O que saber para alugar um carro no Brasil


 Pelo Brasil      1674 visualizações

Alugar um carro é o sonho de muitos viajantes. Quem não quer pegar um automóvel e sair como Jack Kerouac por aí, conhecendo lugares incríveis com a liberdade de parar onde quiser. Só que o aluguel de carros nem sempre é a modalidade que mais compensa em uma viagem e aventura pode virar um baita prejuízo para o bolso. 

É para esclarecer essas dúvidas que o “Fique Esperto” dessa semana está no ar.

DUBBI  adicionou foto de  Foto 1
Foto: Divulgação/Shutterstock

Revisão
Em primeiro lugar, assim que alugar o carro, não tenha preguiça e cheque todos os detalhes do automóvel, externos e internos. Lataria, pneus, para-brisas, bancos, limpeza, estado dos bancos, tudo. Seja cuidadoso porque qualquer problema na hora da devolução a conta pode acabar sobrando para você. Agora, se for relatado anteriormente, esse tipo de dor de cabeça não acontecerá. Em geral, no mercado de aluguel de carros os veículos vêm em bom estado de conservação, até porque a frota é renovada com bastante frequência. Mas checar o carro não custa nada ;)

Tanque cheio
Alugou o carro com tanque de combustível cheio? É preciso devolvê-lo da mesma maneira ou então pagar taxas que as locadoras de carro cobram para abastecer o veículos. Compensa abastecer por conta própria, de preferência em postos que não sejam tão perto do pátio, pois eles costumam ter preços acima da média.

Outro ponto para ser levado em conta para alugar carro é o consumo do combustível. Todo mundo sabe que carro 1.0 é mais econômico. No entanto, é preciso saber o tipo de estrada pela qual passará. Se for uma com muito caminhão ou serras, que exigem ultrapassagens, o 1.0 pode não compensar tanto, porque eles ‘bebem’ mais na hora do arranque.

DUBBI  adicionou foto de  Foto 2
Foto: Divulgação/Shutterstock

Mais é menos
Geralmente o ditado é o contrário, mas para alugar um carro mais é menos - ou seja, quanto mais tempo você ficar com o veículo, menos deverá pagar por ele. Os pacotes semanais, quinzenais ou mensais costumam ter o preço da diária muito mais em conta do que a da diária única. Outra promoção bastante comum entre as empresas de aluguel de carros é a de final de semana - alugar o carro no sábado e só devolver na segunda de manhã pode valer mais do que usar o veículo por só um dia. 

Quilometragem
Essa dica é fácil e óbvia: vai andar pouco, escolha a quilometragem controlada; vai andar muito, opte pela livre. Se você estourar o limite da controlada, a cobrança costuma ser bastante abusiva. Portanto, decida antes o tipo de viagem que fará antes de alugar o carro

É realmente preciso?
Muitas vezes, na ânsia de curtir a trip intensamente, os viajantes acabam optando por fazer todo o roteiro com o automóvel. Mesmo estando em várias pessoas, isso pode encarecer muito a viagem. Por isso, calculadora na mão para esmiuçar os gastos com aluguel de carro e o quanto custaria fazer o mesmo roteiro de ônibus. Mesclar os dois pode ser uma solução vantajosa para não estourar o orçamento.

Modelo
Dependendo da ocasião, vale optar por um modelo um pouco mais caro do que os populares, compactos ou intermediários. Coloque na balança na hora de alugar o carro: preço, conforto e espaço para bagagem.

Na mesma loja
Se quiser economizar, alugue o carro e devolva-o na mesma loja que alugou, pois não são cobradas taxas. É uma vantagem tremenda poder pegar um veículo em uma cidade e devolver em outra, mas a taxa pode não compensar. Até mesmo lojas diferentes no mesmo município costumam cobrar tarifas. Na hora de montar o roteiro, tenha isso em mente.

Seguro
Pode encarecer um pouco o gasto final com aluguel de carro, mas definitivamente não é hora de ser pão duro. Afinal, você pode nunca ter batido o carro, mas e se a lei de Murphy entrar em ação justamente com o carro alugado? É recomendável ter seguro que cubra roubo, furto e colisão do veículo alugado e também responsabilidade contra terceiros.

DUBBI  adicionou foto de  Foto 3

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.