3 lugares religiosos para conhecer no centro de São Paulo


  São Paulo, Brasil  3178 visualizações

São Paulo está prestes a completar seus 463 anos! A capital paulista reserva atrações para todos os públicos: museus, parques, teatros, compras, exposições, feiras, etc.

A fundação da cidade está muito ligada com a religião. Segundo o “Cidade de São Paulo” (site oficial de Turismo da Cidade de São Paulo), os padres jesuítas Manoel da Nóbrega e José de Anchieta ultrapassaram as barreiras da Serra do Mar, no ano de 1553, e se instalaram no Planalto de Piratininga, em uma colina entre os rios Anhangabaú e Tamanduateí, onde construíram um colégio para catequizar os índios. No dia 25 de janeiro de 1554, foi rezada a primeira missa em Piratininga, que marca a data de aniversário de São Paulo.

Conheça 3 lugares religiosos localizados no centro e que estão ligados com a história da cidade: o Pateo do Collegio, o Mosteiro de São Bento e a Catedral da Sé.

1. PATEO DO COLLEGIO - ORIGENS DE SÃO PAULO:

“Aqui sob a Cruz de Cristo nasceu esta cidade dedicada ao Apóstolo Paulo pelos jesuítas Padre Manuel da Nóbrega e o irmão José de Anchieta entre outros”, 25 de janeiro de 1554.

O Pateo do Collegio (grafia original) foi o local onde começou a se formar a cidade de São Paulo. A primeira escola de catequização dos índios foi construída em 1554, feita em pau-a-pique, e ampliada em 1556, feita em taipas de pilão.

Após a expulsão dos jesuítas das colônias portuguesas pelo Marquês de Pombal, o Pateo do Collegio ficou abandonado até o ano de 1930, quando passou a ser sede do governo paulista.

Em 1953, o local foi devolvido aos jesuítas e devido à deterioração tudo foi demolido e reconstruído para o 4º Centenário da cidade.

No conjunto arquitetônico do Pateo do Collegio está Museu Anchieta (R$8,00), com objetos de arte sacra. O ingresso inclui uma visita monitorada à Cripta da antiga Igreja do Collegio dos Jesuítas, onde estão expostos os alicerces originais da primeira construção.

No jardim interno do Museu Anchieta está um pedaço da parede de taipas de pilão, considerada a parede mais antiga de São Paulo e que fez parte da construção original do Collegio.

Também aproveite para conhecer a Igreja de São José de Anchieta (gratuita), onde há uma capela lateral em que está exposta uma relíquia (fêmur) do Padre José de Anchieta.

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) adicionou foto de São Paulo,Brasil Foto 1

Foto: Pateo do Collegio, local onde nasceu a cidade de São Paulo (foto de acervo pessoal).

2. MOSTEIRO DE SÃO BENTO:

Desde o ano de 1600, o complexo beneditino está localizado no mesmo lugar! Diz-se que está situado no local onde ficava a taba do Cacique Tibiriçá, considerado o 1º índio catequizado do Brasil e o 1º cidadão de Piratininga.

O Mosteiro de São Bento e sua Igreja, a Basílica de Nossa Senhora da Assunção, já passaram por diversas reconstruções ao longo destes séculos. A igreja foi reconstruída por 4 vezes, sendo a última grande reforma do ano de 1900.

O claustro do Mosteiro não é acessível, mas sua igreja, sim! É possível, inclusive, fazer uma visita monitorada por um monge beneditino gratuitamente às terças e às quintas-feiras (reservas pelo e-mail [email protected]), sempre às 14:00.

Durante a visita, você aprenderá tudo sobre as pinturas, as cores e a arquitetura da basílica.

Os monges beneditinos são muito conhecidos pelo canto gregoriano. Uma oportunidade de ver o coro de monges são as missas de domingo às 10:00 da manhã.

Aproveite uma visita à igreja para cometer o “pecado da gula” e comprar um docinho na Loja da Padaria do Mosteiro. O pão de mel recheado com geleia de damasco é ma-ra-vi-lho-so!!!

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) adicionou foto de São Paulo,Brasil Foto 2

Foto: A lindíssima Igreja do Mosteiro de São Bento (foto: acervo pessoal e autorizada durante a visita guiada).

3. CATEDRAL DA SÉ:

Mais uma vez o Cacique Tibiriçá participa da história: foi ele quem escolheu o local onde desde 1591 há um templo religioso e onde hoje está a Catedral da Sé, cujo nome oficial é “Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Assunção”.

A atual edificação é a terceira feita no mesmo local e começou a ser construída em 1913. Está entre os cinco maiores templos em estilo neogótico do mundo e é a maior igreja da cidade de São Paulo, com 111 metros de comprimento e 46 de largura.

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) adicionou foto de São Paulo,Brasil Foto 3

Foto: A Catedral Metropolitana de São Paulo, a Sé (foto: acervo pessoal).

A entrada na Catedral é gratuita, mas, se você estiver disposto(a) a conhecer mais, faça uma visita guiada pela Cripta da Sé (R$7,00), uma capela subterrânea onde são sepultados os bispos e arcebispos da Diocese de São Paulo. É linda! E totalmente diferente da Catedral!

Dentre as personalidades sepultadas na Cripta, está o Cacique Tibiriçá.

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés) adicionou foto de São Paulo,Brasil Foto 4

 Foto: Cripta da Sé (foto: acervo pessoal).

***

Se você quiser saber mais sobre a cidade de São Paulo e sobre os lugares listados aqui neste texto, conheça meu blog www.rodasnospes.com onde compartilho experiências de viagens ;)

Te espero lá também!

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

Lou Mariano

Lou Mariano comentou 7 anos atrás

Ja estive nos 3 lugares de passagem mas pretendo fazer as visitas com mais detalhes, aliás não sabia q no mosteiro havia visita guiada! Obrigada pelas dicas.

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés)

Tissiana de Souza (Rodas nos Pés) comentou 7 anos atrás

Oi Lou! Que bom que curtiu! Aproveite!!!

Bruno Da Silva Rodrigues

Bruno Da Silva Rodrigues comentou 7 anos atrás

Muito bom, adoro esses lugares...

Tissiana de Souza  (Rodas nos Pés)

Tissiana de Souza (Rodas nos Pés) comentou 7 anos atrás

Oi Bruno, que bom que gostou do texto! Abraços!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para São Paulo, Brasil,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.