Aventura,Iraque: O quão seguro é viajar para o Iraque ?

Nicolas Leite

São Paulo

Vitor

Minhas impressões sobre minha visita no Iraque 
é: o país é violento e pouco aberto para turista ainda. O problema da mídia é que ela só explora as violências e aí dá a sensação de que é um país em constante ataque bomba. Na minha opinião,  e com as devidas proporções, parece a abordagem que a mídia internacional faz com algumas cidades do Brasil. Isso assusta o turista.

Mas lá é um lugar que não dá para se sentir seguro. Viajar pro Iraque é colocar seu nível de adrenalina já no topo. Ao sair do aeoroporto, você já se assusta vários soldados fortemente armado.

Não é um país que você pode conhecer sozinho. Fui junto com um colega Iraquiano, que me mostrou os lugares. Pra você ter noção, tem regiões lá que a gente nem pode entrar, aí sim são regiões que estão em estado de guerra ou com maior incidência de conflitos.

Depois da invasão americana, o Iraque ficou mais bagunçado, porque o país ficou dividido por muitos anos. Outro problema é o idioma: ninguém fala inglês lá. Por isso que é importante ter um guia, porque se você vacilar já pode cair numa vila muito perigosa (até aí isso acontece também em vários lugares do mundo).

Acho que o grande problema do Iraque e outros países de lá é a sua sensação de segurança, que é baixa. Ver soldados armados a todo momento parece que vai começar uma guerra no meio da sua viagem. 

Viajar para esses destinos mais "perigosos" exigem uma cautela  grande, guias locais e um bom planejamento.  Se quiser conhecer o oriente médio, a Jordânia e os Emirados Árabes Unidos são destinos mais abertos para turistas.

Pra mim, valeu muito a pena, mas não é um turismo normal não.

Espero ter ajudado.

Abs,

N.L.

A Iraque

Iraque

B Jordânia

Jordânia

C Emirados Árabes Unidos

Emirados Árabes Unidos