Capitólio: dicas para um passeio inesquecível no Mar de Minas


  Capitólio, Minas Gerais  24998 visualizações

Sabem, eu morei um ano na França. Era junho de 2015 quando minha família foi me visitar. Passei dias planejando nossa viagem e escolhi a dedo os lugares que gostaria que eles conhecessem. Eis que uma das paisagens que tivemos o prazer de admirar foi essa daqui:

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 1

MININA LOKA, que que isso tem a ver com Capitólio?

Pois bem. Essa foto aí de cima é na França, sim, mas sabe onde fui encontrar uma paisagem tão deslumbrante quanto e que me lembra muito este lugar aí? Sim, Capitólio! Aqui nesse nosso Brasilzão lindo. E é por isso que hoje vim compartilhar com vocês as minhas dicas para um passeio inesquecível no Mar de Minas. Vem comigo!

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 2

Como chegar em Capitólio:

Antes de mais nada, comecemos por localizar este belo patrimônio natural brasileiro. Capitólio fica na nossa queridíssima Minas Gerais, entre a Serra da Canastra e o Lago de Furnas. Está há 276km de BH e 440km de SP, e acredito que a melhor maneira de chegar até lá seja de carro. É possível acessar a região de ônibus (a empresa responsável pelo trajeto é a Gardênia - http://expressogardenia.com.br) ou de carona (grupos de Facebook e o site Blablacar podem te ajudar nessa), mas recomendo ir de carro pois as atrações turísticas ficam afastadas umas das outras e o carro te dá liberdade pra visitar mais coisas de forma mais independente :)

O que visitar em Capitólio:

  • Canyons de Furnas:

Os Canyons são atração obrigatória pra quem está indo à Capitólio. Esses paredões rochosos enormes combinados às águas esverdeadas da represa de Furnas, formam uma paisagem estonteante, cinematográfica.

É possível admirar essa maravilha do alto, no Mirante dos Canyons. Está há menos de 30km do centro de Capitólio, na MG-050. Basta passar o Restaurante Lagoa Azul e logo depois você já verá vários carros parados na beira da estrada. De lá, siga uma trilhinha em direção aos penhascos e você encontrará uma vista como esta aqui:

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 3

É possível também desbravar os Canyons por baixo, ou melhor dizendo, fazendo um passeio de lancha ou chalana pelo grandessíssimo Mar de Minas! Quando fui, em jan/16 estávamos num grupo de 12 pessoas e alugamos uma lancha, saiu R$60,00 por pessoa. O passeio durava umas 5 horas, o roteiro passava por quatro principais pontos: Vale dos Tucanos, Cascata, Cachoeiras do Canyon e Lagoa Azul, e fazia paradas pra que pudéssemos entrar na água. Contratei o passeio com a Pousada do Rio Turvo (não me hospedei lá, só fiz o passeio, mesmo) e achei que valeu muito a pena!

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 4

  • Paraíso Perdido:

O Paraíso Perdido é um complexo que conta com 7 quedas d’água em sequência, sendo o acesso a todas elas feito por uma trilha bem tranquila (seguindo pelas pedras às margens do rio). Diversas piscinas naturais e muitos peixinhos também compõem a  beleza deste lugar.

O local também conta com restaurante, área de camping, mesas e churrasqueiras, mas curtimos só as cachús, mesmo! É cobrada uma taxa, que na época que fui era de R$35,00 por pessoa. Mas dá pra curtir o dia inteiro por lá, então acho que vale a pena pagar pra conhecer este paraíso, sim!

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 5

  • Cachoeira da Diquadinha:

O acesso à esta cachoeira se dá através de uma pequena trilha que tem início logo às margens da MG-050, bem próximo ao ponto onde fica o Mirante dos Canyons. A dica, inclusive, é aproveitar que você já estacionou seu carro por ali e ir curtir mais este presente da natureza. E o melhor de tudo? O acesso à Cachoeira da Diquadinha é gratuito!

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 6

Onde se hospedar em Capitólio: 

A região do Mar de Minas é bastante voltada ao turismo, sendo possível encontrar as mais diversas opções de hospedagem por lá. Pousadas, hotéis, campings ou casas para alugar, tenho certeza que você vai encontrar o tipo de acomodação que mais se enquadra a seu estilo de viagem, orçamento disponível e afins.

No meu caso, como estávamos num grupo de 12 pessoas, optamos por alugar um rancho para nossa estadia. Se você também optar por esta opção, uma dica que eu dou quando estiver procurando lugar pra ficar, é que procure pelo bairro Ponta do Sol. É um bairro bem próximo ao famoso Escarpas do Lago, mas com preços mais interessantes! o/

Alugamos o Rancho do Facão, um espaço com uma estrutura ótima (quatro quartos, cozinha, sala, piscina, churrasqueira), que acomodava muito bem as 12 pessoas do nosso grupo. O preço foi super acessível e o dono do rancho foi muitíssimo prestativo. Recomendo.

