Roma

Primeira viagem sozinha !

Preciso de indicações para primeira viagem sozinha .. Como as coisas funcionam ?!

Meu perfil de viagem: Aventureiro, Mochileiro, Gastronômico, Natureza, Fotógrafo, Esportista, LGBT

Responda a dúvida de Gabrielle

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

15 Respostas

Pó Dourado

MELHOR RESPOSTA

Pó Dourado São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Gabrielle, já viajei sozinha para o exterior algumas vezes e nunca tive problemas - mesmo na Italia e em Portugal, que mencionam abaixo que mulheres sozinhas são má vistas na imigração. Estando com a documentação em dia e limitando-se a responder o perguntado, não há qualquer problema.

Não falo patavinas de italiano (fiz um curso via babel bem do vagabundo antes de ir só pra não morrer de fome rs) e isso não me impediu de me virar muito bem, mesmo em vilarejos que não tinham infra para turistas. Eu acredito que o problema com o idioma, em qualquer lugar, é a BOA VONTADE que temos em nos comunicar no idioma. Quando você faz isso, sem dúvidas será melhor atendida e ajudada.

Viajar sozinha é otimo pela liberdade de você fazer o que quiser (e o que não quiser), mudar de ideia de ultima hora e curtir ao máximo, do seu jeito. Se gosta de fotografia, tenho certeza que aproveitará muito - minhas melhores fotos de viagem são exatamente das minhas viagens solo, pois temos tempo para observar e digerir tudo com calma.

Entendo o medo/receio, mas veja que O MUNDO É MUITO MAIS RECEPTIVO do que você imagina. De qualquer maneira, sou brasileira e não me arrisco fácil. Seguem algumas dicas que eu sigo sempre que viajo sozinha:

- aprender o mínimo de palavras do idioma. ONDE É/O QUE É/OBRIGADA/POR FAVOR/RUA/PRACA/PERDIDO/etc. Não precisa construir frases inteiras, as pessoas só precisam entender a ideia geral.

- considerar um orçamento maior, ter uma folga, um cartão com um limite razoável. Algum imprevisto pode acontecer e você precisa de uma certa garantia.

- ler bastante sobre o lugar que você visitará. como você estará sozinha, é bom saber bem aonde está pisando e o que pode encontrar.

- hospedar-se em lugares bem recomendados - seja booking, airbnb. bairros afastados, lugares capengas e hosts que te deixam na mão podem ser um pesadelo.

- baixar um mapa da cidade que você vai e estudar o caminho DA ESTACAO ATE O HOTEL antes de ir. Acho isso importantíssimo e, com o google maps, você pode ter diversos pontos de referência

- levar o mínimo de bagagem possível. Considere lavar a roupa no caminho (eu sempre opto por hospedagens que tem maquina de lavar). É um inferno carregar sozinha uma mala no metrô e aguentar transeuntes sem paciencia atras de você. Quanto menos coisa, melhor.

- não dar mole e falar por aí que cê tá sozinha pra geral. É uma pena, mas eu acho arriscado gritar para os sete mundos do barzinho que você vai voltar pro quarto sozinha à noite.

- ter um seguro saúde bom.

- manter contato permanente com o pessoal aqui no Brasil. É importante garantir que a sua hospedagem tenha wifi de boa qualidade...muitas cidades são uó quando o assunto é wifi (em munique, nunca encontrava, por exemplo).

- ter o pessoal do airbnb/hostel adicionados no zap. eles podem te ajudar com dicas e até te livrar de perrengues.

- ter o feeling de saber se a rua que você ta andando sozinha é perigosa/roubada. Acredito que nós brasileiros sejamos mais safos nisso, mas não custa ficar com o radar ligado. Na minha experiência, acho as cidades da Europa muito mais seguras que as nossas, mas é legal sacar a movimentação. Um bom termômetro é ver se ela tem pessoas andando sozinhas, galera dando volta com o dog, crianças, idosos, etc.

- ter um ticket de metrô reserva sempre na carteira, bem como uns 30 euros em especie caso necessite de um taxi.

- não grilar em sentar sozinha nos lugares ou puxar papo com outros viajantes sozinhos. MUITA gente viaja sozinha, isso é muito normal. 

- não deixar de fazer alguma atividade PORQUE VOCE ESTA SOZINHA. deixar de jantar num restaurante bacana, ir a um festival de musica? MA NUNCA!

