10 atrações de graça em Copenhague
Copenhague é uma capital cara e por isso fica de fora do roteiro/mochilão de muitos turistas pela Europa. A boa notícia é que a cidade reserva muitas atrações interessantes que não cobram ingresso - estátuas, igrejas, monumentos antigos e ruínas históricas - ou são parcialmente abertas - castelos e casas senhoris.
De qualquer forma, se me permite dar um conselho: Se prenda mais em curtir o clima da cidade (que diga-se de passagem é incrível) do que em zerar a lista dos pontos turísticos. Não tem coisa melhor do que deixar o seu coração traçar as rotas e simplesmente observar o ir e vir desta cidade tão encantadora!
1 - NYHAVN (PORTO NOVO)
Nyhavn, um porto revitalizado e cheio de bares e restaurantes interessantíssimos, é um dos pontos mais charmosos e sofisticados da cidade. Dito isso, não preciso nem dizer que as coisas por ali são um pouco carinhas né, mesmo assim, vale dar uma voltinha por ali, tirar umas selfies com as casinhas coloridas ao fundo, curtir alguma apresentação artística pelas ruas ou simplesmente sentar e observar os barcos passando no canal (dá até para comprar um cervejinha em um mercado e ir tomar lá só para não ficar com invejinha dos coleguinhas do bar).
Onde? Nyhavn 1F, 1051 København K, Dinamarca
Quando? Diariamente. Os restaurantes abrem todos os dias pela manha e fecham bem tarde, mas claro que a tarde e noite são os horários mais agitados da região.
2 - KASTELLET E ESTÁTUA DA PEQUENA SEREIA
Kastellet, a cidadela de Copenhague na minha humilde opinião é um dos lugares mais belos da cidade. O local é ao mesmo tempo um museu, uma cidade militar e uma popular atração turística. Por ali você irá encontrar parques, igrejas, museus, moinhos de vento e claro a icônica estátua da Pequena Sereia, o monumento mais famoso de Copenhague. A estátua encomendada por um cervejeiro em 1913, baseada no conto da Pequena Sereia de Hans Christian Andersen (autor dinamarquês).
Onde? Kastellet - Gl. Hovedvagt, Kastellet 1, 2100 København, Dinamarca. Aberto diariamente das 06h às 22h. | Pequena Sereia - Langelinie, 2100 København Ø, Dinamarca
3 - PALÁCIO DE AMALIENBORG
O Palácio de Amalienborg como costumamos nos referir no singular na verdade é uma união de 4 palácios de frentes idênticas dispostos ao redor de uma praça. É ali a residencia oficial da família real em Copenhague. Bem ao centro na praça encontra-se a estátua do rei Frederico V, o fundador de Amalienborg. O Palácio por si só já é lindo e vale a sua visita, mas se puder dar uma passadinha por ali por volta do meio dia sua experiência vai ser ainda melhor. Neste horário ocorre a troca da guarda, um evento super tradicional e bem interessante. Como o próprio nome sugere, novos guarda trocam de posição e consequentemente tranfere a responsabilidade da guarda para um novo soldado.
Ah e já ia me esquecendo entre o palácio e o porto esta o jardim real, não deixe e caminhar por ali também!
4 - IGREJAS
A maioria das igrejas de Copenhague são abertas livremente ao público. Uma das mais famosas é a igreja Marmokirken, que traduzida ao pé da letra significa simplesmente igreja de mármore. O edifício é tão bonito por dentro quanto de fora, com certeza vale a visita. Você também pode se interessar pela Igreja St. Alban’s, que é lindíssima e fica no caminho da estátua da Pequena Sereia e também pela Vor Frelsers Kirke (Igreja de São Salvador), uma imensa e bela construção barroca.
5 - CHRISTIANIA
A comunidade colorida e livre de Copenhague. Christiania vai além de um distrito isento de impostos e regido sobre suas próprias leis. Christiania é uma estilo de vida (bem alternativo ? diga-se de passagem). Passeie pela região visitando armazéns, cafés, bares e restaurantes (resista se sua intenção é fazer um passeio de graça). Durante o verão ainda é possível aproveitar um showzinho com música ao vivo.
PS: pode parecer que Christiania é uma terra sem leis, mas não é bem assim... Há regras, uma delas por exemplo é não poder fotografar no seu interior.
Onde? Ai é que começa o problema. Não há um endereço exato para se chegar até o portal de entrada. A estação de metro mais próxima é a Christianshavn e de lá o negócio é usar um mapa e a boca, afinal já diziam nossos avós, quem tem boca vai a Roma, e porque não Christiania, né?!
