5 motivos para conhecer o Egito JÁ!


  Egito  5053 visualizações

No dia 29 de novembro, embarquei rumo à minha primeira grande viagem internacional. O destino? O Egito! Sim, o país onde ocorreram os atentados terroristas e onde não se tem segurança alguma, certo? Bom, mais ou menos.

Confesso que estava com um pouco de receio quando deixei o Brasil, mas, desde o momento em que cheguei ao país, só me surpreendi. Da culinária ao trânsito, das pessoas às atrações turísticas: o que não faltam são motivos para conhecer o Egito.

Duvida? Então, confere cinco (das muitas) razões que separei para, quem sabe, motivar você a viver um pouquinho do que estou vivendo por aqui. 

Egito é seguro

Sim, o Egito é seguro. Por mais que os jornais digam o contrário, a verdade é que o país oferece, sim, muita segurança aos turistas. Tudo bem que quem mora aqui não se beneficia de toda essa preocupação, mas, se você é um estrangeiro, dificilmente terá algum motivo para se queixar.

A segurança é levada tão a sério que, durante as viagens que tenho feito, esporadicamente precisamos parar em pontos policiais e apresentar o passaporte. A entrada em atrações turísticas também é bem controlada e costume envolver um aparelho de raio-x e a revista de mochilas e bolsas.

“Sim, Fernanda. Se é tão seguro assim, por que rolaram os atentados?”. Bom, historicamente, os atentados que acontecem por aqui são contra a polícia, o governo ou envolvem questões de cunho religioso. Como eu disse, o Egito não é um paraíso para quem mora aqui, mas, sem dúvidas, trata bem os seus turistas.

Fernanda Leal adicionou foto de Egito Foto 1

De boa e vivinha da silva contemplando a Esfinge. 

O Egito é MUITO barato

A moeda egípcia, tadinha, vive em uma queda constante. No dia 2 de dezembro, troquei um dólar por pouco mais de 16 pounds da libra egípcia, a moeda local. Menos de uma semana depois, em um banco do Cairo, consegui trocar um dólar por 17,8 pounds. Hoje, cerca de três semanas após a minha chegada, já é possível trocar por mais de 19 pounds.

Ou seja: 100 dólares aqui é MUITO, MAS MUITO DINHEIRO! Se você ganha em real, dólar ou euro, prepare-se para ficar RICO. Tudo é MUITO, MAS MUITO BARATO! Dois dólares são mais do que suficiente para você fazer uma excelente refeição.

Para entender o poder de compra de 1 pound, dá só uma olhadinha nos valores de algumas coisas por aqui:

  • Crepe de camarão e frutos do mar delicioso, em Ras El Barr, uma cidade pequenininha e sem muita coisa para fazer: 25 pounds (pouco mais de 1 dólar).
  • Entrada com pão, tahini e sopa de frutos do mar + porção grande de arroz + vegetais + lula grelhada + chá bebuíno, em Dahab, um local bem turístico e próximo à riquíssima Sharm El-Sheik: 50 pounds (isso tudo em um restaurante super bacana com vista para o mar).
  • 17 km percorridos de Uber, no Cairo: 30 pounds.
  • Água mineral de 2 litros na maioria dos supermercados: 5 pounds.
  • Mergulho na turística Dahab: 250 pounds (ou seja, menos de 50 reais).
  • Passeio de camelo pelas pirâmides de Giza com duração de 1 hora: 100 pounds. 

Fernanda Leal adicionou foto de Egito Foto 2

Passeio pelas pirâmides com o camelo mais sorridente que você respeita.

Viu só como é barato? Pois é! Uma boa dica para quem quer economizar é nunca pagar em dólar e sempre pechinchar os valores dados em pounds. Muitas agências de turismo acabam ganhando muito dinheiro em cima de quem não tem noção do quanto vale um dólar quando convertido para a moeda local.

O Egito é simpático e hospitaleiro

Com certeza, um dos motivos para conhecer o Egito é o povo egípcio! Eles são verdadeiramente fascinados pelos turistas, amam o Brasil (o futebol brasileiro, na verdade) e estão sempre tentando ajudar.

Não é raro ver gente (homens, mulheres e crianças de todas as idades) pedindo para tirar selfie e tentando conversar com você mesmo sem saber falar inglês. Em geral, eles recorrem a calculadoras, gesticulam e fazer o possível para ajudar você.

Além disso, eles são extremamente honestos! Por inúmeras vezes, fiz compras e voltei para pagar apenas no dia seguinte porque o dono do estabelecimento não tinha troco.  