- eu passei da idade de hostels (hoje prefiro meu apê no airbnb sozinha), mas acho que o bar deles é um dos melhores lugares para conhecer pessoas e dividir experiências. já conheci muita gente legal de diversas partes do mundo que mantenho contato até hoje...

Acredite, é muito mais fácil e menos estressante do que parece. Tenho certeza que você irá adorar!

José Antônio  Porto de Oliveira

José Antônio  Porto de Oliveira Rio Claro

respondeu 2 anos atrás

Vai sozinha ? Só viajo sozinho e vou sempre pelo aplicativo www. Booking.com ou pelo aplicativo " airbnb ", são mais baratos principalmente o airbnb onde vc. pode locar um apartamento.

Boa viagem.

RUTECN

RUTECN  campo grande

respondeu 2 anos atrás

Oi, Gabrielle!

Viajar sozinha para a Europa é bastante tranquilo, e você vai ver um monte de meninas fazendo o mesmo. O mais importante de tudo é programar-se, principalmente quando não se domina a língua. Quando fui a Paris pela primeira vez (embora já tivesse ido umas cinco vezes antes), eu era 1 de francês e 3 de inglês, por isso pesquisei exaustivamente na internet e elaborei muitos roteiros diários com pontos turísticos, restaurantes, transportes e entrada aos locais de interesse, além, claro, de como ir do aeroporto ao hotel e vice-versa. Reservei um hotel próximo à maioria dos pontos turísticos e perto de estação de metrô e ponto de ônibus pra facilitar.

Quanto a estar sozinha, tudo depende da forma como encara isso. Nessas cidades turísticas há muitos jovens estrangeiros passeando; meus filhos preferem sempre ficar em hostel porque é fácil de fazer amizades e inclusive ter companhia para alguns passeios ou receber dicas. E o povo da terra também nos ajudam quando temos dificuldades, como comprar tíquetes de metrô, por exemplo. Só tem que tomar cuidado para não ser ’ajudado’ por pessoas suspeitas, as que ficam esperando por turistas perdidos e inocentes (tem muitos delas nas grandes cidades). Bem, nós brasileiros somos bastante experientes no quesito cuidado, né.

Assim que chegar, compre um chip pré-pago e o GPS do celular vai ajudá-la muito. 

Não leve roupas e calçados para passear: separe tudo o que quer levar e devolva metade ao guarda-roupa. Por lá não há quem carregue suas malas, e você pode se deparar com escadas e desníveis horrorosos pelo caminho. 

Se quiser ir ao banheiro no meio do passeio, vale a pena uma pausa para um café e utilizar o do bar sem pagar. E abasteça sua mochila com algum lanche e água comprados em padaria ou mercadinho; ninguém se importa se comer num banco da praça. 

Com certeza, você vai voltar ansiosa procurando novos destinos, e se não tiver companhia, irá sozinha mesmo!

Um abraço e boa viagem! 

Shirley  Lima

Shirley  Lima Rio de Janeiro

respondeu 2 anos atrás

Primeira coisa, compre um chip local.o vodaphone costuma ter ofertas incríveis No mês passado comprei um por €20 com ligações livres para Brasil e mais uma internet 4G impecável .Com isso V vai utilizar o GoogleMaps e qualquer outro app de direção.V nao se perderá jamais.Outro ponto importante é o tipo de cidade q V vai visitar.Como todos disseram aq, de fato Roma deve ser a pé. Mas depois de um certo tempo V acaba utilizando o transporte urbano pq facilita e ganha tempo.Tem um outro site de reservas legal q é o Hotéis.com. Na verdade ele agrega todos. Tem boas ofertas.De resto, nós sozinhas ,dependendo da cidade o risco é bem baixo .Se certifique dos cuidados habituais de toda metropoli.





.



Roma

Gabrielle Maria

Gabrielle Maria Foz Do Iguaçu

respondeu 2 anos atrás

Trabalho em um Hostel (um dos 10 melhores do Brasil inclusive, #FicaDica hahaha) e realmente booking e Airbnb são muito bons, gosto da HostelWorld também, os hóspedes falam muito bem dessa plataforma de reserva.

