia,América Foto 1

Passo 1
Defina qual será o tamanho da sua mala: pequena, média ou grande. Isso vai depender de vários fatores. Quanto tempo será a viagem, se será a passeio ou a trabalho, para um destino de verão ou de inverno, e quantas pessoas “irão” naquela mala (em uma viagem em família, por exemplo, as roupas das crianças podem ir juntas com um dos pais).

Considerando apenas uma pessoa, podemos considerar, em geral, esse padrão:

Bate-volta de final de semana: mala pequena
De quatro a sete dias: mala média
Mais de sete dias: mala grande

Note que, a cada viagem, um tipo de mala é ideal. Por isso, você pode alugar uma mala de viagem quando quiser.

Agora, para uma viagem a trabalho, em tese, menos roupas serão necessárias, já que você passará boa parte do dia em eventos com roupas sociais. Se for um encontro de vários dias em um resort, no entanto, guarde espaço para mais trocas de roupas.

Para um destino de verão, as roupas serão menores, e as malas, também. Mas não se esqueça de também levar peças de frio, ainda que poucas. O destino de inverno pede roupas espaçosas, como sobretudos e jaquetas. Uma dica é ir com um deles na mão, para aliviar espaço na mala.

Passo 2
Faça uma lista. Seja em um bom e velho papel ou em um aplicativo como o PackPoint, pense em tudo o que vier à cabeça que pode ser útil e escreva. Depois, olhe com calma para a lista e pense: “isso será realmente necessário?”. Elimine o que for supérfluo. Atenção especial com documentos e comprovantes de pagamentos.

Observação: essa lista tem que ser feita, de preferência, alguns dias antes do embarque, para ainda dar tempo de comprar algo importante que esteja faltando.

Separe tudo que vai colocar na mala e deixe em cima da cama, com a mala no chão. Isso permitirá você ter uma visão ampla se há itens em excesso ou se está faltando algo.

DUBBI  adicionou foto de Europa,Brasil,Estados Unidos,África,Oceania,Ásia,América Foto 2

Passo 3
Hora de arrumar sua mala de viagem, na prática!

a. Comece pelas calças, deixando-as esticadas, com as pernas de fora. Quando terminar de arrumar a mala, cubra com as pernas. Em seguida, coloque as outras roupas maiores e mais pesadas, para que elas fiquem no fundo. Aperte-as com força para que ocupem menos espaço. Peças de roupas que amassam vão por cima.

b. Leve roupas fáceis de combinar, com peças curingas que podem ser usadas de várias formas. Isso vai te poupar um bom espaço. Roupas básicas ocupam menos espaço, pense nisso.

c. Aprender a dobrar as roupas de forma a ocupar menos espaço é fundamental. A internet está cheia de vídeos bastante úteis nesse sentido.

d. Para itens como shampoo, pasta de dente e cremes, compre kits de pequenos frascos para pôr apenas a quantidade suficiente para os dias da viagem. Não esqueça de seguir os limites para viagens nacionais e internacionais.

e. Para viagens longas, programe-se para lavar roupas em algum momento no meio da trip. É mais uma maneira de ganhar espaço.

f. Deixe roupas íntimas e pijama por cima, fáceis de pegar. Assim você pode tomar um banhão depois de uma viagem longa e achar tudo facilmente.

g. Leve um saco para as roupas sujas. Assim, durante a viagem, você pode deixar as roupas sujas fora da mala, nesse saco. E, na hora de ir embora, arrume a mala com as roupas que ainda estão limpas. Por cima, vai o saco de roupa suja.

Passo 5
A mala está pronta! Por segurança, coloque uma etiqueta com seus dados dentro e fora do acessório. Deixe para levar itens de valor na bagagem de mão (ver dicas de malas de mão aqui).

Por último - esperamos que não aconteça - mas todo mundo está sujeito. Caso sua bagagem seja extraviada, danificada ou roubada, avise a empresa aérea o quanto antes para que as providências necessárias sejam tomadas.

 DUBBI  adicionou foto de Europa,Brasil,Estados Unidos,África,Oceania,Ásia,América Foto 3

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 6 anos atrás

Obs: A mala de viagem pode variar também de acordo com o clima que irá encontrar no destino. As vezes o período pode ser pequeno, mas se as roupas forem de inverno, haverá muito volume.

Fernando Ceron

Fernando Ceron comentou 6 anos atrás

Tive bagagem extraviada e fiz uma denuncia no próprio aeroporto de destino, num departamento interno. Tenha em maos numero do vôo, cia aerea, passaporte, ticket da bagagem procurada, local de hospedagem com endereço e tempo de permanência e um telefone e contato. Com isso, sera feita a denuncia e a busca terá inicio, e você terá um documento formal com contato desse depto e um protocolo.

Marina Zanchetta

Marina Zanchetta comentou 6 anos atrás

Sempre fui econômica com itens levados em viagens, tanto minhas malas, quanto minha mochila cargueira, vão com espaço sobrando para mais coisas. Pena que as empresas aéreas enganaram os brasileiros, mudaram a forma de cobrança das bagagens e não reduziram valores...

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 6 anos atrás

Estou aprendendo, minha mala tem ficado cada vez mais leve! E ótima dica do Fernando sobre mala extraviada.

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Europa, Brasil, Estados Unidos, África, Oceania, Ásia, América,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.