O único ponto que deixa a desejar são alguns vendedores que, por vezes, acabam sendo demasiadamente incisivos na tentativa de vender. Também é válido lembrar que os egípcios raramente precificam os seus produtos e AMAM barganhar. Por isso, nunca pague o primeiro valor pedido pelo vendedor.

Fernanda Leal adicionou foto de Egito Foto 3

Uma das muitas lojinhas de Khan El Khalili, um dos mais famosos mercados populares do Cairo. Lá, é possível ver o fascínio pela pechincha. Quem compra nas primeiras lojas ou aceita os primeiros valores dados pelos vendedores perde MUITO dinheiro. Por isso, não hesite em pechinchar MUITO. Se o primeiro preço dado pelo vendedor for 100 pounds, não hesite em pedir para pagar apenas 15. Se você souber negociar, no máximo pagará 25 pounds pela compra. Uma amiga minha chegou a levar alguns itens de graça nessa brincadeira: quando o vendedor perguntou quanto ela queria pagar, ela respondeu “nada” e o rapaz acabou aceitando após se divertir com a resposta.

O Egito não é só deserto

Se tudo que você à sua cabeça quando pensa no Egito são pirâmides, camelos e desertos, está na hora de se atualizar! O país é, sim, um verdadeiro berço da humanidade e o que não faltam são lugares incríveis para se embriagar na história e na cultura local. Apesar disso, as opções de praias também são muitas e não deixam, nem de longe, a desejar.

Desde que cheguei aqui, tive a oportunidade de conhecer Damietta, que é a cidade onde fico quando não estou viajando, Cairo, Fayoum, Alexandria, Port Said e Dahab. Os lugares são tão diferentes entre si que fica até difícil de acreditar que todos eles são parte do mesmo Egito.

Dahab, meu preferido até então, é bem representativo de toda essa diversidade que estou falando. De um lado, tudo que você vê são montanhas desertas e laranjas, como nos filmes. É só olhar para o lado oposto, porém, para se deparar com um mar super azulzinho e vários corais lindos a serem explorados!  

Fernanda Leal adicionou foto de Egito Foto 4

Dahab, o meu destino favorito até então! 

O Egito é mágico

Por mais que pareça clichê, a verdade é que esse país é MÁGICO e consegue transformar completamente aqueles que se entregam à sua magia!

Se contemplar o céu cheio de estrelas no meio do deserto faz você perceber que o ser humano não é absolutamente nada diante da infinitude e exuberância do universo, ver de perto a imponência e exuberância das pirâmides faz você ter certeza de que o homem, pode, sim, ser o responsável por realizações absolutamente incríveis.

Isso sem falar, é claro, em todos os choques culturais diários que farão você questionar valores, rever piadas e se colocar no lugar do outro. Só vivenciando o país para entender.

Fernanda Leal adicionou foto de Egito Foto 5

 Wadi El Rayan, um oásis em Fayoum que me energizou por completo com o céu mais lindo que já vi! É uma pena não ter conseguido capturar com a câmera a beleza da sua noite estrelada. 

E então, consegui te convencer com os motivos para conhecer o Egito? Se curtiu o relato ou deseja saber mais coisas sobre o país, não deixe de comentar! A minha ideia é continuar escrevendo e abordando os locais por onde passei e todas as dúvidas que tive antes de viajar. 

Nos vemos por aí!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Vanessa Assunção

Vanessa Assunção comentou 7 anos atrás

Estou louca pra conhecer! Mas preciso pesquisar preços de passagem. Sou eu, meu marido e meu baby de 2 anos. Acho que está ainda não é uma viagem legal pra ele, né?! Adorei seu relato!!!! Continue postando.

Nanci Toniollo

Nanci Toniollo comentou 7 anos atrás

Adorei o q escreveu Me deu mais vontade de ir!!!!!

Fernanda Leal

Fernanda Leal comentou 7 anos atrás

Oi, Vanessa! Espero que consiga um bom valor! Paguei 3000 na minha, saindo de Salvador e parando no Rio e em Roma (bem cansativo). :( No mais, consegui gastar pouco lá. Em relação ao baby, os principais problemas ao meu ver são as questões sanitárias/de higiene (para adulto é tranquilo lidar, mas não sei para um bebê), a poluição e o clima (muito calor no verão e um friozinho no inverno). Boa sorte!

Sola no Mundo

Sola no Mundo  comentou 7 anos atrás

Incrível!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Egito,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.