Vistos e Imigração,Cuba: Como conseguir visto para Cuba

Caren Gomes

São Paulo

Olá, Pedro!

Então, estive em Cuba em dezembro de 2014 e para tirar o visto foi muito fácil. 

Em São Paulo, o consulado de Cuba fica na Rua Cardoso de Almeida é perto do metrô Sumaré, dá pra ir andando.

Não consegui colocar aqui a foto que tirei no Consulado, mas seguem os documentos solicitados:

- Passaporte original válido.

- 1 foto recente (qualquer tamanho) ~ eu não levei a foto e não tive problemas com isso ~

- Formulário preenchido e assinado ~ eu solicitei e preenchi na hora, direto no Consulado, mas você também pode pegá-lo aqui ~

- Cópia do bilhete aéreo, com os trechos confirmados

- Confirmação de reserva do hotel ou de hospedagem credenciada ~ eu fiquei em uma casa particular, que reservei no site MyCasaParticular, então, levei a confirmação que recebi por e-mail, tranquilo ~

- Taxa de R$48,00 ~ na época eu paguei R$45, mas se você olhar no site, a taxa aumentou desde 16/03/2015 ~

Pronto! É isso! Chegando lá, eu perguntei quem estava na minha frente e aguardei a minha vez, já que não tinha uma fila organizada, as pessoas simplesmente chegam e aguardam do lado de fora, sentadas.

Apresentei todos os documentos, preenchi o formulário e a atendente emitiu o visto na hora, em menos de 20 minutos. Este visto (tarjeta) fica com você até o seu retorno ao Brasil, pois na saída do país eles ficam com ela. Mas o seu passaporte é carimbado normalmente.

Sobre a vacina contra Febre Amarela, conforme o pessoal comentou aqui, eu a tomei antes de ir viajar. Não solicitaram a carteira de vacinação em nenhum momento da viagem, mesmo eu tendo ido ao médico lá na ilha, mas é recomendável e não custa prevenir.

Bom, essa foi a minha experiência com o visto, tranquila e sem problemas. Espero que a sua experiência seja boa também e que você aproveite Cuba, pois eu AMEI!

A Rua Cardoso de Almeida

Rua Cardoso de Almeida, 2115, Sumaré, São Paulo, Brasil