10 ilhas para conhecer no litoral brasileiro


  Ilha do Mel, Cananéia  8266 visualizações

Que o litoral do nosso paí é um dos mais bonitos do mundo, isso nós brasileiros temos muito orgulho. Uma vantagem de ter um litoral tão extenso é o grande número de ilhas existentes. O Dubbi selecionou dez ilhas para conhecer no litoral brasileiro. 

Ilha do Cardoso (SP)
A Ilha do Cardoso provavelmente seja a grande atração do litoral sul de São Paulo e um ponto obrigatório para quem quer conhecer ilhas no litoral brasileiro. Possui restingas e vegetação abundante. Nos passeios de barco e escunas, um visitante ilustre costuma acompanhar as viagens. São cardumes de golfinhos, sempre saltitantes, rendendo boas fotos, muita risada e novos amigos que você vai carregar para sempre na memória. O Parque Estadual da Ilha do Cardoso (Núcleo do Marujá) está situado no município de Cananéia, que conta com hospedagens e restaurantes. Saiba mais no site oficial.

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 1

Ilhabela (SP)
Outra ilha para conhecer no litoral brasileiro, Ilhabela tem de tudo um pouco: beach clubs e festas até altas horas da manhã, restaurantes mais chiques e restaurantes mais rústicos, um centrinho comercial agitado e muitas, muitas cachoeiras e praias paradisíacas. Tudo isso, no entanto, tem um preço: o número de borrachudos por lá é incrivelmente grande. A dica é apostar em repelentes o tempo inteiro (de preferência, compre modelos artesanais, que são mais caros, mas dão uma proteção melhor do que os que vendem em supermercados e farmácias).

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 2

Ilha Grande (RJ)
Pertencente ao município de Angra dos Reis, Ilha Grande é uma ilha para conhecer no litoral brasileiro. Um dos principais motivos é seu estado de conservação ambiental, algo muito valorizado por lá. Possui relevo acidentado e montanhoso e uma costa recortada, que dão um charme característico à Ilha Grande. Uma dica feita por muitos viajantes é dar a volta na ilha. São cerca de 80 km de trajeto e o tempo para completá-lo vai depender do ritmo e objetivo de cada um. Varia entre cinco dias, para os apressados, a dez dias, para quem deseja aproveitar com calma cada lugar. As trilhas são bem demarcadas e há pousadas pelo caminho.

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 3

Fernando de Noronha (PE)
Das ilhas para conhecer no litoral brasileiro, provavelmente Fernando de Noronha seja a mais conhecida de todas. Adjetivos não são suficientes para descrever esse arquipélago, que conta com praias paradisíacas, como Leão, Sueste, Baía dos Porcos e Sancho. A sensação é única para cada viajante. Lembre que há a Taxa de Preservação Ambiental (TPA), que varia de R$ 64,25 para um dia até R$ 4.530,91 para 30 dias, necessária para entrar na ilha.

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 4

Parque Estadual da Ilha Anchieta (SP)
Ubatuba, no litoral norte de São Paulo, possui uma das ilhas para conhecer no litoral brasileiro, a Ilha Anchieta (a segunda maior do estado de São Paulo). Quem visitá-la encontrará um local bem preservado (era abandonada até 1977, quando houve a criação do parque). Além de apreciar o belo visual de Mata Atlântica que compõe sua vegetação, quem visitar a Ilha Anchieta encontrará praias belíssimas, trilhas ecológicas, passeios por ruínas do antigo presídio e um dos melhores pontos para mergulho do Brasil.

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 5

Ilha do Mel (PR)
Uma ilha para conhecer no litoral brasileiro definitivamente é a Ilha do Mel, o ponto turístico mais famoso do litoral paranaense. O acesso é feito de barco a partir de Paranaguá e Pontal do Paraná. O clima rústico da Ilha do Mel ganha contornos maiores quando não vemos carros circulando pelas ruas de terra. A iluminação por lá existe só para o essencial. Além das praias, a Gruta das Encantadas, o Farol das Conchas e a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres são lugares para visitar.   

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 6

Ilha de São Francisco do Sul (SC)
São Francisco do Sul é uma ilha para conhecer no litoral brasileiro, com uma particularidade: no verão ou no inverno. Isso mesmo! A ilha lota no verão, mas não fica deserta no inverno, apesar de a temperatura atingir menos de 10º C em um frio de bater o queixo. Ela tem se tornado cada vez mais um destino de frio por turistas interessados em variar o clima de montanhas no mês de julho. Uma boa pedida é ir para o Festival de Dança de Joinville e esticar para São Francisco do Sul. A cidade tem muita história para ser vista: igrejas, ruas, prédios, museus. Ah, não se assuste se parecer que está em Paraty (RJ). Há muita semelhança entre as duas cidades.

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 7

Parque Estadual Marinho da Pedra da Risca do Meio (CE)
Localizado a 20 km da praia do Mucuripe, em Fortaleza, este parque criado em 1997 é considerado o “pedaço do Caribe no Ceará”, e por isso uma ilha para conhecer no litoral brasileiro. O mergulho é uma das atividades mais marcantes para quem visita, principalmente pelo vasto número de recife de corais e intensa vida marinha, além de uma água morna agradável ao lazer.

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 8

Ilha do Caju (MA)
Em pleno Delta do Parnaíba, no meio do caminho da Rota das Emoções, está situada uma ilha para conhecer no litoral brasileiro: a Ilha do Caju. Totalmente cercada por mangues dunas, matas e campos alagados com água salgada, é um prato cheio aos amantes de turismo ecológico e aventura.

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 9

Parque Estadual Marinho do Parcel de Manuel Luís (MA)
Por último em nossa lista, uma ilha para conhecer no litoral brasileiro para os amantes de mergulho. Criado em 1991, trata-se do primeiro Parque Estadual Marinho do Brasil. E a fama logo cresceu entre os mergulhadores: “triângulo das bermudas brasileiro”. Fama justa, afinal o lugar é um dos maiores cemitérios de navios do mundo -- prato cheio para os mergulhadores, portanto. Mas só vá com uma agência especializada em mergulho - e não seja um iniciante.  

DUBBI  adicionou foto de Ilha do Mel,Cananéia Foto 10

- - - -

Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!

COMENTÁRIOS:

RUTECN

RUTECN  comentou 3 anos atrás

Muito bom, Dubbi! Algumas dessas ilhas eu nem ouvira falar. Parabéns por divulgá-las.

Meirielyn Brandt

Meirielyn Brandt comentou 3 anos atrás

Adoreeeiii!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Ilha do Mel, Cananéia,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Recomendamos para você:

Viajantes também leram:

SUA VIAGEM COMEÇA AQUI

Dubbi é um novo espaço para que pessoas incríveis que amam viajar possam interagir, se ajudar e compartilhar suas histórias e dicas de viagem.

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.