José Antônio  Porto de Oliveira

José Antônio  Porto de Oliveira Rio Claro

respondeu 2 anos atrás

Caso vá a Roma o segredo e contado pelos próprios romanos é andar a pé, portanto faça desde já um treinamento de andarilho aqui no Brasil. Roma só se conhece a pé e peça no hotel ou compre um mapa da cidade. Só para o Vaticano um pouquinho mais longe, nem tanto, pode pegar um onibus ou para conhecer o bairro de Trastevere pode pegar o VLT na Praça Argentina. Claro, tem outras atrações mais longe , mas o grosso pode ser feita a pé.

Boa viagem.

Gabrielle Maria

Gabrielle Maria Foz Do Iguaçu

respondeu 2 anos atrás

Pretendo ir pro exterior. Ficar um mês viajando, prefiro lugares mais natura e tranquilo, praias não é prioridade, mas se tiver boas indicações estou disposta a conhecer também. A intenção da viagem não é história mas é claro que automaticamente vou acabar sabendo um pouquinho de todos os lugares. Não tenho uma data certa ainda pra ir, mas não vai ser em temporadas tipo, dezembro ou meio de ano. O dinheiro que tenho acredito que seja suficiente, mas se puderem me dar uma ideia de valores. Agradeço !!

Enrico Maschio

Enrico Maschio Curitiba

respondeu 2 anos atrás

Depende de pra onde tu vai, quanto tempo vai ficar, quanto dinheiro tem, qual será o objetivo da viagem.... e aí?

Ada Duda

Ada Duda

respondeu 2 anos atrás

Olá! Já fui sozinha para Roma e Florença e não tive dificuldades. Pode andar tranquilamente. Como falo italiano, ajudou mas a maioria dos italianos nessas cidades e cidades turisticas fala inglês.

Vai sem medo de ser feliz.

Boa viagem

Ricardo Carvalho

Ricardo Carvalho São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Bem, vi que vc pretende ir para Roma. Mas para ajuda ainda com dicas e como organizar uma viagem seria bom ter um "rumo" ou um "norte" como dizemos.

Neste um mês vai viajar somente dentro da Italia ? Visitar cidades como milao, florença, veneza, napoles etc ?

Ou pretende algum fds pegar um país proximo ? Suiça, Croacia, Espanha, França ? (com voos rapidos de low cost por exemplo)

Tudo isso ajuda a responder como as coisas funcionam e assim ajudar af azer um roteiro e plano de gastos futuros ;)

Bruno Da Silva Rodrigues

Bruno Da Silva Rodrigues São Paulo

respondeu 2 anos atrás

Ola Gabrielle, tudo bem?

Normalmente não há problemas, antigamente alguns paises como Portugal e Espenha não gostavam muito de mulheres entrando no pais sozinhas, mas nunca ouvi nada sobre isso em Roma , se hospede em um Hostel que rapidinho voce conhecerá gente para viajar e curti a cidade, de resto não tenho muito o que acrescentar...
Quando souber as cidades que vai visitar e se precisar de dicas, só falar....

abraços

Lugares mencionados
Cintia Costa

Cintia Costa Porto Alegre

respondeu 2 anos atrás

Para onde vc pretende ir?

O q vc pretende fazer?

Brasil? Exterior? 

Q tipo de turismo? Campo, praia, história????

Quanto tempo?

Assim ficará mais fácil de te ajudar.

Samir Murad

Samir Murad Campinas

respondeu 2 anos atrás

Gabrielle, tem um livro que é muito legal se chama mas você vai sozinha?  Da autora Gaía Passarela.

Gabrielle Maria

Gabrielle Maria Foz Do Iguaçu

respondeu 2 anos atrás

É, vou precisar de muito treinamento então, kkkk. Obrigada pela dica José.

Gabrielle Maria

Gabrielle Maria Foz Do Iguaçu

respondeu 2 anos atrás

Sua viagem tão sonhada planejada por um Expert de viagem

O Instaviagem.com é uma agência online especializada em planejar roteiros 100% personalizados e feitos sob medida para cada viajante. Você preenche um questionário informando todas as suas preferências e orçamento e recebe uma consultoria de um verdadeiro viajante profissional!

Veja opções de roteiros personalizados para Roma,

PLANEJAR MINHA VIAGEM

Responda a dúvida de Gabrielle

Escreva a sua resposta...
RESPONDER

Recomendamos para você:

Perguntas que os viajantes também leram...

Junte-se a nossa incrível comunidade de +35.000 de viajantes experts do Dubbi.