Quando? Diariamente em qualquer horário, mas li muitos relatos que não era muito bacana visitar a região a noite, então não custa prevenir.
6 - MUSEUS
Todos os museus da cidade tem tem entrada de graça para menores de 18 anos. Adultos tem entrada livre no National Gallery of Denmark, Open Air Museum, Danish Music Museum e Post and Telegraph Museum. Outros locais tem entrada free em dias específicos: Ny Carlsberg Glyptotek aos domingos, Museus Arsenal Royal, A coleção de Hirschsprung, Museu Real Naval Dinamarquês e Museu Thorvaldsen às quartas-feiras, Centro de arquitetura Dinamarquês às quartas das 17h às 21h e Museu de Copenhague às sextas-feiras.
7 - SE PERCA ENTRE AS RUAS E AVENIDAS
Passe pela Avenida Stroget, o maior calçadão de compras de toda a Europa. Bom, você logo vai perceber que de barata a avenida não tem nada. Lojas de luxo estão por todos os lados, mas sabe como é né… Não paga para olhar! E o lugar é realmente agradável de passear. Vestebro, por outro lado é considerado o bairro Hip da cidade. Esqueça a lista de pontos turísticos e ande pelas lojinhas alternativas, bares e boates e simplesmente curta a vibe do lugar. Pela região você também vai encontrar o Kodbyen - o distrito da carne. O nome se deu devido a presença de alguns açogues, mas por ali estão alguns restaurantes e hamburgarias bem bacanas!
8 - TORRE DO PALÁCIO DE CHRISTIANBORG - TARNET
A vista é o nível mais alto da torre que você pode visitar. Nela você pode ver Copenhague de ângulos completamente novos. Ruas, prédios, telhados, torres e detalhes que você pode nunca tinha visto antes. Em um dia limpo e claro dá até para ver o caminho para a vizinha Suécia.
Dica: A capela do Palácio é aberta ao público | O parlamento fica aberto ao público em dia de seções.
Onde? Prins Jørgens Gård 1, 1218 København K, Dinamarca.
Quando? Fechada as segundas. Aberto nos outros dias das 11h às 21h.
9 - JARDIM BOTÂNICO DE COPENHAGUE
A maior coleção de plantas do país - com mais de 900 espécies. Um verdadeiro museu vivo como o próprio local se define. Caminhe pelos jardins, observe as plantações de margaridas (espécie de flor típica do país), visite as estufas do século 19, relaxe e porque não fazer um piquenique?
Onde? Entrada Øster Farimagsgade 2 B, 1353 Copenhagen K or Gothersgade 130, 1353 Copenhagen K. 5 minutos de caminhada da estação de metrô Nørreport
Quando? Aberto diariamente de maio a setembro | segundas fechadas no restante do ano. Verifique o horário de funcionamento de cada ambiente pelo site.
10 - EVENTOS GRATUITOS
A cidade oferece uma imensidade de eventos gratuitos durante todo o ano, mas especialmente durante verão. Que tal curtir um artista dinamarquês em festivais de música? O Copenhague Jazz Festival, por exemplo, acontece todos os anos (geralmente no mês de julho) e esta cheio de atrações free! Fique de olho na programação.
Use o calendário cultural Kultunaut para procurar experiências gratuitas em toda a Dinamarca, basta fazer uma busca por "free".
* FREE WALK TOUR
Se mais do que pingar de ponto turístico em ponto turístico fazendo selfies e postando nas redes sociais, você prefira se aprofundar na história local fazer um free tour pode ser uma ótima pedida. Os guias do passeio são voluntários e ao final do passeio você paga o que puder ou achar justo. O tour tem duração de 2h30 - 3 horas e pode ser feito em inglês ou Espanhol.
Para mais informações acesse New Europe Tours Copenhague.
Onde? Dragon Fountain - Town Hall Square (H. C. Andersens Blvd., 1550 København, Dinamarca)
Quando? Diariamente (aos verões) às 11h e 14h.
— Planejando a sua viagem para Copenhague na Dinamarca?
— Confira estas e muito mais dicas no blog!
- - - -
Se você curtiu esse texto, ficaria extremamente feliz se pudesse dar um nele aí embaixo ou compartilhar com seus amigos!
COMENTÁRIOS:
Laura Sette (7 Cantos do Mundo) comentou 8 anos atrás
Eeee adorei ler sobre a minha mais nova casa por aqui! :D Adorei as dicas! Não estou aqui há muito tempo (2 meses), então ainda tenho muuuito o que conhecer :)
Caco Bernardes comentou 8 anos atrás
Adorei as dicas e o texto! Realmente, parabéns! Fiquei ainda mais com vontade de conhecer!!