Onde comer em Capitólio:

Capitólio conta com diversos restaurantes espalhados nas proximidades dos seus principais pontos turísticos. Tenho certeza que fome você não vai passar haha. As delícias que envolvem peixe são a especialidade da região. Não deixem de ir até o Restaurante do Rio Turvo para experimentar a maravilhosa traíra recheada que eles servem por lá. Sério, até meus amigos que não gostam de peixe, não resistiram a esta delícia.

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 7

Enfim, o passeio à Capitólio é incrível. Foram 3 dias de muita diversão, descobertas e cachús. Espero ter despertado em você uma vontadezinha de conhecer este lugar magnífico!

Laisy Wakidera adicionou foto de Capitólio,Minas Gerais Foto 8

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

sérgio giorni

sérgio giorni comentou 7 anos atrás

Layse, parabéns pelo seu post. Conheci Capitólio quando era adolescente. Ia muito à Piumí. Você me fez reviver um doce tempo. Obrigado.

Caio Martins

Caio Martins comentou 7 anos atrás

Laysi parabéns pelo post muito muito inspirador!! Adorei!! Duas perguntas 1. Você achou muito lotado lá de turista? Estou pensando em ir pra lá no carnaval e fico em dúvida se estará muito cheio (verão e por ser um feriado famoso). 2. Onde fica esse lugar bonito da foto na França? Valeu! Parabéns!!

Laisy Wakidera

Laisy Wakidera comentou 7 anos atrás

Sérgio, isso era muito mais do que eu pretendia com esse post. Muito obrigada pelo seu comentário!! E vê se volta a visitar Capitólio. Ela continua linda, garanto :D

Laisy Wakidera

Laisy Wakidera comentou 7 anos atrás

Oi, Caio! Que bom que gostooou! Acho pretensioso, mas fico mt feliz de ter te inspirado com meu texto haha Bom, agora vamos às suas perguntas: 1) Eu fui no começo do ano passado, né, e tava bem tranquilo de turista, MESMO. Mas de uns tempos pra cá tenho visto muita gente indo pra lá (meu FB não para de pipocar fotos de Capitólio, haha). Então, pra falar bem a verdade, acho que vai tá cheio, sim (talvez seja realmente interessante pensar numa outra combinação que não seja verão+feriado importante, acho que vc conseguiria curtir Capitólio melhor! :D) 2) Essa foto é no Lac St-Croix, no lugar conhecido por Gorges du Verdon, na região da Provence (pretendo fazer um post falando desse lugar tb, daí coloco um link aqui! :D) De novo, muito obrigada pelo comentário! Espero que minhas respostas ajudem e que você consiga encontrar uma boa época pra visitar Capitólio! Beijos

Sola no Mundo

Sola no Mundo  comentou 7 anos atrás

Laisy! Muito legal!

Sola no Mundo

Sola no Mundo  comentou 7 anos atrás

Quero muito ir pra lá! Vou compartilhar seu texto no face do Dubbi! Beijos

Laisy Wakidera

Laisy Wakidera comentou 7 anos atrás

Oi, Raquel! Vá sim, Capitólio é incrível! E pode compartilhar à vontade haha Beijos!

Monique Gonçalves

Monique Gonçalves comentou 7 anos atrás

Gostei muito do post! Já passei por Capitolio mas nunca parei para ficar lá, pretendo fazer isso no Carnaval. Tenho 2 filhos, um de seis e uma de dois, vc acha que eles tbm iriam aproveitar? Obrigada

Rhode Tatiane Ramos

Rhode Tatiane Ramos comentou 7 anos atrás

estou indo em março pra lá e não vejo a hora... só me falaram que, por ter bastante chuva, o passeio ao Paraiso Perdido pode ficar comprometido... isso é verdade?

Laisy Wakidera

Laisy Wakidera comentou 7 anos atrás

Oi, Monique. Acho que as crianças vão se divertir, sim! Dá pra encontrar uma estrutura legal nas pousadas: piscina, parquinho, beirinha do rio... Além disso, tem o passeio pelos canyons de chalana, tipo um barco grande, que vai navegando devagar pelas águas verdinhas daquele paraíso! Acho que vale a pena ir com eles, sim :)

Laisy Wakidera

Laisy Wakidera comentou 7 anos atrás

Oi, Rhode! Então, no Paraíso Perdido há risco de tromba d’água, sim e o período de chuvas aumenta esse risco. Mas é assim, eles tem pessoal da equipe espalhado pelo Paraíso todo. E lá no alto, na última queda d’água fica alguém responsável por ir monitorando o tempo. Se vai chegando uma chuva e tals, eles começam a orientar todo mundo a sair da água e ir pras outras áreas do complexo: camping, restaurante e afins. Então, o que posso dizer é que vc vai estar bem amparada. O risco existe, mas tem quem entenda e possa te orientar! No mais, aproveite!! :)

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Capitólio, Minas Gerais,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.