Colômbia: cores, alegria e natureza.


  Colômbia, Bogotá, Cartagena  2275 visualizações

Assim é realmente a Colômbia, muita cor, em tudo que fazem sempre tem muitas cores envolvidas. Nos artesanatos, nas decorações, no dia a dia.

Quando se chega ao aeroporto de Bogotá, pode-se perfeitamente ir de transporte coletivo para a cidade. No próprio terminal fica uma pessoa com colete azul vendendo o cartão do ônibus e ele mesmo carrega o cartão com o valor que você quiser. É muito simples e barato, aliás, o transporte público na capital colombiana não é caro. Tem-se o sistema integrado, com ônibus articulados que passam frequentemente e interligam vários pontos da cidade ( diga-se de passagem,  o sistema MOVE de Belo Horizonte foi baseado no sistema TRANSMILENIO de Bogotá). Do aeroporto à região do Chapinero, vai-se tranquilamente de ônibus coletivo e de lá se tem acesso a vários outros pontos da cidade, inclusive para o centro histórico.

A região do Chapinero é muito tranquila para se ficar, tem comercio muito ativo, bancos, supermercados e ali localiza-se o Centro Comercial Andino, um shopping muito arrumado e nas ruas (Calles) do seu entorno tem  várias lojas de marcas famosas.

Bogotá tem um transito meio complicado, muitos carros pelas ruas e muitas vezes não  respeitam as leis de transito, os veículos, principalmente ônibus, soltam muita fumaça escura pelos escapamentos, por isso é comum ver transeuntes e ciclistas usando mascaras, ou lenços cobrindo o nariz. Ao mesmo tempo, Bogotá tem muitos parques, belíssimos, muito bem cuidados, muita área verde em que os moradores e turistas fazem passeios e piqueniques, principalmente nos fins de semana. Os bogotanos adoram andar de bicicleta, e o relevo ajuda, a cidade está a 2.600 metros de altitude, porem está em um platô rodeado por montanhas.

Emerson Melo adicionou foto de Colômbia,Bogotá,Cartagena Foto 1

A vida cultural na capital colombiana é bastante intensa, são vários museus, inclusive o MUSEO DEL ORO, imperdível, fantástico. Próximo ao museu e perto da Catedral tem centros de artesanatos, muita coisa bonita, barata, cheia de souvenir que vale pena comprar. DICA VALIOSA: se quiser comprar presentes e lembranças características da Colômbia andina, que o faça ali, pois em Cartagena quase não se vê esse tipo de artesanato. Os pubs e os hostels bogotanos sempre têm uma atração, muita alegria e diversão.

A região central tem vários pontos turísticos, muito fáceis de serem encontrados, dá pra fazer tudo a pé, e se quiser comer tem uma região com vários restaurantes.Tem a igreja de São Francisco, uma coisa impressionante de bonita, o altar é inexplicável, muito ouro e, sem duvida, de todas as igrejas antigas que conheço no Brasil e várias no exterior, esta é a mais bela. Dali se vai tranquilamente ao Cerro Monserrate, pela Avenida Jimenez até a Universidade de  Los Andes, perto dali está o teleférico que nos leva ao Cerro. La de cima são 3.200 metros de altura, a vista é maravilhosa, vê-se a cidade todinha e todas as montanhas que a cerca. Não fui à noite, mas dizem ser muito bonito. Voltando, a Catedral Primada está  no coração político da cidade, vários prédios governamentais, alguns antigos e outros não.

Emerson Melo adicionou foto de Colômbia,Bogotá,Cartagena Foto 2

De Bogotá se vai tranquilamente para várias cidades colombianas, inclusive a San Andrés, por companhia aérea “low cost”. A Colômbia, assim como o Brasil, é muito diversificada, muita natureza, e uma pérola colombiana chama-se Parque Tyrona, que a principio era um dos meus destinos, porém por motivos alheios à minha vontade não pude ir, mas fui pra Cartagena de Indias, que é linda.

Cartagena é o caribe clássico, muita alegria, música, festa e calor, muiiito calor (o problema é que a diferença entre a temperatura mínima e a máxima são poucos graus de diferença, o que faz com que o calor reine dia e noite). A cidade amuralhada é a grande atração, lá tem de tudo que a gente precisa, bancos, supermercados, casas e câmbio, bares, bons restaurantes, muitos hostels e hoteis, uma vida agitada 24 horas. As ruas são estreitas, sempre limpas, cheia de turistas, mochileiros (indo e vindo de Tyrona). Na verdade, só se sai dali para ir às praias, a mais perto e qualificável está em Bocagrande, a poucos minutos da cidade amuralhada e que tem água quente, porém nada de praia paradisíaca caribenha.

Das muralhas, no lado oeste, no Baluarte Santo Domingo, dá para ver o por do sol; fica cheio de turistas e muita gente passeando, crianças brincando e o visual é realmente muito bonito. Sempre passa por ali uma “Chiva Rumbera”, um ônibus aberto em que os turistas fazem passeios pela cidade e ali a alegria rola solta, cantando musica caribenha e fazem a maior festa quando passa uma Chiva por outra.

Emerson Melo adicionou foto de Colômbia,Bogotá,Cartagena Foto 3

Cartagena é uma cidade cara, em relação a Bogotá, porém nas duas cidades o policiamento é ostensivo, policiais fortemente armados garantem o ir e vir da população e de turistas, mesmo assim não se deve descuidar, pois são vários os relatos de roubos, agentes chamados RATONS, que subtraem pertences de valor sem que se note. Nada diferente de várias cidades brasileiras.

Emerson Melo adicionou foto de Colômbia,Bogotá,Cartagena Foto 4

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Colômbia, Bogotá, Cartagena,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.