10 destinos para saltar de paraglider no Brasil
O paraglider, mais conhecido no Brasil como parapente, é um esporte radical muito popular, semelhante ao paraquedismo, pois também consiste em saltar de um ponto alto com o auxílio de um paraquedas que se abre e permite ao praticante ficar planando no ar. Mas ao contrário do paraquedista, que tem um voo mais agressivo durante sua maior parte, o parapentista pode aproveitar de um voo mais dinâmico e calmo, apreciando a beleza da paisagem, mas sem perder a emoção e a adrenalina da atividade. Para você saber onde praticar o paraglider, o Dubbi preparou uma lista com os dez melhores destinos brasileiros.
1. Governador Valadares (MG)
Essa cidade do interior de Minas Gerais é considerada o paraíso do voo livre, já tendo sido palco de alguns campeonatos, como o mundial de parapente. O melhor ponto da região para praticar a atividade é o Pico do Ibituruna, a cerca de 1.200 metros acima do nível do mar, pois além de contar com mais de dez rampas naturais e de madeiras para os saltos, permite também voar mais alto e a longas distâncias por mais tempo graças à formação de térmicas duráveis.
2. Areia Branca (RN)
O mesmo vento forte e constante responsável por movimentar centenas de palas e gerar energia elétrica no município de Areia Branca também é o motivo que faz deste um dos melhores lugares para praticar os voos de paraglider. A praia de Ponta do Mel é o ponto mais procurado da região, pois além das condições boas para a atividade, você também poderá apreciar uma incrível paisagem das dunas e do mar do oceano atlântico se encontrando com o sertão e a caatinga (é a única praia do mundo onde isso ocorre).
Foto: Aloha_Ent.
3. Castelo (ES)
Castelo já foi quatro vezes palco da Copa Mundial de Parapente, portanto, não é exagero dizer que é um dos melhores lugares para praticar o esporte. A rampa mais famosa da cidade é a de Ubá, a cerca de 950 metros de altitude, que ganhou popularidade pelo mundo inteiro pelas boas condições de voo, permitindo decolagens simultâneas, e pela belíssima paisagem que proporciona, onde você irá sobrevoar montanhas, precipícios, cachoeiras e todas as suas atrações naturais.
Foto: Prefeitura Municipal de Castelo
4. Balneário Camboriú (SC)
Em meio a tantas belas praias, parques, cachoeiras, entre muitos outros pontos turísticos da região, o voo de parapente pode não ser a atividade mais óbvia e famosa, mas para quem procura aventura ou gostaria de experimentar o esporte pela primeira vez, não se arrependerá. A partir do Morro do Careca, o principal ponto para a prática do esporte, localizado na divisa de Balneário e Itajaí, a mais de cem metros acima do nível do mar, você poderá observar todos os atrativos da cidade de um ângulo privilegiado.
Foto: Gilberto Luis DalMas
5. João Pessoa (PB)
Os ventos paraibanos são fortes e ideais para os voos de paraglider, mas para praticar o esporte em alguns dos melhores pontos do estado inteiro, deve-se ir para João Pessoa. Há ao menos três excelentes rampas na cidade para os saltos, onde é possível sobrevoar com segurança a mais de mil metros de altitude pelos mirantes, coqueiros, mar e pelas famosas falésias coloridas, cartões-postais da Paraíba. A rampa da Praia do Sol está entre as mais visitadas e é um ótimo ponto para iniciantes.
Foto: Guia 4 Ventos
6. Socorro (SP)
A Estância de Socorro é um dos destinos brasileiros que mais atrai os aventureiros, pois oferece um amplo leque de opções de esportes radicais. A prática de paraglider é, sem dúvidas, uma de suas atividades mais procuradas, feito ou no Mirante da Pedra Bela Vista, ponto mais alto da cidade, com cerca de 1.250 metros de altitude, ideal para todos os tipos de praticantes, sejam experientes ou iniciantes, ou então no Pico da Cascavel, com um pouco mais de 500 metros, o que pode dificultar um pouco mais o voo.
Foto: Jackson Blaine / YouTube
7. Rio de Janeiro (RJ)
A cidade maravilhosa é provavelmente o destino mais popular do país e até do mundo para praticar o voo de paraglider, sendo referência mundial em qualquer modalidade de voo livre. Existem várias excelentes rampas espalhadas pela região, mas a mais famosa delas é a da Pedra Bonita, com aproximadamente 600 metros de altitude e localizada dentro do Parque Nacional da Tijuca, de onde você poderá observar alguns dos principais pontos turísticos do Rio, como a Pedra da Gávea, o morro dos Dois irmãos e o Corcovado.
8. Formosa (GO)
Em uma região com belas cachoeiras e quedas d’água, que completam a experiência do voo de parapente, Formosa é um dos melhores destinos brasileiros para a prática desse esporte, contando com ventos fortes e constantes e permitindo decolagens simultâneas. O Vale do Paranã é um dos principais picos para saltos, com 1.300 metros de altitude, mas não é recomendado para iniciantes, pois os voos são geralmente mais rápidos, longos e técnicos, resultando em pousos mais turbulentos.
Foto: G1
9. Nova Petrópolis (RS)
Conhecida como o Jardim da Serra Gaúcha, essa região é protegida por montanhas, morros e picos, o que faz dela um dos locais mais populares do país para saltar de paraglider. O melhor ponto para essa atividade é o Ninho das Águias, que possui rampas gramadas e de concreto e ótimas condições, possibilitando voos que podem alcançar até três mil metros de altitude e lhe permite observar uma belíssima vista de toda a região e da natureza da Serra.
Foto: Ninho das Águias
10. Atibaia (SP)
Atibaia é um grande polo de turismo de aventura no Brasil e uma de suas principais atividades é o voo de paraglider sobre a Serra de Itapetinga. O salto é feito de seu principal pico, a Pedra Grande, a 1.450 metros de altitude, localizada em uma área rochosa de mais de 600 milhões de anos e que conta com uma rampa natural e excelentes condições para a prática do esporte durante o ano inteiro, possibilitando assim várias decolagens simultâneas e voos a longas distâncias.
Foto: Fica a Dica
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS: