Estudo e Intercâmbio   Estados Unidos

Qual é o tempo mínimo para um bom intercâmbio?

Estou planejando meu primeiro intercâmbio, mas para não perder meu emprego, tenho de 1 a 2 meses apenas. Para quem já fez, qual é o tempo mínimo para um bom intercâmbio?

Meu perfil de viagem: Mochileiro, Gastronômico

Responda a dúvida de Thaiany

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

5 Respostas

Relatos de Viagem  - Laís

MELHOR RESPOSTA

Relatos de Viagem  - Laís Florianópolis

respondeu 3 anos atrás

Oi Thaiany,

Acho que não existe tempo bom, vai de como cada pessoa consegue se adaptar.. Minha irmã fez um intercambio com curso de ingles no Canadá por apenas 30 dias, e voltou com muita experiencia, um certificado internacional e o ingles bem mais desenvolvido.. Acho que os seus 2 meses serão bem bons..

Érica França - www.tempointegralblog.com

Érica França - www.tempointegralblog.com Jacareí, SP

respondeu 3 anos atrás

Thaiany, eu já fiz intercâmbio, dou aulas particulares de inglês de tempos em tempos e muita gente me pergunta isso. Se seu objetivo é melhorar seu inglês, não existe exatamente um tempo mínimo. O mais importante é como você vai se comportar neste período fora do País. Digo isso, porque quando viajei, lembro-me que nas primeiras semanas eu falava apenas português com os amigos brasileiros. Até que percebi que não tava rolando meu objetivo - melhorar meu inglês - e parti para aventuras-solo. Comecei a me colocar em situações em que eu era testada. E comecei a buscar falar mais inglês, viver mais da cultura local, experimentar, sair do casulo mesmo. 

Então, se você for pensando nisso: em aproveitar todas as oportunidades para aprender, experimentar, testar, se testar, dois meses é um tempo excelente. Mas você pode ficar um ano dentro de uma bolha e não adiantar muita coisa. 

Espero que minha reflexão te ajude de alguma maneira! 

Larissa Nardini

Larissa Nardini São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Thaiany, em 1 ou 2 meses o que você consegue fazer é um curso de línguas lá fora, o que já vale bastante, mas para ter a experiência de um intercâmbio de verdade, de aprender e falar fluentemente um outro idioma, de conhecer a fundo uma outra cultura, diria que o mínimo é 6 meses e o ideal talvez 1 ano, de preferência em algum lugar onde não haja tantos brasileiros.

Morei na Alemanha quando era mais nova e demorou mais ou menos 1 mês para eu me adaptar à língua, à família com a qual estava ficando, à alimentação, aos costumes, etc, mas depois disso tudo fluiu perfeitamente. Fiquei 6 meses e voltei falando fluentemente (eu já tinha um conhecimento intermediário da língua quando fui) e era praticamente uma alemã, queria ter ficado outros 6 meses mas como era época de vestibular meus pais mandaram eu voltar.

Uns dois anos antes disso eu já ficado um mês também na Alemanha (porém no sul), fazendo um curso de língua, e a experiência foi completamente diferente, claro que você volta tendo um certo conhecimento sobre o lugar e modo de vida, mas é muito mais superficial, sem contar que nesses cursos você passa a maior parte do seu tempo com os outros alunos que são também estrangeiros e não locais.

Na última vez, fiquei em uma cidade de médio porte da antiga Alemanha Oriental, onde não havia muitos estrangeiros, portanto a experiência foi realmente muito enriquecedora, tive a chance de ter contato com a cultura alemã de verdade e de ter uma visão diferente sobre o país. Já minhas irmãs mais novas ficaram em Berlin e Dortmund, uma voltou falando espanhol fluente (sua melhor amiga lá era uma mexicana) e a outra um alemão meia boca (melhores amigas eram brasileiras), por isso acho importante fugir desses grandes centros se o objetivo é fazer uma imersão na língua.

Raquel Teixeira

Raquel Teixeira São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Oi Thaiany, td bem?

Eu morei no Canadá por 01 ano e, do fundo do coração,, acho que esse é o tempo mínimo que vc tem que ficar em outro país.

Nesse vídeo que eu fiz está completamente detalhado o pq tenho essa opinião então não vou ser repetitiva:

01 ano de Intercâmbio. Por que você deveria ficar pelo menos 1 ano em outro país?  https://youtu.be/rXV0pu06L3U

Não quero parecer chata em te falar isso já que logo na mensagem vc disse que não pode se estender por causa do emprego mas considere fortemente essa opinião de quem já morou fora..

E, muitíssimo importante: vc pode sair do seu emprego que com certeza vc conseguirá outro quando voltar, ainda mais porque terá o inglês (ou a outra língua que vc for estudar) muito mais afiado do que quem foi para ficar pouco tempo.

No canal tem vários outros vídeo sobre intercâmbio, dá uma olhadinha neles e se inscreve lá pq sempre posto coisas novas: http://bit.ly/PlaylistIntercambio

Bjs

Roberta Fernandes

Roberta Fernandes São Paulo

respondeu 3 anos atrás

Oi Thaiany,

Acredito que não tem muito o "tempo certo" para um intercâmbio. 

Depende de um montão de coisas e cada um absorve a experiência de maneira diferente (tem gente que já vai falando a língua ou já conhecendo o lugar, outros tem um tempo de adaptação maior, outros querem aprender o idioma, outros só querem saber de vivenciar outra cultura, outros querem só fazer festa, outros querem fazer um curso... enfim!).

Passei por algo parecido quando estava na faculdade. Como não queria trancar, só tinha meu mês de férias, fui e foi ótimo.  Então são muitos fatores que definem o que é um bom intercâmbio. 

Se você quer fazer, mas seu trabalho no Brasil é importante para você, manda bala. Não ter muito tempo disponível não é motivo para deixar de ter uma experiência muito bacana. Não sei qual é seu objetivo,  mas passe esse tempo de 1 ou 2 meses a full e aproveite pensando no que faz sentido para você :)

No mais, ótima viagem, e que seja uma experiência incrível, independente da duração!

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Estados Unidos,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Thaiany

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.